Pensamentos e Consumidores em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
17/11/2007

O consumidor pode conhecer muito bem os produtos e serviços que adquire, pode direcionar seus desejos a um objeto único ou mesmo para algo que possa ser utilizado por muitos, com base nas informações que ele próprio coleta ou recebe, seja das próprias organizações, seja de seus amigos.
A forma como a informação chega ao consumidor pode transformá-la em expectativas correspondidas ou não, são imagens, conceitos e definições que cada pessoa elabora com o conjunto de dados que se somam e passam a figurar na mente como informações, o que leva cada indivíduo a criar uma imagem perfeita de seus sonhos.
Durante todo o processo de escolha é possível obter impressões que se confirmam sobre as qualidades de produtos e serviços disponibilizados aos clientes diariamente, talvez a forma mais realista de se fazer a análise seja pesquisar o consumidor, entre as inúmeras formas, como:

* Pesquisas por observação;

* Pesquisas através de questionários;

* Entrevistas pessoais;

* Grupo de foco;

* Questionários na internet.

Diante das diversas formas de se coletar dados é possível compreender melhor o que representa cada informação na avaliação de cada cliente, pois cada pessoa toma para si as informações e acaba por gerar uma percepção diferente das demais, e desta maneira é compreensível que cada mercado possa contar com segmentos e nichos tão distintos quanto se imagina.
As diferenças culturais também afetam diretamente na coleta de dados, apontam quais são os cuidados necessários para lidar com cada segmento e a melhor forma de se comunicar com seus clientes.
As pesquisas surtem mais efeitos quando você se pergunta sobre os produtos ou serviços que adquire, refletindo como consumidor e desta forma tem em mãos um princípio, para coleta de dados, para análises e até mesmo para descobrir se você dá a devida atenção ao consumidor da mesma forma com a qual exige quando está em uma loja.