Percepção de Valor em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
13/02/2007
Algumas pessoas, e empresas, podem imaginar que a definição de Valor
seja apenas o preço a ser pago por um determinado produto ou
serviço, mas este conceito é muito mais profundo, porque acaba
mensurando a percepção do cliente e do mercado.
A oferta de produtos e serviços é constante no mercado, em nenhuma
outra época houve uma quantidade de opções como hoje, os produtos
cada vez mais iguais, com preços similares, características
idênticas e muitos atributos até mesmo copiados da concorrência.
O mercado sofre pelo excesso de opções e falta de consumidores para
adquirir os produtos, as escolhas devem ser feitas com base no Valor
percebido pelo cliente, o que o produto agrega além dos benefícios
normais.
Todo produto ou serviço têm um uso ou aplicação, um público-alvo é
selecionado, uma fatia de mercado direciona as ações de Marketing,
mesmo assim alguns fatores podem escapar aos olhos da organização e
uma estratégia pouco correta é colocada em prática.
Com a competitividade atual, muitos produtos e serviços tornaram-se
commodities e nada mais pode ser feito, então entra em ação a
escolha por preço, como por exemplo:
Televisores: um aparelho encontrado em lojas distintas, idêntico em
todas as características e que seja alvo da procura do consumidor,
será escolhido onde o preço for mais baixo por tratar-se de um
produto comum naquele momento;
Computadores: quando o produto é de uma determinada Marca, sofre o
mesmo processo dos televisores, pois o que irá ser percebido no
momento de compra é o seu preço;
Automóveis semi-novos: o mercado dita o preço para um conjunto de
atributos envolvidos, então o consumidor sempre busca o que lhe
trará menor investimento.
O Valor, nesses exemplos, não passa longe do preço, as
características são iguais, o produto é o mesmo em lojas distintas e
o consumidor não vê nada além do preço diferente.
Para que o cliente perceba realmente o Valor ele deve obter muitas
informações sobre o produto, quais são os pontos em que seus desejos
e necessidades são atendidos e o que ele percebe com um algo a mais
no conjunto formado pelo mix de Marketing.
Com estratégias bem definidas, existem exemplos que podem auxiliar a
definição de compra dos clientes, como em produtos iguais aos
abaixo:
Celulares: com MP3, câmera de alta resolução, facilidade de uso,
espessura, cores, assistência técnica de fácil localização, acesso a
Internet, recebimento e envio de e-mails etc., cada pessoa irá
escolher um aparelho que lhe ofereça características básicas como
fazer e receber chamadas, enviar mensagens e então o Valor das
demais opções atrairá sua atenção;
Automóveis: itens como segurança, air-bags, freios ABS, teto-solar,
bancos de couro etc., chamam a atenção do cliente, o básico é um
meio de transporte, mas os atributos que ele busca para efetuar a
compra podem não fazer diferença para outros consumidores.
Logicamente a percepção de Valor é subjetiva, cada pessoa tem a sua
e não mudará, por isso é necessário estudar constantemente o
mercado, elaborar uma Pesquisa e com os dados o profissional de
Marketing terá como demonstrar ao consumidor o que o produto
ofertado têm e que atende as suas necessidades e desejos, sem
esquecer que a concorrência pode até copiar um produto por completo,
mas o Valor não há como manipular, pois é um fator que está fora da
organização e pertence a cada cliente.