Oportunidade e destinos em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
29/12/2007

Para que uma empresa esteja pronta no futuro é necessário que se prepare hoje, o que leva a refletir que se a empresa não se preparou no passado é óbvio que não consegue acompanhar mais o presente, devido às mudanças e a falta de planejamento.

É interessante como algumas empresas deixam de construir sua própria história para deixar que um dos seus concorrentes, ou vários, limitem as suas oportunidades, que acabem por restringir o crescimento e até mesmo a fatia de mercado.

Mas para que a sua empresa possa determinar em que patamar ficará cada um dos concorrentes é necessário ter conhecimento, saber exatamente quais são as melhores oportunidades, ofertar os produtos ou serviços mais desejados e colocar-se como uma líder de mercado, sendo a pioneira, a maior ou a melhor empresa.

Logicamente algumas pessoas imaginam que o concorrente não pode determinar a fatia de mercado das demais empresas, mas basta observar um pouco melhor o que acontece para enxergar o que realmente pode acontecer, como se a empresa que lidera pudesse dizer a todos os consumidores o que deve ser exigido das demais organizações.

Além de obter a liderança é fundamental que a organização possa manter uma boa posição perante seus consumidores, pois chegar até o primeiro posto é muito fácil, o difícil mesmo é manter-se lá, porque a empresa vira referência para as demais, torna-se o alvo preferido e então esta líder deve defender-se e ainda assim procurar manter-se no topo.

Então surgem dúvidas sobre o que deve ser feito para se chegar ao topo, uma das mais simples, e por isso a mais difícil de todas, é ouvir o consumidor, o que em alguns países ainda é impossível.

Mas para ouvir o cliente é necessário realizar pesquisas, e este investimento é visto como gasto por aqueles que não pensam, mas acham que já sabem tudo do mercado e de seus consumidores.

Ouvir o consumidor é tão, ou até mais, importante do que ofertar produtos ou serviços, pois nem sempre o que você tem a oferecer é desejado, e talvez sua empresa acabe com a dúvida de inovar ou não.

A inovação pode ser a melhor estratégia se a sua empresa possuir a cultura de inovar constantemente, mas é preciso que seus clientes também sejam inovadores, caso contrário sua empresa estará deixando de atender aos consumidores, o que não é desejado pela empresa.

Também é possível criar vínculos, fazer com que o cliente se torne fiel, mas quais estratégias usar é outra dúvida comum, e que talvez leve a estudar o concorrente, sem copiar o que o concorrente fez, pois as empresas são diferentes, a cultura é diferente, a cadeia de valor é outra, as pessoas são diferentes, a matéria-prima pode ser a mesma, só que todo o processo produtivo é diferente, ou seja, toda a estrutura das organizações é diferente, os processos, os estudos, o público-alvo e a visão e missão tomam rumos distintos, e se você fizer o benchmarking corretamente, que não é copiar o que os outros estão fazendo, porque sua empresa estará cometendo o maior erro, poderá melhorar.

Melhorar continuamente é uma constante em cada organização, é resultado de um trabalho bem elaborado, do planejamento das ações e de uma mudança interna, mesmo assim muitas empresas tendem a copiar o que as outras estão fazendo e quebram, porque não conhecem a si próprias, o que também distorce a prática de algumas ações, confusões entre terminologias e a comprovação do despreparo da empresa para o mercado.

Quando uma empresa opta por estudar melhor a si própria, compreende os desejos dos consumidores e sabe que deve se dedicar às pesquisas, é possível que conquiste mais facilmente uma posição de destaque, pois os concorrentes sempre estarão procurando formas de estar à frente, melhorando e estudando todo o mercado, procurando oportunidades e eliminando ameaças ao se preparar para construir sua própria história, sem deixar que os concorrentes o façam.