Planejamento Estratégico em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
15/11/2006
Muito mais do que elaborar novos produtos, criar campanhas, estudar
o público-alvo, cabe ao profissional de Marketing planejar
estrategicamente suas ações, direcionar a empresa para o rumo
correto e permitir que todos os componentes da organização estejam
sincronizados e em perfeita harmonia, desde o conceito do produto
até o ponto de feedback dos consumidores.
Partindo do princípio da formulação dos objetivos, dos programas
usados para a ação e execução, cuidando de variáveis internas e
externas, dá-se a organização uma evolução altamente planejada e
sólida em seus resultados, pois os estudos necessários e contínuos
são a base para que cada uma das fases do planejamento estratégico
tenha o efeito desejado e traga benefícios para a organização.
O planejamento estratégico não é somente um conjunto de ações e
ferramentas para a execução do projeto, é também uma forma de
integrar a empresa e seu ambiente, otimizando a relação e
possibilitando que não haja prejuízo para nenhum dos lados,
principalmente quando o planejamento estratégico é elaborado por um
profissional de Marketing e não qualquer outro.
Muito mais do que conquistar e reter consumidores satisfeitos, uma
organização com sucesso no mercado sempre deve estar preparada para
adaptar-se às mudanças contínuas que ocorrem no mercado e um
planejamento orientado diretamente para o mercado cumpre esta
função, buscando manter uma flexibilidade viável em seus objetivos,
adequando as habilidades e recursos para manter seu vínculo com o
sucesso nas vendas dos produtos, gerando o lucro necessário para os
investimentos em melhorias na estrutura da organização e também em
seus projetos de RS, conquistando uma fatia maior de mercado com o
crescimento previamente calculado e mantendo o foco em sua missão
organizacional.
Um planejamento estratégico envolve as seguintes etapas:
Definição da missão corporativa: neste ponto, ou etapa, deve-se
conhecer exatamente: Qual é o negócio da empresa? Quem é o
consumidor? O que tem de Valor para o consumidor? A missão
corporativa deve responder estas perguntas aparentemente simples,
mas que estão entre as mais difíceis que uma corporação terá que
responder. “As melhores missões são aquelas guiadas por uma visão
utópica de realização, uma espécie de sonho impossível que fornece
um direcionamento de longo prazo”;
Análise da situação: nesta etapa entram os históricos relevantes
sobre o mercado, a empresa e o produto, fazendo-se uma análise de
como o Composto mercadológico (mix de Marketing) tem sido usado e
também têm-se uma visão de como a concorrência tem atuado. Neste
ponto é imprescindível o bom uso da Pesquisa de mercado. A matriz
BCG, a análise SWOT, e outras ferramentas de Marketing são também
usadas para revelar o panorama macro e micro ambiental;
Formulação dos objetivos: elaborar quais são os pontos a serem
alcançados no mercado e impedir que os concorrentes cheguem primeiro
no posto almejado pela organização;
Formulação das estratégias: definir quais serão as estratégias
usadas, estas estratégias devem ser claramente ligadas ao tamanho da
empresa, seu porte produtivo e principalmente serem viáveis;
Implementação, feedback e controle: nesta etapa o planejamento
estratégico é colocado em funcionamento, há de se buscar o retorno
das informações geradas pelo uso e funcionamento do planejamento
gerando um feedback e deve-se prestar muita atenção neste retorno de
informações, controlando todo o processo de execução, para que
sempre hajam melhorias no processo e que não deixem o planejamento
estratégico perder fôlego diante dos concorrentes do mercado.