Pesquisa e Concorrência em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
28/08/2007
Se uma organização deseja obter êxito junto aos seus produtos e
serviços ofertados, deverá compreender perfeitamente os desejos dos
seus consumidores, realizar pesquisas que tragam informações
relevantes e que lhe permita encontrar diferenciais que a coloquem
na frente de seus concorrentes.
Diariamente as organizações podem concorrer com outras empresas, mas
para algumas o maior concorrente é a organização em si, as pessoas
que estão inseridas dentro de suas paredes e com isso acabam por
limitar o desenvolvimento organizacional e pessoal.
Existem inúmeros fatores que podem limitar uma organização, desde o
pessoal que a mantém no mercado até os concorrentes que colocam no
mercado produtos mais próximos dos desejos do consumidor, retirando
assim a chance da sua organização de estar presente na vida de um
número de pessoas.
Você também pode notar que o número de dados que circulam dentro de
uma simples conversa são muito maiores, os bancos de dados das
organizações disponibilizam um pequeno grupo de informações para as
pessoas e, em certos casos, é necessário que as pessoas, ou
colaboradores, se encontrem para expandir o conhecimento sobre as
informações comuns a todos e criar um novo produto ou serviço.
Mesmo assim as pesquisas devem manter um conjunto de informações
muito bem elaborados, para não influenciar as pessoas e ao mesmo
tempo captar dados inéditos ou que confirmem que o consumidor deseja
adquirir um produto já em desenvolvimento pela organização.
Com o passar dos anos os produtos e serviços foram ganhando
características cada vez mais similares, e que, de acordo com os
gestores, se basearam somente na marca, mas o que deixaram de notar
é que os consumidores notaram essa similaridade e se permitiram
experimentar os produtos do concorrente, uma vez que sua fidelidade
estava associada a um conjunto de fatores que, naquele momento, não
eram mais valorizados.
As organizações tentam entender o consumidor, poucas obtém êxito e
então surgem empresas que seguem os passos para conseguir um espaço
no mercado, sem procurar uma oportunidade ou ouvir seus
consumidores.
Atender aos desejos do consumidor é um exercício que deve ser
planejado adequadamente, definir o público-alvo é vital e requer
muitos cuidados, por isso cada organização deve traçar seus
objetivos com base no conhecimento sobre o que elas podem oferecer
para os clientes, desta maneira podem obter a excelência na produção
ou prestação de serviços, entregando ao consumidor o que é desejado.
Enquanto as organizações não conseguirem compreender seus clientes,
tudo permanecerá difícil, mas também é possível que você tenha
selecionado um público-alvo diferente do ideal, por isso a melhor
maneira para que a empresa e o consumidor formem uma longa parceria
é pesquisar e trocar informações dentro da organização, e somente
quando todas as áreas puderem trabalhar em conjunto, será alcançado
o êxito e sucesso.