Pesquisa de novos mercados em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
01/08/2007
Antes de entrar em um novo mercado é altamente indicado realizar uma
pesquisa, conhecer o seu funcionamento, suas leis, o comportamento
do consumidor e seus costumes.
Mesmo assim é possível que hajam dificuldades em colocar seus
produtos ou serviços neste mercado, o que, inicialmente, é muito
comum e faz parte também da cultura diferente que está se inserindo
em um novo ambiente.
Em muitos casos os investimentos realizados em pesquisa podem
apontar que um mercado não é atrativo, que seus consumidores, bem
como seus hábitos e costumes, dificilmente aceitarão um produto
estrangeiro em suas prateleiras.
Também é possível que a aceitação dos novos produtos seja muito
positiva, desde que os estudos de mercado e suas pesquisas sejam bem
executadas, que seus consumidores obtenham o maior número de
informações possíveis e possam testar os produtos.
Em certas situações é possível perceber como a pesquisa pode ser
fundamental para a escolha de um novo mercado, de acordo com a
cultura do país, região ou cidade, é possível adequar a comunicação,
realizar mudanças em embalagens ou mudar o nome do produto.
As pesquisas acabam apontando quais são as melhores estratégias que
serão utilizadas para entrar neste novo mercado, também trazem dados
que, muitas vezes, não são percebidos pela concorrência, permitindo
encontrar uma grande oportunidade.
Da mesma forma que um mercado novo pode ser muito bem-vindo, há
riscos que não são visíveis em pesquisas, como algumas leis
específicas, políticas de governo etc.
Sempre que um novo mercado for procurado, existem cuidados que devem
ser tomados, pois nem todas as pessoas do mundo estão interessadas
no produto que você oferece, mas sempre há um consumidor para ser
atendido.
Com a grande quantidade de pesquisas realizadas pelas organizações,
percebe-se também que em alguns casos o seu uso efetivo é
minimizado, pois para algumas pessoas as respostas não eram as
esperadas, o que não é uma completa verdade, em muitos casos o maior
problema é justamente a elaboração das questões, que, aliadas ao
público-alvo errado acabam distorcendo o cenário.
Mas uma coisa é certa, enquanto uma organização puder realizar
pesquisas antes de entrar em um novo mercado, é praticamente certo
que sua decisão será muito mais precisa e correta, pois nem sempre é
viável entrar em um mercado pura e simplesmente com a intenção de
ofertar produtos sem saber se o consumidor realmente os deseja.