Planejando a Presença de seu candidato na Internet
Por Mayko Franceschi
04/07/2010
Este artigo falará sobre o planejamento de marketing político
digital.
O que faremos aqui é basicamente um passo a passo de como planejar a
presença de um candidato na web.
Vamos então aos passos mais importantes nesse processo.
Identifique quem é seu público-alvo
A primeira tarefa que devemos fazer é identificar quem são nossos
possíveis eleitores.
A segmentação é muito importante, pois geralmente um candidato se
identifica mais com um grupo da população. Seja do ponto de vista
profissional (um participante de algum sindicato) ou do ponto de
vista das necessidades (pessoas que vivem problemas ligados a saúde,
por exemplo).
Outro ponto importante é saber dados demográficos sobre seus
possíveis eleitores.
Com essas informações em mãos, visite o site do Cetic (www.cetic.br)
e descubra se esses possíveis eleitores tem acesso a web, quanto
tempo passam online e outras informações pontuais para definição se
a web é ou não um canal interessante para aquele candidato (sim, não
é para todos que vale a pena).
Análise do candidato
Agora é a hora do levantamento do briefing, mas um briefing que
buscará por informações um pouco diferentes.
Qual é a imagem que o candidato? Essa informação é de extrema
importância, pois você reforçará essa imagem durante toda a
campanha.
Essa é a hora de saber qual a quantidade aproximada de votos para
ser eleito e principalmente todos os “podres” do mesmo, que vai te
deixar preparado para enfrentar possíveis ataques de opositores.
Definição das ferramentas
Quais ferramentas serão utilizadas para se alcançar o resultado
esperado?
O site é algo obrigatório. Será lá que todo o material será postado,
além de ser o único local na web em que o candidato pode fazer o que
quiser (menos atacar os adversários). Minha preferência é pela dupla
site + blog juntos.
Mas para desenvolver o site, é preciso levar em conta os dados
colhidos anteriormente. O que seus eleitores esperam? O que eles
buscam encontrar num candidato? Quais seus problemas principais?
Tudo isso deve ser levado em conta na produção do site.
Quanto as mídias sociais, leve em consideração o que pode fazer
realmente diferença, se seu público está lá e se a equipe dará conta
de manter todas elas trabalhando em conjunto. É melhor trabalhar bem
em duas do que mal em dez.
Outras ferramentas que podem ser interessantes mas complicadas de
utilizar são virais e novas tecnologias, tudo com o objetivo de
fazer barulho em nome do candidato.
Cronograma de ações
É muito importante definir um cronograma. Ele fará com que a
campanha fique organizada e que você consiga pensar em cada ponto no
momento correto.
Relacionamento com o database marketing
Como será o relacionamento com as pessoas? Seu candidato tomará a
frente nas discussões? Irá propor o caminho a se seguir? Definirá o
plano de campanha perguntando as pessoas o que realmente é mais
importante para elas?
Deve-se definir qual tipo de postura iremos assumir e manter esse
método durante toda a campanha. Só mude caso seja identificado na
etapa de monitoramento que a estratégia está dando errado.
Treinamento da equipe
Agora é hora de definir quem participará do projeto e deixar toda
essa equipe “azeitada”.
O ideal é que todos tenham uma versão resumida de todo o
planejamento, e em particular com mais detalhes sua participação
nesse plano.
Saiba escolher muito bem as pessoas que serão os seus “cabos
eleitorais virtuais”.
Implementação do plano
Agora é hora de iniciarmos as ações e estratégias previamente
traçadas para seu candidato alcançar o objetivo final de tudo isso:
se eleger.
O ponto mais importante para aquele que for o responsável geral pelo
marketing político digital é manter a equipe focada, seguindo o
cronograma proposto e fiscalizar cada “elo” do plano, ou seja, cada
pessoa. Um “elo” fraco faz toda a corrente quebrar.
Saiba identificar também o que está dando certo e o que não está.
Esteja atento para modificar estratégias caso seja necessário.
Monitore tudo
O grande ponto da estratégia é o monitoramento. Além de utilizar de
ferramentas web para o mesmo, deve-se utilizar o bom senso e
analisar cada item colhido.
Deve-se utilizar esses dados para se definir qual o melhor caminho a
seguir, qual estratégia está trazendo mais resultados, qual
ferramenta ou tipo de público deve ter mais atenção e tudo que um
monitoramento de qualidade pode fazer por você.
Fico por aqui. Sabemos muito bem que cada ponto desse aqui se
desdobra em várias etapas, e dá muito trabalho. Portanto meu
conselho final é que para o objetivo final sejam traçadas
sub-objetivos, que possam ser trabalhados separados e por etapas,
para que se possa ter a atenção e organização devida para que toda a
estratégia de marketing político digital funcione como previsto (se
é que é possível prever algo…).
Mayko Franceschi é Engenheiro de Computação e trabalha na área há 8
anos. É diretor da unidade Campo Grande MS da Magoweb – Marketing
Digital e Soluções para Internet, a maior empresa do país
especializada na área, com 24 unidades em 13 estados do Brasil e 1
unidade nos EUA. Estudioso da área da computação, é membro do
conselho dos jovens empresários do Mato Grosso do SUL (CJE-MS), que
trabalha para fortalecer o empreendedorismo no estado.
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