Os perigos da desmotivação
Por Gilclér Regina
22/02/2009
A motivação faz uma equipe atingir uma meta aparentemente
inatingível. Se a sua equipe fosse pelo menos 30% mais motivada, o
que esse aumento significaria para sua empresa e para os seus
clientes? Sabemos que 85% dos líderes apontam a falta de motivação
como o maior desafio para atingir os objetivos. É provável que nesse
momento a sua empresa esteja perdendo mais uma venda, seguramente,
não por falta de produto, mas por ausência de motivação da sua
equipe.
Motivação não é cesta básica, não é festa de final de ano. Motivação
é uma ciência. Quanto mais competitividade, mais feroz uma economia,
mais importância ganha a motivação humana. Não há dúvida: o que vai
separar a vitória da derrota é a preparação emocional das equipes. E
a distância que tem separado o fracasso do sucesso é incrivelmente
milimétrica.
O presidente mundial da Nissan e também vice-presidente mundial da
Renault, o brasileiro Carlos Ghosn diz o seguinte: “A única coisa
que faz a diferença é a motivação. Se você perder a motivação, aos
poucos você perde tudo” . Aliás, que mania de não se valorizar o que
é nosso, não? Esse mesmo brasileiro que revolucionou a Nissan no
Japão acaba de assumir uma cadeira no conselho diretor da IBM
Mundial e é considerado o Henry Ford do Século 21. E quando se
espera “grandes estratégias” deste magnífico executivo, lá vem ele e
nos coloca um prato simples dizendo que tudo é atitude e motivação!
Uma empresa nunca quebra hoje. Quebra cinco anos antes. Não é
falência financeira, é falência espiritual e emocional. Vivemos num
mundo onde o futuro não é uma repetição do passado. Lamentavelmente,
muitos seres humanos continuam com a cabeça no passado e o corpo no
presente. As certezas de hoje se tornarão os absurdos de amanhã. Os
próximos três anos vão fazer os últimos vinte parecerem piada, seja
em tecnologia de informação, seja na cibernética, na genética e em
todos os campos do conhecimento.
Por incrível que pareça, com toda a velocidade do mundo e suas
mudanças, o atendimento personalizado e diferenciado ainda é uma
exceção. Tenho dito que mau atendimento e pobreza estão intimamente
ligados. No médio prazo o mau atendimento pode torná-lo pobre.
Prezado amigo, você que exerce algum trabalho de liderança, por
favor, não acorde de manhã se não for para ser importante para
alguém. Numa sociedade derrotista, o que tem prevalecido é a
valorização do mal. Essa é a prioridade dos derrotados. Não seja um
deles! Repense a vida! Mude de vida! Faça alguma coisa... Para que
cada um questione a si mesmo: O que fiz nas últimas 24 horas para
animar e motivar a minha equipe ou acrescentar valor à vida de
alguém?Bem, se não fiz nada... Que pena!
Pense nisso, um forte abraço e esteja com Deus!
Gilclér Regina é Consultor, Escritor e Palestrante no Brasil e
exterior. autor de livros e CD's que já atingiram a marca de 4
milhões de unidades comercializadas. Realiza mais de 100 palestras
por ano em Convenções de Empresas. Tem formação em Dinâmica Humana
pelo The National Value Center- Texas-EUA, em TQM pelo ASQC American
Society for Quality Control-Winsconsin-EUA curso de Desenvolvimento
e Gestão Humana pelo The Graves Technology. É presidente da empresa
CEAG Desenvolvimento de Talentos e Editora Ltda. É também
articulista de aproximadamente 300 revistas, jornais e sites. Uma
pessoa de origem humilde que tornou-se um dos Conferencistas mais
procurados para os eventos e convenções no Brasil. Site:
www.ceag.com.br