O Plano de Negócios e o Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
09/11/2007
Antes de criar sua empresa é necessário elaborar um plano de
negócios, conhecer seu mercado, coletar os dados sobre a
concorrência, desenvolver um estudo sobre todas as oportunidades
disponíveis no mercado e ter em mente que as melhores idéias são
aquelas que se desenvolvem aos poucos.
Dedicar um tempo para pesquisar é um hábito que deve ser comum para
aqueles que desejam entrar em um mercado já estabelecido, o que
muitas vezes não é realizado porque a pessoa se julga conhecedora
sobre qualquer acontecimento ou como funciona aquele mercado.
Todas as vezes que uma pesquisa é realizada são encontradas
oportunidades e também ameaças ao negócio, os concorrentes podem
reagir a sua entrada, os consumidores, quando não consultados
previamente, podem rejeitar seus produtos ou serviços e outros
pontos como:
· Fornecedores: se você não estuda o mercado pode ficar sem a
matéria-prima, e isto não pode acontecer quando a empresa está
produzindo;
· Estrutura: transportar é necessário, seja dos fornecedores ou para
os centros de distribuição, então o meio utilizado deve estar
disponível sempre, e caso haja algum problema deve-se contar com uma
solução rápida, evitando deixar que os concorrentes ocupem o espaço
dos seus produtos nos pontos de venda;
· Atendimento: criar um padrão é uma saída interessante para se usar
quando se está implantando uma nova empresa no mercado, sem esquecer
que este padrão não se refere a como agir em todos os atendimentos,
mas em ter respeito, atenção e ética para com os clientes;
· Missão, visão e valores: são diretrizes que podem determinar o
êxito da sua empresa no mercado;
· Cadeia de valor: no início é um pouco difícil trabalhar com este
conceito, mas se você iniciar o negócio com a busca pela excelência,
terá mais facilidade em atingi-la ao seguir corretamente o
planejamento;
· Relacionamento: se relacionar é fundamental, é o início do
processo que dá origem à organização, pois uma única pessoa não faz
nada sozinha;
· Organização: se o planejamento é composto por departamentos há uma
grande chance de criar conflitos, porque a organização não trabalha
separadamente, todos devem estar conscientes de que todos trabalham
por um objetivo comum.
Há muitas possibilidades a se explorar, pesquisar e aprender como
funcionam, mas todos os mercados dão oportunidades àqueles que
planejam suas ações, desde a criação da organização, pois todas as
pesquisas apontam que 95% das empresas que estão no mercado criaram
seu plano de negócios, o que demonstra que se você sabe quem é, sabe
onde está, conhece o caminho que irá seguir, tem definido aonde quer
chegar e sabe como fazer, tem um êxito muito mais fácil no mercado.
Também é necessário buscar referências nas maiores organizações,
pois todas iniciaram seus negócios como pequenas empresas,
planejando suas ações no mercado, trabalhando com um único foco
conhecido por todos os colaboradores e sem desviar-se dos valores
estabelecidos naquele momento.
Sempre que há um planejamento é possível rever o que está correto, o
que pode ser melhorado, pois tudo pode ser melhorado sempre, qual é
a melhor região para se instalar a empresa e muitas outras
informações que permitem evoluir constantemente, essencialmente
porque as organizações devem se desenvolver diariamente, aprender
sempre e não parar onde estão.
Todas as grandes organizações aprendem com seu passado, olhando para
o futuro com seus pés no presente.