Percepções de Clientes e empresas em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
31/12/2007

Manter os consumidores conquistados é uma tarefa muito difícil para muitas empresas, pois tudo o que estas organizações inserem em suas metas são números surrealistas e que não tem como base um estudo realizado em dados de uma pesquisa, o achar toma conta do ambiente e ninguém se disponibiliza a olhar o que acontece no mercado.

Então surgem concorrentes que são melhores, conquistam os clientes da forma correta e os ouvem, para então lhes entregar os desejos em forma de produtos ou serviços, estudando o mercado corretamente, utilizando a organização com a integração que deve ser natural e constante.

Mas muitas empresas não enxergam o que acontece no mercado, as mudanças são surpresas, os consumidores mudam para o concorrente porque não são bem atendidos, os relacionamentos são muito ruins, se é que existem, e não há respeito pelas pessoas.

Diante da falta de percepção as empresas desaparecem, não observam que o mundo à sua volta muda, que as coisas evoluem, que o consumidor deve ser ouvido e que anseia por novidades e produtos de qualidade.

Mesmo assim muitas empresas ainda sentem-se donas do seu destino, esquecendo que sem o cliente não vão a lugar algum, que as pessoas que colaboram diariamente para a existência da organização são os primeiros a receber a devida atenção e que na verdade são os primeiros clientes.

Então é muito provável que outra empresa atenda aos desejos dos consumidores, que esteja disponível a recebê-los e os ouça, o que para a sua empresa pode ser uma oportunidade de ouro, uma chance de melhorar, de aprender que tudo sempre evolui e que a dinâmica do mercado deve ter sua empresa inserida, assim como seus concorrentes.

Nos dias em que as empresas puderem aprender melhor quem realmente são, há uma grande oportunidade de atender melhor os consumidores, logicamente toda a estrutura deve ser otimizada, pois não há êxito com uma única área, e mesmo que parte da sua estrutura utilizada pertença à outra empresa que lhe presta um serviço, é necessário conhecê-la muito bem para então auxiliá-la a melhorar também.

Nenhuma empresa sobrevive em um mercado sozinha, o êxito de uma ação é fruto de um conjunto de fatores, e muitos deles estão dentro da própria empresa, o que apenas reflete se o conhecimento obtido ao longo dos anos é utilizado ou fica guardado em gavetas.

As melhores empresas não são as que enxergam o futuro antes, mas as que cuidam do seu presente para ter um futuro.