O Plano de Negócios e o Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
09/11/2007

Antes de criar sua empresa é necessário elaborar um plano de negócios, conhecer seu mercado, coletar os dados sobre a concorrência, desenvolver um estudo sobre todas as oportunidades disponíveis no mercado e ter em mente que as melhores idéias são aquelas que se desenvolvem aos poucos.
Dedicar um tempo para pesquisar é um hábito que deve ser comum para aqueles que desejam entrar em um mercado já estabelecido, o que muitas vezes não é realizado porque a pessoa se julga conhecedora sobre qualquer acontecimento ou como funciona aquele mercado.
Todas as vezes que uma pesquisa é realizada são encontradas oportunidades e também ameaças ao negócio, os concorrentes podem reagir a sua entrada, os consumidores, quando não consultados previamente, podem rejeitar seus produtos ou serviços e outros pontos como:

· Fornecedores: se você não estuda o mercado pode ficar sem a matéria-prima, e isto não pode acontecer quando a empresa está produzindo;

· Estrutura: transportar é necessário, seja dos fornecedores ou para os centros de distribuição, então o meio utilizado deve estar disponível sempre, e caso haja algum problema deve-se contar com uma solução rápida, evitando deixar que os concorrentes ocupem o espaço dos seus produtos nos pontos de venda;

· Atendimento: criar um padrão é uma saída interessante para se usar quando se está implantando uma nova empresa no mercado, sem esquecer que este padrão não se refere a como agir em todos os atendimentos, mas em ter respeito, atenção e ética para com os clientes;

· Missão, visão e valores: são diretrizes que podem determinar o êxito da sua empresa no mercado;

· Cadeia de valor: no início é um pouco difícil trabalhar com este conceito, mas se você iniciar o negócio com a busca pela excelência, terá mais facilidade em atingi-la ao seguir corretamente o planejamento;

· Relacionamento: se relacionar é fundamental, é o início do processo que dá origem à organização, pois uma única pessoa não faz nada sozinha;

· Organização: se o planejamento é composto por departamentos há uma grande chance de criar conflitos, porque a organização não trabalha separadamente, todos devem estar conscientes de que todos trabalham por um objetivo comum.

Há muitas possibilidades a se explorar, pesquisar e aprender como funcionam, mas todos os mercados dão oportunidades àqueles que planejam suas ações, desde a criação da organização, pois todas as pesquisas apontam que 95% das empresas que estão no mercado criaram seu plano de negócios, o que demonstra que se você sabe quem é, sabe onde está, conhece o caminho que irá seguir, tem definido aonde quer chegar e sabe como fazer, tem um êxito muito mais fácil no mercado.
Também é necessário buscar referências nas maiores organizações, pois todas iniciaram seus negócios como pequenas empresas, planejando suas ações no mercado, trabalhando com um único foco conhecido por todos os colaboradores e sem desviar-se dos valores estabelecidos naquele momento.
Sempre que há um planejamento é possível rever o que está correto, o que pode ser melhorado, pois tudo pode ser melhorado sempre, qual é a melhor região para se instalar a empresa e muitas outras informações que permitem evoluir constantemente, essencialmente porque as organizações devem se desenvolver diariamente, aprender sempre e não parar onde estão.
Todas as grandes organizações aprendem com seu passado, olhando para o futuro com seus pés no presente.