O que é e para que serve o Endomarketing?
Por Wagner Campos
24/05/2008
Empresas que possuem uma excelente Gestão Estratégica aplicam ações
de Endomarketing com maior freqüência e com isso obtém como
resultado, uma equipe comprometida e motivada, além de melhor
produtividade e qualidade de vida no trabalho.
Um programa de Endomarketing bem feito é capaz de auxiliar e melhora
da compreensão e comprometimento dos colaboradores, de forma a serem
mais flexíveis e comprometidos com as mudanças organizacionais.
O Endomarketing é uma das ferramentas mais utilizadas para a
melhoria do clima organizacional, facilitando as relações entre
patrão e funcionário. Suas ações estão diretamente relacionadas ao
departamento de recursos humanos da empresa.
Também é uma forma de aproximar o cliente, o produto e o empregado,
tendo os clientes internos (colaboradores) como aliados nos
negócios, tendo grande responsabilidade para o sucesso e aceitação
dos produtos oferecidos. Através dele são realizadas ações focadas
no público interno, tendo como objetivo a conscientização dos
colaboradores sobre a importância da excelência em atendimento ao
cliente externo (superando as expectativas), a importância de sua
importância para a empresa e da atividade que executa. Com esta
conscientização poderá colaborar para um bom ambiente de trabalho.
É necessário lembrarmos que as organizações são aglomerações
humanas, com vários interesses comuns e distintos e como todo
processo de comunicação diferenciado, o Endomarketing tem papel
imprescindível para a melhor obtenção dos resultados.
As opiniões dos clientes internos têm grande influência nas opiniões
e perspectivas dos clientes externos. Assim, a sinergia entre as
áreas de Marketing e Recursos Humanos tem grande diferencial para
que assim sejam traçadas as melhores estratégias em busca de
melhores resultados. O Endomarketing inicialmente atrai e retém o
cliente interno (colaboradores) o qual, consequentemente atrai e
retém os clientes externos.
Vale ressaltar que o Endomarketing não é utilizado apenas para
aceitação de produtos, mas também da imagem, seriedade, qualidade de
vida e exemplo de instituição. Funcionários insatisfeitos com as
condições de trabalho e com os produtos da própria empresa
apresentarão “feedbacks” negativos no mercado, ou seja, uma
propaganda negativa. Já, em se tratando de uma satisfação por parte
dos colaboradores, irão “vender” os produtos e imagem da empresa
para os clientes externos, de uma forma positiva.
Toda organização pode utilizar ferramentas de Endomarketing que
melhoram a comunicação, podem gerar efeito motivacional e produz
resultados significativos. Podemos citar algumas ferramentas como:
Seminários, Reuniões, Manual de Integrações, Vídeos, Memorandos,
Manual de Acompanhamento do Programa de Endomarketing, Quadros de
Avisos, Jornais Internos Educativos, Cartazes Motivacionais e Caixas
de Sugestões.
Prof. Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas,
Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de
empresas e Especialista em Marketing. Possui experiência há mais de
12 anos na área tendo atuado em empresas como Cia Cervejaria Brahma,
Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É
autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos
de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos
Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do
Curso de Marketing do Grupo Anhanguera Educacional. Contato:
wagner@trueconsultoria.com.br – www.trueconsultoria.com.br – F: (19)
3702.2094 – 98128.6818.