Perdi a venda... Papai Noel Sumiu
Por: Dalmir Sant'Anna
18/12/2010
Considerada como a data mais importante para o varejo, o Natal é
sinal de fé, emoção, recordação e inúmeras homenagens. Fazer a
diferença no atendimento e na prestação de serviços exige o
compromisso de um esforço a mais. O profissional de vendas,
indiferente da área de atuação, precisa conciliar palavras com
ações, para demonstrar que o Natal é um momento determinante para
atrair novos clientes e apresentar resultados coerentes. Na prática,
encontramos balconistas, vendedores e lojistas, que em decorrência
de um péssimo atendimento, desrespeito ao cliente e ausência de
cordialidade, são capazes de perder uma venda e permitem que o Papai
Noel desapareça da loja. Vender exige disponibilidade de tempo,
organização, controle emocional, vontade de vencer e capacidade para
superar objeções, bem como, praticar continuamente o exercício de
falar menos e ouvir mais.
Papai Noel pode sumir por falta de inovação – Crie opções inovadoras
na decoração natalina, observando e testando o que realmente
funciona para atrair novos clientes. Você já pensou na possibilidade
de colocar uma árvore de Natal decorada, substituindo os enfeites
tradicionais, por um cartão com o nome de cada cliente ou a
fotografia de cada funcionário da sua empresa? Além de valorizar seu
cliente, com esta sugestão, contribuiu para melhorar o clima de
trabalho. O sistema de som pode ser utilizado como ferramenta
estratégica para contribuir no atendimento. Em determinados
momentos, o gerente ou o líder de vendas, pode realizar uma saudação
em nome de toda a equipe aos clientes que estão naquele momento na
loja, contribuindo para criar um canal de comunicação, impulsionar o
relacionamento com o cliente, enfatizar o clima natalino e não
permitir que o Papai Noel desapareça.
Atendimento prestativo faz o Papai Noel voltar – Ao considerar o
desgaste físico e emocional gerado por horários estendidos nas
jornadas de trabalho, o profissional de vendas, neste período
natalino, precisa de mais disposição para atuar com emoção junto aos
clientes. De nada adianta a loja investir em uma vitrine, ou ainda,
colocar uma imensa árvore natalina, se o atendimento ao cliente é
ineficaz. Um atendimento prestativo, gentil e com um sorriso leal de
cordialidade, faz o Papai Noel voltar mais vezes e gera resultados
surpreendentes. Permite ao cliente perceber, que há uma coerência
entre o que está apresentado na vitrine e o que está sendo oferecido
na parte interna da loja.
Em sentido figurativo, cada venda perdida é o Papai Noel que sai da
sua loja, sem levar nenhuma mercadoria. Existem inúmeras promoções
nesse período do ano, mas há pouco comprometimento para fidelização
do cliente. Cada pessoa que entra em um ambiente motivado pela
decoração da vitrine, não deseja somente avaliar o produto ou
questionar o valor. Espera encontrar no atendimento, o mesmo
sentimento de encanto apresentado no visual da vitrine. Não permita
que o Papai Noel desapareça da sua loja, sem levar sua cordialidade,
respeito e simpatia. Faça a diferença, mostrando flexibilidade para
compreender a diversidade de expectativas, gostos, vontades, hábitos
e desejos de cada cliente. Deixe as desculpas para os fracos e
permita que a alegria e a emoção do Papai Noel esteja ainda mais
presente em seu coração, para mostrar que você é uma pessoa
vitoriosa, capaz de oferecer um atendimento surpreendente.
Dalmir Sant’Anna – Palestrante Mágico®, autor do livro "Menos pode
ser Mais" (editora Odorizzi), pós-graduado em Gestão de Pessoas,
bacharel em Comunicação Social e mágico profissional. Visite o site:
www.dalmir.com.br.