Planejamento Estratégico de Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
12/02/2007
O planejamento é o primeiro passo para fazer corretamente uma
campanha de Marketing, elaborar estratégias, táticas, conhecer o
mercado, seu público-alvo é definido, o mix de Marketing é definido
e tudo é colocado em ação.
São muitas as ferramentas que o profissional de Marketing pode usar,
também existe a necessidade de conhecer o Ciclo de vida, tanto do
produto quanto do mercado, para que não haja possibilidade de
equívoco ao lançar um produto ou serviço.
A Pesquisa tem um papel fundamental, traz para a empresa os dados
necessários para colocar em prática o uso da melhor ferramenta na
hora certa e da maneira correta.
Ao iniciar o processo de elaboração do mix de Marketing, deve-se
estar atento ao conjunto de fatores que influenciam cada um dos P´s
envolvidos, pois cada um deles está ligado ao outro e assim devem
ser tratados, como um conjunto.
Estratégias são elaboradas para disponibilizar ao consumidor o
produto ou serviço da melhor maneira, no local apropriado, na
quantidade adequada, informando corretamente e colocando o Valor
certo e justo.
Muitas vezes um dos 4 P´s pode influenciar os demais, cada produto
têm o seu local certo para venda, o uso definido, um público-alvo
muito bem definido, fornecedores envolvidos com todo o processo de
Marketing, conhecer os concorrentes e estar preparado para atender
perfeitamente o consumidor.
Em certos casos o consumidor, ao adquirir qualquer produto ou
serviço, deve perceber seu Valor, que não é seu preço, mas os
benefícios que traz ao ser usado e este é um ponto altamente
subjetivo, cada pessoa tem sua individualidade e o Valor é percebido
de forma diferente.
Todo planejamento inicia-se com uma Pesquisa, seja ela direta no
mercado ou em dados já conhecidos, mas o diferencial de cada
organização está relacionado com a utilização dos dados coletados.
Para que o planejamento traga retorno para a organização, deve-se
saber exatamente quais são as oportunidade e ameaças, quais são os
pontos fortes e fracos, o que, logicamente, quase sempre irá apontar
somente as qualidades da organização, deixando de lado o que deve
ser tratado com cuidado e sabedoria.
Colocar os pontos menos bons de uma empresa na frente da alta
diretoria é reconhecer que os concorrentes também podem encontrar
essas brechas e ali direcionarem suas estratégias, por isso é
importante ter conhecimento da empresa como um todo e não por
departamentos.
Cada um dos departamentos pode até mesmo utilizar um planejamento
estratégico específico para a sua área, mas todos eles devem ter em
comum o foco organizacional.
Um dos maiores segredos do Marketing não está nos livros, não é
comentado e nem exposto, mas todos conhecem e sabem onde encontrar,
somente não conseguem enxergar e por isso as organizações ainda
trabalham com departamentos isolados.
A missão e visão da empresa apontam um foco, algumas pessoas
esquecem, então perdem completamente o rumo que deve orientar o
planejamento, passando a realizar ações corretivas sem projeções
futuras e soluções reais para a organização.
Planejar é conhecer a si e aos concorrentes, mas ninguém gosta de
reconhecer que possui algo não tão bom em si, então as organizações
sofrem porque também não conseguem reconhecer seus pontos fracos e
ameaças.