Pensamentos e decisões em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
26/10/2007
Tomar a decisão de colocar um produto ou serviço novo no mercado é
um processo pelo qual as empresas devem passar mais cedo ou mais
tarde, dependendo de sua atenção ao mercado, aos desejos dos
clientes e à evolução natural dos usos e aplicações encontrados em
pesquisas.
Uma decisão não é tomada simplesmente porque se deseja, por traz
deste processo deve haver um estudo, fundamentando as escolhas, da
organização ou dos consumidores, sempre buscando melhorar os
produtos ou serviços ofertados.
Mesmo assim as decisões não cabem, exclusivamente, a uma área, toda
a organização deve estar envolvida neste processo, pois uma pequena
mudança muda toda a interação existente entre todas as áreas e novos
estudos são requisitados.
Diante de todo este processo é possível compreender que as empresas
devem estar preparadas para interagir em sua totalidade, não há como
definir que este ou aquele processo será mudado sem causar um
impacto nas demais áreas.
Então é necessário planejar cada ação, individualmente e no
conjunto, estudar quais são as opções, de que forma estas escolhas
interferem nos diferentes pontos envolvidos, pois uma decisão da
área de produção têm impacto direto sobre os transportes,
armazenagem, demanda etc., passa pelos fornecedores e influencia
todas as estratégias.
A influência de uma decisão chega a toda organização, cada área
absorve, mais ou menos, intensamente a ação determinada em um dado
momento.
Da mesma maneira é vital que todas as pesquisas tragam dados
concretos, para se tomar uma decisão o achar não deve existir,
principalmente quando seu concorrente não acha, mas assume uma
postura de pesquisar, estudar e fundamentar suas idéias e ações.
Então o mercado pode ser a grande fonte, de influência ou para
inspirar, o que sua empresa fará de acordo com os dados que possui
em mãos, e que estes dados podem e devem ser bem utilizados, pois
eles podem ter chegado até suas mãos antes do concorrente e você
pode estar com uma grande oportunidade diante dos olhos e deixá-la
passar.
Uma decisão não é apenas escolher entre sim ou não, fazer agora ou
mais tarde, é tomar consciência de que uma escolha faz parte de um
conjunto de ações e processos que influenciam direta, e
indiretamente, a organização, as pessoas, o mercado e os
consumidores.
Outro ponto importante é que muitas vezes uma escolha é tomada por
impulso, talvez devido a necessidade de apresentar uma solução
rápida, talvez por achar mais fácil e nem sempre os demais estão de
acordo, e mesmo se uma única pessoa estiver discordando é necessário
ouvi-la com atenção, pois ela pode ser aquela que está certa e que
por comodismo é deixada de lado por estar em minoria.
Todas as decisões são fundamentadas em conhecimento e experiência,
mas sem estudar mais profundamente os pontos levantados não há como
aplicar o conhecimento ou usar a mesma experiência para tomar uma
decisão.