Oportunidade e destinos em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
29/12/2007
Para que uma empresa esteja pronta no futuro é necessário que se
prepare hoje, o que leva a refletir que se a empresa não se preparou
no passado é óbvio que não consegue acompanhar mais o presente,
devido às mudanças e a falta de planejamento.
É interessante como algumas empresas deixam de construir sua própria
história para deixar que um dos seus concorrentes, ou vários,
limitem as suas oportunidades, que acabem por restringir o
crescimento e até mesmo a fatia de mercado.
Mas para que a sua empresa possa determinar em que patamar ficará
cada um dos concorrentes é necessário ter conhecimento, saber
exatamente quais são as melhores oportunidades, ofertar os produtos
ou serviços mais desejados e colocar-se como uma líder de mercado,
sendo a pioneira, a maior ou a melhor empresa.
Logicamente algumas pessoas imaginam que o concorrente não pode
determinar a fatia de mercado das demais empresas, mas basta
observar um pouco melhor o que acontece para enxergar o que
realmente pode acontecer, como se a empresa que lidera pudesse dizer
a todos os consumidores o que deve ser exigido das demais
organizações.
Além de obter a liderança é fundamental que a organização possa
manter uma boa posição perante seus consumidores, pois chegar até o
primeiro posto é muito fácil, o difícil mesmo é manter-se lá, porque
a empresa vira referência para as demais, torna-se o alvo preferido
e então esta líder deve defender-se e ainda assim procurar manter-se
no topo.
Então surgem dúvidas sobre o que deve ser feito para se chegar ao
topo, uma das mais simples, e por isso a mais difícil de todas, é
ouvir o consumidor, o que em alguns países ainda é impossível.
Mas para ouvir o cliente é necessário realizar pesquisas, e este
investimento é visto como gasto por aqueles que não pensam, mas
acham que já sabem tudo do mercado e de seus consumidores.
Ouvir o consumidor é tão, ou até mais, importante do que ofertar
produtos ou serviços, pois nem sempre o que você tem a oferecer é
desejado, e talvez sua empresa acabe com a dúvida de inovar ou não.
A inovação pode ser a melhor estratégia se a sua empresa possuir a
cultura de inovar constantemente, mas é preciso que seus clientes
também sejam inovadores, caso contrário sua empresa estará deixando
de atender aos consumidores, o que não é desejado pela empresa.
Também é possível criar vínculos, fazer com que o cliente se torne
fiel, mas quais estratégias usar é outra dúvida comum, e que talvez
leve a estudar o concorrente, sem copiar o que o concorrente fez,
pois as empresas são diferentes, a cultura é diferente, a cadeia de
valor é outra, as pessoas são diferentes, a matéria-prima pode ser a
mesma, só que todo o processo produtivo é diferente, ou seja, toda a
estrutura das organizações é diferente, os processos, os estudos, o
público-alvo e a visão e missão tomam rumos distintos, e se você
fizer o benchmarking corretamente, que não é copiar o que os outros
estão fazendo, porque sua empresa estará cometendo o maior erro,
poderá melhorar.
Melhorar continuamente é uma constante em cada organização, é
resultado de um trabalho bem elaborado, do planejamento das ações e
de uma mudança interna, mesmo assim muitas empresas tendem a copiar
o que as outras estão fazendo e quebram, porque não conhecem a si
próprias, o que também distorce a prática de algumas ações,
confusões entre terminologias e a comprovação do despreparo da
empresa para o mercado.
Quando uma empresa opta por estudar melhor a si própria, compreende
os desejos dos consumidores e sabe que deve se dedicar às pesquisas,
é possível que conquiste mais facilmente uma posição de destaque,
pois os concorrentes sempre estarão procurando formas de estar à
frente, melhorando e estudando todo o mercado, procurando
oportunidades e eliminando ameaças ao se preparar para construir sua
própria história, sem deixar que os concorrentes o façam.