Pensamentos e Consumidores em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
17/11/2007
O consumidor pode conhecer muito bem os produtos e serviços que
adquire, pode direcionar seus desejos a um objeto único ou mesmo
para algo que possa ser utilizado por muitos, com base nas
informações que ele próprio coleta ou recebe, seja das próprias
organizações, seja de seus amigos.
A forma como a informação chega ao consumidor pode transformá-la em
expectativas correspondidas ou não, são imagens, conceitos e
definições que cada pessoa elabora com o conjunto de dados que se
somam e passam a figurar na mente como informações, o que leva cada
indivíduo a criar uma imagem perfeita de seus sonhos.
Durante todo o processo de escolha é possível obter impressões que
se confirmam sobre as qualidades de produtos e serviços
disponibilizados aos clientes diariamente, talvez a forma mais
realista de se fazer a análise seja pesquisar o consumidor, entre as
inúmeras formas, como:
* Pesquisas por observação;
* Pesquisas através de questionários;
* Entrevistas pessoais;
* Grupo de foco;
* Questionários na internet.
Diante das diversas formas de se coletar dados é possível
compreender melhor o que representa cada informação na avaliação de
cada cliente, pois cada pessoa toma para si as informações e acaba
por gerar uma percepção diferente das demais, e desta maneira é
compreensível que cada mercado possa contar com segmentos e nichos
tão distintos quanto se imagina.
As diferenças culturais também afetam diretamente na coleta de
dados, apontam quais são os cuidados necessários para lidar com cada
segmento e a melhor forma de se comunicar com seus clientes.
As pesquisas surtem mais efeitos quando você se pergunta sobre os
produtos ou serviços que adquire, refletindo como consumidor e desta
forma tem em mãos um princípio, para coleta de dados, para análises
e até mesmo para descobrir se você dá a devida atenção ao consumidor
da mesma forma com a qual exige quando está em uma loja.