Percepções de Clientes e empresas em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
31/12/2007
Manter os consumidores conquistados é uma tarefa muito difícil para
muitas empresas, pois tudo o que estas organizações inserem em suas
metas são números surrealistas e que não tem como base um estudo
realizado em dados de uma pesquisa, o achar toma conta do ambiente e
ninguém se disponibiliza a olhar o que acontece no mercado.
Então surgem concorrentes que são melhores, conquistam os clientes
da forma correta e os ouvem, para então lhes entregar os desejos em
forma de produtos ou serviços, estudando o mercado corretamente,
utilizando a organização com a integração que deve ser natural e
constante.
Mas muitas empresas não enxergam o que acontece no mercado, as
mudanças são surpresas, os consumidores mudam para o concorrente
porque não são bem atendidos, os relacionamentos são muito ruins, se
é que existem, e não há respeito pelas pessoas.
Diante da falta de percepção as empresas desaparecem, não observam
que o mundo à sua volta muda, que as coisas evoluem, que o
consumidor deve ser ouvido e que anseia por novidades e produtos de
qualidade.
Mesmo assim muitas empresas ainda sentem-se donas do seu destino,
esquecendo que sem o cliente não vão a lugar algum, que as pessoas
que colaboram diariamente para a existência da organização são os
primeiros a receber a devida atenção e que na verdade são os
primeiros clientes.
Então é muito provável que outra empresa atenda aos desejos dos
consumidores, que esteja disponível a recebê-los e os ouça, o que
para a sua empresa pode ser uma oportunidade de ouro, uma chance de
melhorar, de aprender que tudo sempre evolui e que a dinâmica do
mercado deve ter sua empresa inserida, assim como seus concorrentes.
Nos dias em que as empresas puderem aprender melhor quem realmente
são, há uma grande oportunidade de atender melhor os consumidores,
logicamente toda a estrutura deve ser otimizada, pois não há êxito
com uma única área, e mesmo que parte da sua estrutura utilizada
pertença à outra empresa que lhe presta um serviço, é necessário
conhecê-la muito bem para então auxiliá-la a melhorar também.
Nenhuma empresa sobrevive em um mercado sozinha, o êxito de uma ação
é fruto de um conjunto de fatores, e muitos deles estão dentro da
própria empresa, o que apenas reflete se o conhecimento obtido ao
longo dos anos é utilizado ou fica guardado em gavetas.
As melhores empresas não são as que enxergam o futuro antes, mas as
que cuidam do seu presente para ter um futuro.