A palestra, a farmácia e o aparelho de barbear - Como não
encantar o seu cliente
Por Fabiano Brum
19/10/2008
Recentemente estava em Brasília para uma palestra em um importante
evento quando aconteceu um fato que me motivou a escrever este
artigo como uma provocação à aquelas pessoas e empresas que apenas
se prestam a fazer o óbvio ou como dizem: “Fazer o possível”.
Ao chegar no aeroporto em Brasília na noite anterior do evento fui
direto me hospedar no mesmo local onde aconteceria minha palestra na
manhã do dia seguinte. No dia do evento acordei por volta de seis da
manhã, pois tinha combinado com a equipe de som para realizar o
teste dos equipamentos às sete e trinta no auditório.
Para meu desespero percebi que não tinha levado o aparelho de
barbear. Resolvi então, ligar para a recepção e pedir o telefone de
alguma farmácia que pudesse me levar um aparelho. Confesso que
também achei estranho o hotel não ter aparelhos disponíveis para os
hóspedes, embora fosse um local de ótima hospedagem.
Às sete da manhã, após inúmeras tentativas, finalmente consegui
falar com uma atendente da farmácia e expliquei que era um caso de
urgência, que precisava estar em uma palestra em trinta minutos e
necessitava do aparelho. Com um ar de quem não tinha dado a mínima
para a minha explicação, ela apenas anotou o pedido e disse que o
prazo de entrega padrão era de aproximadamente noventa minutos.
Foi quando falei: “Noventa minutos não resolve, provavelmente sou o
primeiro a fazer um pedido no dia de hoje, e como o recepcionista do
hotel me falou que vocês não estão longe daqui, acredito não ser
necessário noventa minutos. Por favor, entenda que não posso esperar
todo este tempo, pois tenho que estar no local da palestra em trinta
minutos”.
Ela respondeu: “Vamos fazer o possível para atendê-lo, mas não lhe
garanto que chegará antes, pois nosso prazo é este”.
Amigos, quando ela disse isto, logo pensei: - Ela não está nem aí
com minha situação, ela simplesmente vai colocar minha entrega junto
com outras para economizar a viagem do entregador, e se eu ficar
aqui esperando ”tô ferrado”, pois eles não estão afim de realizar um
atendimento excepcional e dar um show de competência, eles estão
apenas afim de fazer o óbvio.
Para minha sorte tomei a decisão certa, fui para o auditório
realizar os testes sem me barbear, e depois de passados quase
noventa minutos é que chegou o entregador da farmácia com o
aparelho. Só aí consegui voltar para o apartamento e me arrumar,
assim quando os participantes chegaram, eu já estava de volta.
Apesar de não ter acontecido maiores problemas, fica aqui alguns
questionamentos sobre este ocorrido para que você possa avaliar o
atendimento ao cliente na sua organização:
1 – Sua empresa dá realmente importância para seus clientes ou
simplesmente faz o óbvio?
2 – Sua equipe está preparada para ouvir as necessidades do seu
cliente e aproveitar estas oportunidades para dar um show de
desempenho ou simplesmente fazem tudo de uma forma rotineira?
3 – Seus funcionários estão treinados para criar momentos mágicos
para seus clientes ou simplesmente para “fazer o possível”?
São nos momentos como este que você consegue encantar o seu cliente,
mas para isto é preciso atitude, esquecer a desculpa manjada “Vamos
fazer o possível” e dizer “Vamos fazer”.
Afine-se para o sucesso e dê um show no atendimento!
Fabiano Brum: Palestrante nas áreas de Marketing, Motivação,
Atendimento e Vendas, vem destacando-se em palestras, cursos e
seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu
conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.
E-mail: contato@fabianobrum.com.br - Site: www.fabianobrum.com.br