Plano de Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
21/11/2006
Ao elaborar um plano de Marketing pode-se compreender a importância
que existe em estar envolvido completamente com estudo e Pesquisa, o
mercado não pára e seus concorrentes sempre irão buscar estar um
passo à frente, com produtos melhores, com uma Marca muito mais
presente na mente do consumidor e conseguindo a fidelização do
público-alvo.
Um bom plano de Marketing tem natureza operacional, dividido em 5
etapas:
Informações de mercado: nesta etapa ocorrem as coletas de dados, a
busca por informações que dêem ao profissional de Marketing um
direcionamento de quais ferramentas usar para elaborar e compreender
o mercado, a concorrência e o público que pretende atingir;
Estratégias de Marketing: este é o momento onde são definidas as
estratégias, é um ponto onde o profissional de Marketing busca
adequar as estratégias ao produto, empresa e mercado;
Mix de Marketing: o Composto mercadológico é elaborado com base nos
4 P´s (Produto, Comunicação, Distribuição e Preço), com informações
precisas e estratégias bem elaboradas é facilmente simples de ser
criado, é necessário conhecer bem a cadeia de fornecedores, a
empresa, os Canais a serem usados etc.;
Implementação: este é o ponto mais delicado, colocar toda a
estrutura já montada para funcionar exige atenção, um planejamento
de ações muito bem organizados e consome investimentos que devem ter
retorno positivo ao longo da sua vida útil;
Controle e realimentação: nada pode ser feito sem que haja um
controle, usar as ferramentas corretas para medir o desempenho da
organização, as mudanças do mercado e as melhorias que podem ser
feitas com base no feedback do consumidor são fundamentais e geram
um ciclo evolutivo, os profissionais de Marketing sabem da
importância deste ponto e procuram não deixar brechas para a
concorrência superar sua empresa.
Muito mais do que um planejamento, o plano de Marketing é a base
para que uma nova linha de produtos ou serviços e Marca, voltados
para que todos os pontos levantados no planejamento acabem por
atingir suas metas.
Quando um plano de Marketing não sai como planejado pode-se dizer
que o marqueteiro não sabe como elaborar um, não conhece o mercado e
muito menos a empresa, por isso sempre fracassam e levam as empresas
consigo.
Os profissionais de Marketing sabem muito bem quais pontos são
importantes, mesmo sabendo que todos são importantes, ele dá
prioridade àqueles pontos onde a concorrência já tem experiência ou
pode vir a usar como ponto de ataque em sua estratégia, por isso é
muito importante que o profissional de Marketing saiba entender os
dados que recebe em suas mãos e dê Valor para o aprendizado
contínuo.
Um plano de Marketing é composto pelas seguintes partes:
Resumo executivo e sumário;
Situação atual de Marketing;
Análise de oportunidades e questões;
Objetivos;
Programas de ação;
Demonstrativo de resultados projetados;
Controles.