A Percepção, o valor e a comunicação em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
09/09/2008

A percepção do consumidor determinará o que possui ou não valor, pois nem todos os diferenciais oferecidos em um produto ou serviço terão a mesma análise e avaliação, então é necessário que as empresas mudem a sua forma de analisar o que é ou não valor em um produto ou serviço.

Para conhecer o valor de um produto ou serviço é necessário fazer uma análise, que é dada pela fórmula: valor=beneficios/custos.

Ao saber utilizar corretamente a fórmula a empresa poderá ouvir seus clientes de maneira mais efetiva, passará a conhecer melhor os produtos ou serviços que disponibiliza no mercado e terá condições de oferecer diferenciais que sejam percebidos pelos clientes.

Mas existem pessoas que acreditam que o consumidor irá analisar primeiro os custos, mas no meu ponto de vista nenhuma pessoa irá analisar o quanto pagará por um produto ou serviço antes de analisar seus benefícios, pois todas as pessoas têm expectativas sobre o que adquirem, e como a informação está disponível para muitas pessoas é natural que umas consultem às outras para obter informações detalhadas e então tomem sua decisão.

Só que algumas empresas ainda não conhecem muito bem o que podem oferecer, pois não conhecem a si próprias e acreditam que já sabem tudo, então acham que o consumidor irá adquirir qualquer produto ou serviço, mas ao olharmos o mercado poderemos perceber que todos os consumidores, sem exceção, selecionam produtos ou serviços que lhe dêem benefícios.

Também é necessário desenvolver produtos ou serviços que atendam aos desejos dos clientes, saber qual é o próximo passo é fundamental e ao saber o que oferecer no futuro é possível trabalhar no presente para que haja um futuro.

Como a comunicação entre as pessoas pode ser agilizada de inúmeras formas também é importante fornecer informações úteis para os consumidores pesquisarem, além de disponibilizar um canal para manter contato caso existam dúvidas, e hoje é possível encontrar alguém para atender ao consumidor até mesmo na internet.

Enquanto as empresas estiverem presas em uma única forma de pensar não é possível evoluir, assim como seus consumidores partirão para a concorrência e farão com que novos produtos ou serviços sejam criados, desenvolvidos e ofertados no mercado.