Planejamento e cultura em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
26/09/2007
A cultura é um dos fatores que mais influencia diretamente no
planejamento de uma organização, e também é percebida em cada
pessoa, pois em alguns países o planejamento é definido como perda
de tempo e então o êxito em cada uma das ações fica jogada ao acaso.
Trabalhar com pessoas de uma cultura já habituada à planejar todas
as ações facilita muitos processos, os passos a serem seguidos são
bem delimitados, e a organização ganha por inserir indicadores
dentro das estratégias.
Mas como nem todas as pessoas sabem lidar com o planejamento, é
provável que levem esta cultura à empresa, mas sempre existe tempo
hábil para se corrigir este costume.
Não há como negar que cada país possui uma cultura e que as pessoas
passam a levá-la consigo durante a vida, mas em um mundo altamente
competitivo e globalizado é bem provável que as organizações que
melhor conhecem a si próprias e como funcionam seus processos
internos, levem vantagens sobre os concorrentes.
O planejamento parte do princípio que você sabe exatamente o caminho
que deve seguir, qual é a situação da empresa, que produção ela
consegue atingir, quem é seu público-alvo, se os fornecedores podem
atender aos pedidos no tempo correto, que empresa fará o transporte
dos produtos acabados, que informações devem ser comuns a todos na
organização, que passos serão dados na comunicação etc., até os
concorrentes estão inseridos no planejamento, pois suas ações devem
ser executadas após você colocá-las no mercado.
Outro ponto é que o planejamento permite vislumbrar um futuro dentro
de um cenário já estabelecido, uma vez que todas as variáveis estão
inseridas no planejamento, pode-se entender melhor os passos da
concorrência, especialmente hoje, onde o tempo em que os produtos
são praticamente iguais e que podem ser “copiados” em muito menos
tempo, tendo em vista que o tempo para outra empresa colocar um
produto similar vêm caindo rapidamente, passando de alguns anos para
três meses ou menos.
Também existem organizações que optam por seguir as maiores empresas
do setor, fabricando produtos muito similares e aproveitando o
sucesso da concorrência, mas sem dar importância para os
diferenciais e o relacionamento com seus consumidores.
No mercado sempre existem empresas que se destacam de maneira
distinta, sua empresa pode ser a primeira a fabricar um produto ou
oferecer um serviço, pode ser a maior empresa ou então a melhor, o
que faz com que você sempre procure estar neste grupo, e se não
estiver é possível que você faça uma nova segmentação de mercado e
insira sua empresa em uma destas definições.
Todas as ações da empresa devem ser planejadas, então é natural que
as pessoas já tenham em sua cultura individual o hábito de planejar,
conhecendo exatamente seus pontos fortes e pontos fracos, enxergando
as oportunidades e ameaças de mercado, e estudando constantemente a
si e aos concorrentes.
Em um mercado altamente exigente, com consumidores mais informados e
que procuram quem melhor lhes atende aos desejos, é imprescindível
que a organização trabalhe de forma planejada, sabendo quem é, onde
está, que caminho seguir, como atingir seus objetivos e procurando
encontrar as melhores oportunidades antes da concorrência.