Peter Drucker - O Pai do Marketing Moderno
Por Rafael Mauricio Menshhein
29/10/2006

Com a evolução natural das ciências e seus grandes estudiosos, fica claro que sempre surgirão novos visionários para aplicações e conceitos criados ou elaborados com base em muito conhecimento e sabedoria, um destes grandes homens é Peter Drucker.
Ter o nome reconhecido mundialmente é saber usar todos os conhecimentos obtidos ao longo da carreira e vida, aplicando-os corretamente em seu dia-a-dia, as fronteiras criadas pelos homens (países, estados, cidades etc) não conseguem barrar o conhecimento, hoje em dia o acesso ao conhecimento é rápido e fácil, mas ainda assim questões egoístas proíbem a sua distribuição a todos como uma forma de obter poder.
Praticamente todos os profissionais de Marketing espelham-se em mentes brilhantes, que facilmente enxergam tendências, que caminhos tomam as constantes evoluções do Marketing e como lidar com cada novo conceito, suas aplicações atualizadas ou então já conhecidas muito antes dos demais mortais.
Poucos conseguem ter a mente aberta, estudar e dedicar-se ao que mais amam e fazem seguidores em qualquer parte do planeta, especialmente aqueles que possuem humildade o suficiente para curvar-se diante do conhecimento e torná-lo não uma arma, mas sim um estilo de vida, principalmente quando o assunto em pauta é o Marketing, muito mal usado por alguns e que dessa forma é tratado como um mal dentro das organizações.
Poucos chegarão ao posto de Drucker, pois gênios não surgem todos os dias, mas também precisam de muita dedicação ao que se dispuseram a fazer, mas também demonstram que o conhecimento não deve ficar trancado dentro de uma caixa e mantido longe dos demais, pois ensinar é apenas um exercício de humildade que somente os gênios e seus conceitos podem apresentar ao homem.
Peter Ferdinand Drucker, (nasceu em 19 de novembro de 1909, em Viena, Áustria - faleceu em 11 de novembro de 2005, em Claremont, Califórnia, EUA). Era filósofo e administrador austríaco, sendo considerado o pai do Marketing moderno. Peter Drucker é o “Pai da Administração moderna” Peter Drucker é o mais renomado dos pensadores de Administração. Presidente honorário da Drucker Foundation e professor de ciências sociais da Claremont Graduate University, Califórnia, EUA, escreveu muitos artigos e mais de 30 livros. O pensador tem produzido ao longo de sua carreira uma mistura única de rigor intelectual, popularização, praticidade e profundo conhecimento das tendências cruciais, como definiu Robert Heller, fundador e editor de uma das maiores revistas de negócios inglesas, a Management Today. Pode-se afirmar que não há management theory (Teoria da Tdministração) que não parta da obra de Drucker. Entre seus livros mais recentes figuram Desafios Gerenciais para o Século XXI, Administrando em Tempos de Grandes Mudanças e Sociedade Pós-Capitalista, todos publicados pela editora Pioneira, atualmente Thomson.
Publicações de Peter Drucker:
The End of Economic Man: The Origins of Totalitarianism (1939)
The Future of Industrial Man (1942)
Concept of the Corporation (1945) (A study of General Motors)
The New Society (1950)
The Practice of Management (1954)
America’s Next 20 Years (1957)
Landmarks of Tomorrow: A Report on the New ‘Post-Modern’ World (1959)
Power and Democracy in America (1961)
Managing for Results: Economic Tasks and Risk-Taking Decisions (1964)
The Effective Executive (1966)
The Age of Discontinuity (1968)
Technology, Management and Society (1970)
Men, Ideas and Politics (1971)
Management: Tasks, Responsibilities and Practices (1973)
The Unseen Revolution: How the Pension Fund Came to America (1976)
An Introductory View of Management (1977)
Adventures of a Bystander (1979) (Autobiography)
Song of the Brush: Japanese Painting from the Sanso Collection (1979)
Managing in Turbulent Times (1980)
Toward the Next Economics and Other Essays (1981)
The Changing World of the Executive (1982)
The Temptation to Do Good (1984)
Innovation and Entrepreneurship: Practice and Principles (1985)
The Frontiers of Management (1986)
The New Realities (1989)
Managing the Non-Profit Organization: Practices and Principles (1990)
Managing for the Future: The 1990s and Beyond (1992)
The Post-Capitalist Society (1993)
The Ecological Vision: Reflections on the American Condition (1993)
The Theory of the Business (1994)
Managing in a Time of Great Change (1995)
Drucker on Asia: A Dialogue Between Peter Drucker and Isao Nakauchi (1997)
Peter Drucker on the Profession of Management (1998)
Management Challenges for the 21st Century (1999)
Managing Oneself (1999)
The Essential Drucker: The Best of Sixty Years of Peter Drucker’s Essential Writings on Management (2001)
Leading in a Time of Change: What it Will Take to Lead Tomorrow (2001; with Peter Senge)
The Effective Executive Revised (2002)
Managing in the Next Society (2002)
A Functioning Society (2003)
The Daily Drucker: 366 Days of Insight and Motivation for Getting the Right Things Done (2004)
The Effective Executive in Action (2005)