Plano de Marketing para Arquitetos
Por Ari Lima
12/05/2008
Como a maioria dos profissionais liberais, os Arquitetos e demais
profissionais de áreas correlatas precisam desenvolver um plano
estratégico de marketing em seus escritórios. No entanto muitos
profissionais imaginam que este tipo de plano é muito complicado
para ser elaborado e executado, pois acreditam que demanda grande
investimento financeiro, intenso treinamento de pessoal e outros
recursos, acima de suas possibilidades. Mas um plano de marketing
não precisa ser assim.
Em função da realidade da maioria dos profissionais que saem da
universidade sem experiência em negócios e com poucos recursos para
investir, podemos propor a elaboração de um plano de marketing
simples e prático, definindo alguns aspectos fundamentais. É preciso
que o profissional esteja atento ao código de ética de seu setor,
para que trabalhe sempre em sintonia com estas regras.
• É necessário construir uma marca para este profissional.
• Definir os serviços que fornecerá ao mercado em função das
necessidades dos clientes.
• Relacionamento com os clientes.
• Relacionamento com a sociedade.
• Buscar as novas oportunidades de negócios.
• Desenvolver competências essenciais para tornar-se um profissional
competitivo.
• Utilização do cartão de vista de forma dinâmica;
• Criar um folheto ou panfleto para divulgar os serviços do
escritório.
• Organizar o cadastro de clientes antigos.
• Criar um cadastro de clientes em potencial.
• Utilização da Internet.
• Construção de relacionamentos de parcerias e networking.
• Criar um telemarketing.
• Criar um sistema de correspondência.
• Criar o roteiro de marketing do escritório.
• Montar o plano estratégico.
A marca profissional
É necessário construir uma marca para que este profissional possa se
posicionar no mercado frente à concorrência. O objetivo é que seu
escritório possa se tornar uma “referência” para os clientes desta
região ou setor de atividade na prestação de serviços em sua
especialidade. Elabore um slogan (frase), que sintetize a principal
qualidade do escritório, ou a principal necessidade dos clientes.
Um dos melhores ingredientes de uma marca é a credibilidade. Esta
qualidade é conquistada com competência técnica e com relacionamento
de transparência e bom atendimento com seus clientes.
Definir quais são seus produtos ou serviços
Defina um conjunto de serviços que possam ser percebidos pelos
clientes como benefícios e que façam uma diferença relevante na hora
da contratação dos serviços, em relação aos concorrentes. Para isto
é preciso pesquisar junto aos clientes e ao mercado, para entender
melhor as necessidades não satisfeitas, as demandas latentes e as
tendências futuras.
Um dos grandes segredos do marketing é a competência do profissional
em atender necessidades dos clientes. Para isto, é necessário ter
sensibilidade, estar atento e oferecer produtos e serviços que
atendem as necessidades não satisfeitas.
Relacionamento com os clientes
Um ótimo relacionamento com os clientes continua sendo o principal
diferencial de um profissional. Pode parecer um clichê ou conceito
muito “batido”, mas o bom relacionamento ainda é o principal fator
de fidelização, construção da marca e em conseqüência, do sucesso do
escritório.
É preciso desenvolver empatia com os clientes e comunicar as
mensagens de maneira congruente. O que o profissional falar para um
cliente, deve significar o seu pensamento e suas ações.
Alem disso, todos os colaboradores do escritório precisam falar a
mesma linguagem e apresentar o mesmo nível de atendimento adequado.
Relacionamento com a sociedade
Tanto quanto em outras profissões, o profissional de Arquitetura
precisa desenvolver uma política de relacionamento com a sociedade.
Através de contatos com a imprensa, publicação de artigos, opiniões,
estatísticas, matérias informativas e sugestões que possam ser úteis
ao seu público alvo.
Existem diversos mecanismos para realização destas tarefas, não
apenas através de envio destes artigos e informações aos meios de
comunicação, de maneira sistemática, como também na publicação
destas matérias através da internet.
O relacionamento com a imprensa poderá ser uma importante forma de
promoção social, tanto do escritório quanto do profissional da área
de saúde.
Outra forma de relacionamento com a sociedade, é através da
participação em entidades de classe, associações comerciais e de
negócios. Esta forma de participação possibilita travar conhecimento
com futuros parceiros e aumentar seu relacionamento interpessoal ou
networking.
Buscar as novas oportunidades de negócios.
Uma das principais tarefas para novos e antigos profissionais é o
conhecimento do seu mercado de atuação, através de estudos e
pesquisas, para descobrir as tendências e as novas oportunidades que
estão se abrindo no seu ramo de atividade.
É preciso ficar “antenado” no mercado, conversar com outros
profissionais, ler as revistas especializadas do setor, participar
de eventos e congressos, pesquisar na internet, visitar sites de
outros profissionais, buscar informações no exterior e tentar
habitualmente estar atualizado.
Mantendo esta rotina de pesquisa, o profissional poderá prever
tendências e descobrir nichos de mercado, novas oportunidades de
negócios e novas necessidades de clientes que estarão surgindo.
Agindo desta forma, este profissional estará se tornando mais
competitivo frente a outros profissionais.
Desenvolver competências essenciais para tornar-se um profissional
competitivo
Estudos comprovam que existem diversos traços de personalidade e
comportamentos em comum que diferenciam os profissionais de sucesso
dos demais profissionais. Partes destas competências são
naturalmente adquiridas ao longo de suas experiências de vida, e
outras são forjadas pela necessidade de se sobressair no mercado de
trabalho. As principais são:
• Auto-motivação – que é a capacidade de se motivar continuamente,
independente das situações adversas ou contratempos que possam
ocorrer em suas vidas.
• Humor – que é a arte de gerenciar o próprio estado de espírito.
• Produção de conhecimento – capacidade de crescer
profissionalmente.
• Liderança – capacidade de dirigir pessoas e tirar o melhor delas.
• Relacionamento interpessoal – capacidade de se comunicar com as
pessoas em geral de forma eficaz, fazer amigos e influenciar pessoas
- poder de persuasão.
• Criatividade – capacidade de criar e perceber coisas novas, gerar
novas maneiras de fazer tarefas.
• Capacidade de sonhar – exercício de imaginar coisas impossíveis e
criar condições para realizá-las.
Utilização do cartão de vista de forma dinâmica
O cartão de visita é uma arma pequena, mas poderosa na conquista de
novos clientes. O profissional precisa se habituar a utilizar esta
importante ferramenta de marketing de maneira ativa e em todas as
oportunidades principalmente em eventos e reuniões que participar.
Ele poderá ser importante para conquistar novos parceiros e ampliar
sua networking.
Material promocional
Elabore um panfleto ou folheto, com a relação de todos os serviços
prestados, e a descrição da forma de trabalhar do profissional. Crie
um material com boa qualidade visual, mas dentro das condições
financeiras do escritório. Relacione todos os serviços oferecidos,
realce os benefícios em relação aos clientes, e coloque logomarca,
slogan e telefone bem destacados. Este folheto deverá ser divulgado
frequentemente, em locais estratégicos, através de parceiros e de
outros escritórios ou empresas de áreas complementares.
Cadastro de clientes
Organize seu cadastro de clientes, num computador ou mesmo num
fichário, de forma a colocar todas as informações sobre estes
clientes, e os serviços que já foram prestados no passado a eles.
Crie o hábito de fazer contato com estes clientes periodicamente,
para saber se estão precisando de algum serviço. Isto é
telemarketing.
Clientes em potencial
Elabore um cadastro de clientes em potencial, que possam vir a
precisar dos serviços de seu escritório. Por exemplo: se o
profissional prestar serviços de arquitetura para uma prefeitura,
certamente outras prefeituras também devem necessitar dos mesmos
serviços. Caso forneça serviços específicos à determinada empresa de
um setor industrial, certamente outras empresas do mesmo setor, ou
com as mesmas características, precisarão dos mesmos serviços.
Utilize o poder da Internet
Utilize a Internet como importante ferramenta de marketing. Através
da elaboração e publicação de artigos em sites, da utilização de
blogs pessoais, da elaboração de um site do escritório, da
participação em diversas comunidades de profissionais e de muitos
outros recursos que a internet possibilita.
Parcerias e networking
A construção de relacionamentos de Parcerias e Networking, que são
relacionamentos profissionais e pessoais com o objetivo de ajuda
mútua, são uma das mais eficazes formas de conquistar clientes. Para
isto, é necessário construir uma rede de relacionamento com
profissionais e entidades que tenham atuação profissional
complementar, e que possa possibilitar uma troca de informações e
indicação mútua de clientes.
Dependendo da situação, será necessário combinar o pagamento de uma
comissão, se for o caso. Forneça frequentemente certa quantidade de
cartões de visitas e folhetos para estes parceiros. Certamente, com
o tempo, eles se tornarão uma fonte importante de novos negócios.
Telemarketing
Crie um telemarketing no seu escritório, para contatar os clientes
em potencial e os antigos. O telemarketing é simplesmente uma rotina
de ligações telefônicas que você deverá criar no consultório para
fazer contatos comerciais. Escreva um pequeno roteiro do que irá
falar, e como irá oferecer os serviços. Importante! Evite tentar
vender por telefone, simplesmente coloque seus serviços à disposição
daquele cliente em potencial, e combine de remeter um folheto com
sua relação de serviços e o telefone de contato. Certamente, no dia
que aquele cliente precisar, ele irá lhe procurar. Este serviço pode
ser executado rotineiramente por uma secretária devidamente
treinada.
O objetivo destes contatos deve ser informativo, para não ferir o
código de ética do setor.
Correspondência
Utilize um sistema de correspondência para enviar periodicamente
mensagem aos seus clientes, pode ser inclusive via e-mail, por ser
mais econômico. A correspondência serve de apoio ao telemarketing,
os dois são complementares. Esta comunicação cria um relacionamento
e mantém o cliente informado sobre a realidade do escritório e do
profissional. A newsletter (jornal eletrônico) é um ótimo mecanismo
de relacionamento com os clientes
Incorpore o marketing às rotinas
Crie um roteiro de atividades relacionadas à propaganda e promoção
do escritório para ser incorporado às tarefas do dia a dia. Defina
uma pessoa responsável pelo setor de marketing, e inclua todas estas
ações às tarefas a serem realizadas habitualmente. Marketing é
hábito. Deve ser realizado todo dia, da mesma forma que a faxina do
escritório, o serviço bancário e as demais rotinas.
Documente seu plano
Ponha tudo no papel e transforme estas ações em seu plano
estratégico de marketing. Se possível faça um documento, para que
periodicamente possam avaliar os resultados. Incluam neste plano os
itens abaixo:
• defina os objetivos do escritório para os próximos anos;
• qual o faturamento pretendido;
• quantos colaboradores, sócios e funcionários terão;
• que investimentos pretendem fazer nos próximos anos;
• que objetivos pretendem realizar com o sucesso do escritório;
• outras metas;
O objetivo deste plano estratégico é sempre estar apontando um
caminho, mostrando aonde o profissional quer chegar, e também
motivar a todos, principalmente nos momentos mais difíceis.
Como se pode perceber, todo esse conjunto de idéias e ações
propostas são facilmente implantáveis em qualquer escritório a um
custo mínimo. São conceitos que funcionam de verdade. Foram úteis no
passado a milhares de escritório, e certamente serão úteis no
presente e no futuro a todos os pequenos ou grandes escritórios que
precisam se estabelecer e enfrentar um mercado cada vez mais
competitivo, exigente e complexo.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e
gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve
treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para
profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes
universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o
lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente
para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento
de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a
clientes.