Objetivos e Mensurações em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
19/10/2007
Ao elaborar uma campanha a organização deve saber que há a
necessidade de medir sua efetividade, para entender qual foi o
benefício trazido, o que os consumidores pensam da campanha e se a
empresa está no caminho certo, uma vez que os concorrentes também
podem utilizar as mesmas ações e até mesmo obter dados mais precisos
por simplesmente criar um indicador de desempenho relacionado à
própria campanha.
Algumas organizações acham que as campanhas não dão certo e por isso
desistem de fazê-las, pelo fato de não criar um referencial, uma
medida que traga até a empresa qual foi o resultado de um
determinado período.
Logicamente a medida é fruto direto da estrutura construída da
campanha, fazer algo e não ter vontade de saber o que ela traz é
esquecer de se preocupar com a organização, com o cliente e com a
concorrência.
Mas para elaborar um indicador de desempenho que realmente funcione
é necessário estudar o que a empresa busca do mercado, e que pode
estar inserido em:
· Atender uma demanda maior do mercado;
· Reduzir a oferta de produtos em um mercado muito saturado;
· Melhorar a qualidade dos produtos ou serviços;
· Construir um relacionamento melhor com os clientes;
· Entender as necessidades dos fornecedores;
· Estabelecer metas compatíveis com a realidade do mercado;
· Aproveitar muito melhor o uso da distribuição;
· Conhecer melhor as preferências do consumidor;
· Construir uma cadeia de valor;
· Encontrar novos mercados (segmentos, nichos etc).
Mesmo assim existem outros pontos que podem ser medidos, e as
ferramentas utilizadas podem ser variadas, da mesma forma com a qual
você mede uma febre com um termômetro ou uma distância com uma régua
ou trena.
Também existem muitas medidas ligadas diretamente com o serviço, e
que podem estar ligadas diretamente com o desempenho em um
determinado ponto de vendas, nenhum consumidor deseja receber um
atendimento abaixo das expectativas, e os colaboradores também não
podem passar por situações onde sintam-se desvalorizados por outra
pessoa, da própria organização ou não.
As melhores ações de uma organização podem ser medidas, e caso ainda
não haja uma ferramenta disponível é necessário criá-la, para que
todos os esforços da organização tenham o efeito desejado e alcancem
os objetivos do planejamento.
E sempre que uma empresa consegue medir tudo o que faz, pode
descobrir em que pontos pode melhorar, onde consegue obter vantagens
sobre a concorrência e buscar novos mercados.