Plano de ação por produto x Segmento
Por Carlos Alberto de Faria
01/07/2008

1. SÍNTESE
Qual o resumo do plano de ação que está sendo proposto ? (máximo de uma página)
Por quê ?
Quais as metas e indicadores que o plano se propõe a atingir ?
Como vamos medir essas metas e indicadores ?
Qual será a receita ?
Qual é o custo do plano de ação ?

2. Análise e Adequação do Plano de Marketing
Apresentação das adequações do Plano de Marketing recomendadas, tendo em vista os dados da análise do item 5 do Relatório de Monitoração de Mercado e as considerações do mercado externo e das condições internas da MERKATUS apresentadas no item 6, também do Relatório de Monitoração de Mercado
Confrontação com o Plano de Marketing
Alteração das premissas
Há alguma premissa que precisa ser revista ou incluída ?
Qual ?
Qual a modificação ou inclusão?
Qual o suporte de evidências justificam tal alteração ?
Alteração das oportunidades e ameaças
Há alguma oportunidade ou ameaça que precisa ser revista ou incluída ?
Qual ?
Qual a modificação ou inclusão?
Qual o suporte de dados e evidências justificam tal alteração ?
Alteração das forças e fraquezas
Há alguma força ou fraqueza que precisa ser revista ou incluída ?
Qual ?
Qual a modificação ou inclusão?
Qual o suporte de dados ou evidências justificam tal alteração ?

3. Proposta de Plano de Ação
Apresentação de proposta de Plano de Ação tendo em vista as alterações havidas no Plano de Marketing e a posição relativa da MERKATUS frente aos concorrentes no Mapa de Valor para o Cliente.
Mudança ou inclusão dos objetivos e estratégias
Há algum objetivo ou estratégia que precisa ser revisto ou incluído ?
Qual ?
Qual a modificação ou inclusão?
Qual o suporte de evidências justificam tal alteração ?
Indicadores atingidos e não atingidos
Quais os indicadores atingidos ?
Quais os indicadores não foram atingidos ?
Quais os por quês ?
As mudanças nos objetivos e estratégias vão reforçar alguns dos indicadores ?
Com as alterações nos objetivos e estratégias o que se espera em termos de indicadores ?
Propostas de novos objetivos, estratégias e Planos de Ação, e suas respectivas medidas de efetividade
Proposição dos objetivos, estratégias, planos de ação e respectivos indicadores de efetividade

Carlos Alberto de Faria é sócio diretor da Merkatus - Fonte: Merkatus