Pequenos Grandes Negócios
Por Carlos Hilsdorf
23/01/2009
Os nossos artigos do newsletter deste mês são dedicados aos pequenos
e médios empresários e empresárias.
Quando o gestor de uma pequena e média empresa lê um livro sobre
negócios ou participa de uma palestra ou de um seminário aberto,
fica com a sensação de que o conteúdo só é relevante e aplicável
para empresas grandes que dispõem de muito capital para implantar as
ações sugeridas. Esta é uma ilusão que precisamos vencer.
É verdade que a maioria dos Best Sellers de negócios trata de cases
de grandes empresas, mas não é verdade que o conhecimento contido
neles não é aplicável aos pequenos negócios. Vejamos:
Se você administra uma pequena empresa, não possuirá um departamento
de marketing, um departamento de vendas, um departamento de RH, um
departamento financeiro, etc. Mas você precisa de pessoas que cuidem
do marketing, cuidem das vendas, cuidem do RH e cuidem do
financeiro.
Assim a primeira regra para aproveitar os conhecimentos e as
estratégias de sucesso oriundas das grandes empresas é: Transforme o
que são estratégias dos departamentos de uma grande empresa em AÇÕES
para a pequena empresa.
Não importa que você não tenha um departamento de marketing, mas é
fundamental que você possua ações que serão responsáveis pelo êxito
da sua comunicação e posicionamento no mercado (como o mercado
enxerga a sua empresa).
Tudo bem que você não tenha um departamento de RH, mas você precisa
ter ações de RH, pois são elas que vão estabelecer um relacionamento
de qualidade entre a empresa e seus funcionários (talentos).
Transforme o que seriam atribuições de um departamento de uma grande
empresa em ações atribuídas a uma pessoa (mesmo que seja somente
você) na sua empresa.
Planeje suas ações. Isso significa estabelecer: o que fazer, como
fazer e quando fazer. Pergunte-se no início do mês o que eu vou
fazer (quais as ações) para melhorar meu marketing, minhas vendas,
meu RH e meu financeiro neste mês. Estabeleça prioridades e... FAÇA!
O Planejamento sozinho não faz nada pela sua empresa. Ele depende de
suas atitudes efetivas para concretizá-lo no dia-a-dia da empresa.
Outra ilusão muito comum quando as pequenas empresas se comparam com
as grandes consiste em dizer que as pequenas não possuem verba para
fazer o que as grandes fazem, consideradas as proporções. Isso não é
verdade, a frase correta seria: Não temos tanta disponibilidade de
verba quanto elas para fazer o que elas fazem. E, em geral, as
pequenas e médias empresas se esquecem de destinar parte do lucro
para ser reinvestido no negócio em ações específicas para cada área
que mencionamos.
Se você não dedica uma verba para marketing e RH, apenas para citar
dois exemplos, na sua empresa (independentemente do seu tamanho)
está investindo primeiro no seu concorrente e, segundo, em problemas
futuros!
Assim a segunda regra para aproveitar os conhecimentos e as
estratégias de sucesso oriundas das grandes empresas é: Não importa
o tamanho do seu fôlego financeiro, encontre ações compatíveis com
ele.
Ao invés de reclamar que você não pode investir tanto quanto uma
grande empresa, dedique-se a investir o quanto você efetivamente
pode.
O que não podemos fazer não deve jamais ser desculpa para não fazer
aquilo que podemos e devemos fazer!
Estabeleça ações de acordo com o seu fôlego, mas não deixe de agir.
Se você não pode fazer uma convenção para seus funcionários, faça
reuniões produtivas com eles. Se não puder oferecer um jantar fino
para as pessoas mais importantes no seu negócio, ofereça uma
confraternização, programe uma pizzaria... ofereça sempre o melhor
que as condições permitirem.
Na vida, mais importante do que as coisas que você faz é como você
faz as coisas!
Adapte sua verba, seja criativo, não deixe de realizar as ações
fundamentais em cada área do seu negócio!
Não se esconda atrás de desculpas nobres que sempre escondem
atitudes pobres... Seja rico em atitudes!
A terceira regra para aproveitar os conhecimentos e as estratégias
de sucesso oriundas das grandes empresas é: As melhores empresas
estão continuamente focadas em crescer e se aperfeiçoar!
Faça do princípio número um da qualidade total "Todo trabalho pode e
deve ser aperfeiçoado" o lema da sua empresa. Acorde a cada manhã
com olhos de aperfeiçoamento, mantenha-se interessado e entusiasmado
com o seu trabalho e com as pessoas que ajudam a torná-lo realidade.
O tamanho do seu negócio não é o tamanho do seu lucro ou do seu
fôlego financeiro. O tamanho do seu negócio é o tamanho da sua
capacidade de empreender, agir, ousar e manter-se focado na melhoria
contínua.
A função de um empresário e de uma empresária é construir a melhor
versão possível de futuro para o negócio. Dedique-se a construir um
futuro sempre melhor. Uma empresa nunca será maior que seu
administrador, dedique-se a crescer sempre como pessoa e como
profissional. A vida, o mundo e todos a quem você ama aguardam
ansiosamente pelas suas próximas conquistas e realizações.
Dedique-se!
Pequenas empresas, grandes negócios! Viva este slogan!
Fica aqui a minha mais profunda admiração e reconhecimento por todas
as fantásticas contribuições que o SEBRAE e seus talentos deram e
continuam dando ao Brasil e a seus empreendedores.
O futuro pertence aos melhores, esteja entre eles!
Carlos Hilsdorf
Considerado pelo mercado empresarial um dos melhores palestrantes do
Brasil. Economista, Pós-Graduado em Marketing pela FGV, consultor e
pesquisador do comportamento humano. Palestrante do Congresso
Mundial de Administração (Alemanha) e do Fórum Internacional de
Administração (México). Autor do best seller Atitudes Vencedoras,
apontado como uma das 5 melhores obras do gênero. Presença constante
nos principais Congressos e Fóruns de Administração, RH, Liderança,
Marketing e Vendas do país e da América Latina. Referência nacional
em desenvolvimento humano. www.carloshilsdorf.com.br