Objetivos e Mensurações em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
19/10/2007

Ao elaborar uma campanha a organização deve saber que há a necessidade de medir sua efetividade, para entender qual foi o benefício trazido, o que os consumidores pensam da campanha e se a empresa está no caminho certo, uma vez que os concorrentes também podem utilizar as mesmas ações e até mesmo obter dados mais precisos por simplesmente criar um indicador de desempenho relacionado à própria campanha.
Algumas organizações acham que as campanhas não dão certo e por isso desistem de fazê-las, pelo fato de não criar um referencial, uma medida que traga até a empresa qual foi o resultado de um determinado período.
Logicamente a medida é fruto direto da estrutura construída da campanha, fazer algo e não ter vontade de saber o que ela traz é esquecer de se preocupar com a organização, com o cliente e com a concorrência.
Mas para elaborar um indicador de desempenho que realmente funcione é necessário estudar o que a empresa busca do mercado, e que pode estar inserido em:

· Atender uma demanda maior do mercado;

· Reduzir a oferta de produtos em um mercado muito saturado;

· Melhorar a qualidade dos produtos ou serviços;

· Construir um relacionamento melhor com os clientes;

· Entender as necessidades dos fornecedores;

· Estabelecer metas compatíveis com a realidade do mercado;

· Aproveitar muito melhor o uso da distribuição;

· Conhecer melhor as preferências do consumidor;

· Construir uma cadeia de valor;

· Encontrar novos mercados (segmentos, nichos etc).

Mesmo assim existem outros pontos que podem ser medidos, e as ferramentas utilizadas podem ser variadas, da mesma forma com a qual você mede uma febre com um termômetro ou uma distância com uma régua ou trena.
Também existem muitas medidas ligadas diretamente com o serviço, e que podem estar ligadas diretamente com o desempenho em um determinado ponto de vendas, nenhum consumidor deseja receber um atendimento abaixo das expectativas, e os colaboradores também não podem passar por situações onde sintam-se desvalorizados por outra pessoa, da própria organização ou não.
As melhores ações de uma organização podem ser medidas, e caso ainda não haja uma ferramenta disponível é necessário criá-la, para que todos os esforços da organização tenham o efeito desejado e alcancem os objetivos do planejamento.
E sempre que uma empresa consegue medir tudo o que faz, pode descobrir em que pontos pode melhorar, onde consegue obter vantagens sobre a concorrência e buscar novos mercados.