Pesquisar e compartilhar Informações em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
22/10/2007

Buscar informações com uma nova pesquisa nem sempre é necessário, mas é algo que ocorre quando todos os colaboradores não têm acesso à informação, ou então desconhecem que o que procuram já é parte de um banco de dados da organização.
Controlar as informações dentro de uma empresa é uma boa forma de se estabelecer sigilo, mas existem informações que devem ser compartilhadas, mas que alguns gestores não o fazem.
Mas nem sempre a culpa pode ser direcionada aos gestores, pois estes muitas vezes não sabem da existência das informações, o que pode parecer estranho mas é algo corriqueiro em muitas organizações.
A informação pode estar diante dos olhos e nem sempre é vista, mas também existem aquelas que são acumuladas em bancos de dados por simples capricho, para que o concorrente não a possua e que traz, até certo ponto, uma ilusão de poder.
Sem que a informação circule pela organização muitas oportunidades são deixadas de lado, e as vezes sequer são ouvidas porque não há tempo para analisá-la.
E então você imagina que também não deve compartilhar alguma informação, e também passa a deixar as oportunidades irem embora, e que já faz parte da cultura da organização, deixar a concorrência utilizar uma informação que ela mesmo pode pesquisar junto aos consumidores e utilizar.
É claro que nem todas as informações são aplicáveis quando são coletadas, mas podem ser deixadas no banco de dados para que sejam usadas na hora certa, principalmente quando você sabe que o consumidor ainda não está preparado para receber um produto ou serviço.
O maior diferencial que pode haver entre as organizações é justamente como elas utilizam as informações, qual é o tratamento que aplicam em uma nova idéia e como encaram o conhecimento dos colaboradores, quando estes o utilizam em uma idéia.
Só que existem empresas que optam por pesquisar melhor toda e qualquer idéia que surge, deixam-na registrada e a utilizam quando for o momento correto, e que requer uma percepção muito precisa, além de continuar pesquisando o mercado para saber quando é a hora correta.
Então é possível notar que se você tem uma informação, seu concorrente também pode tê-la, e você sabe que quem a utilizar primeiro e corretamente terá muita vantagem no mercado, mas que pode ser uma oportunidade única que ficará arquivada, em uma gaveta ou banco de dados.
É fácil perceber que a falta de planejamento é o que torna uma informação muito útil em mais um arquivo no banco de dados, pois a empresa não sabe quem é e também não conseguirá enxergar uma oportunidade.
Também não há motivos para obrigar a organização a aceitar uma idéia que não foi muito estudada, é muito importante elaborar um estudo mais profundo, descobrir se o mercado realmente deseja receber a oferta do produto ou serviço em questão.
As oportunidades estão disponíveis para as organizações que têm o hábito de olhar além de suas paredes e muros, onde o conhecimento é construído diariamente, por todos os colaboradores.
E o poder não pode ficar guardado em uma gaveta ou banco de dados, porque todas as empresas tem o poder de fazer, se souberem enxergar uma oportunidade, mas que devem estudar melhor primeiramente a si próprias, para então buscar informações no mercado.