Plano de Marketing Para o Setor Veterinário
Por Ari Lima
12/05/2008
Muitos profissionais do setor veterinário têm dificuldade de
implantar um plano estratégico de marketing em seus consultórios e
clinicas, ao mesmo tempo em que imaginam que este tipo de plano é
muito complicado para ser executado. Acreditam que demanda grande
investimento financeiro, intenso treinamento de pessoal e outros
recursos acima das possibilidades de seu negócio. Mas um plano de
marketing não precisa ser assim.
Por solicitação de um médico veterinário que nos revelou dificuldade
de encontrar informações específicas para o marketing no setor,
vamos elaborar um plano de marketing para promover um consultório ou
clinica veterinária, além de ajudar o marketing pessoal do próprio
profissional.
Vamos elaborar um plano completo, tendo em vista a realidade média
do setor. Cada profissional ou clinica deverá fazer as adaptações
necessárias ao seu contexto particular. Incluiremos os principais
aspectos fundamentais que precisam estar presentes em qualquer plano
de marketing, e pedimos que os profissionais procurem utilizar estes
conceitos dentro do previsto no código de ética do setor.
É necessário construir uma marca para este profissional.
Definir os serviços que fornecerá ao mercado em função das
necessidades dos clientes.
Relacionamento com os clientes.
Relacionamento com a sociedade.
Utilizar o cartão de visita de forma dinâmica.
Criar um folheto ou panfleto para divulgar os serviços do
consultório.
Organizar o cadastro de clientes antigos.
Criar um cadastro de clientes em potencial.
Utilização da Internet.
Construção de relacionamentos de parcerias e networking.
Criar um telemarketing.
Criar um sistema de correspondência.
Propaganda na mídia.
Incorporar o plano de marketing á rotina do consultório.
Documentar o plano estratégico.
A marca profissional
É necessário construir uma marca para este profissional se
posicionar no mercado frente à concorrência. O objetivo é que este
consultório possa se tornar uma “referência” para os clientes desta
região na prestação de serviços em sua especialidade. Elabore um
slogan (frase), que sintetize a principal qualidade do consultório
ou clinica, ou a principal necessidade dos clientes.
O objetivo é que este profissional possa conquistar uma posição de
destaque no foco de mercado que esta atuando. É o que chamamos de
posicionamento estratégico.
Um dos melhores ingredientes de uma marca é a credibilidade. Esta
qualidade é conquistada com competência técnica e com relacionamento
de transparência e bom atendimento com seus clientes.
Definir quais são seus produtos ou serviços
Defina um conjunto de serviços que possam ser percebidos pelos
clientes como benefícios e que façam uma diferença relevante na hora
da contratação, em relação aos concorrentes. Para isto é preciso
realizar pesquisas junto aos clientes e ao mercado, para entender
melhor as necessidades não satisfeitas, as demandas latentes e as
tendências futuras.
Um dos grandes segredos do marketing é a competência do profissional
em atender necessidades dos clientes. Para isto, é necessário ter
sensibilidade, estar atento e oferecer produtos e serviços que
atendem as necessidades não satisfeitas.
Pesquise os hábitos, as necessidades não satisfeitas e as
expectativas dos clientes. É desejável questionar os clientes do
consultório ou clinica, e se possível aplicar um questionário para
obter informações sobre a melhoria contínua dos serviços e também
sobre a possibilidade e oferecer novos serviços.
Relacionamento com os clientes
Um ótimo relacionamento com os clientes continua sendo o principal
diferencial de um profissional. Pode parecer um clichê, um conceito
muito “batido”, mas ainda é o principal fator de fidelização,
construção da marca de um profissional e em conseqüência, do sucesso
do negócio.
É preciso desenvolver empatia e comunicar as mensagens de maneira
congruente. O que o profissional falar para um cliente, deve
significar o seu pensamento e suas ações.
Alem disso, todos os colaboradores do consultório precisam falar a
mesma linguagem e apresentar o mesmo nível de atendimento adequado.
Relacionamento com a sociedade
A exemplo de outras profissões, o profissional da área da área
veterinária precisa desenvolver uma política de relacionamento com a
sociedade.
Através de contatos com a imprensa, publicação de artigos, opiniões,
estatísticas, matérias informativas e sugestões de saúde e cuidados
com os animais de sua especialização.
Existem diversos mecanismos para realização destas tarefas, não
apenas através de envio destes artigos e informações aos meios de
comunicação de maneira sistemática, como também na publicação destes
através da internet.
O relacionamento com a imprensa poderá ser uma importante forma de
promoção social, tanto da clinica veterinária, quanto do
profissional.
Existe muita curiosidade e interesse por assuntos, dicas, e formas
de relacionamento das pessoas com os animais e em relação ao manejo
dos mesmos, portanto a divulgação de informações através de artigos
é uma excelente oportunidade para um profissional promover sua marca
e a de seu negócio.
Utilizar o cartão de visita de forma dinâmica
O cartão de visita é uma excelente ferramenta de marketing, e deve
ser utilizada de maneira dinâmica em todos os contatos com possíveis
clientes, além fornecer periodicamente certa quantidade para serem
distribuídas pelos seus parceiros a clientes em potencial.
Material promocional
Elabore um panfleto ou folheto, com a relação de todos os serviços
prestados, e a descrição da forma de trabalhar do profissional. Crie
um material com boa qualidade visual, mas dentro das condições
financeiras do consultório ou clinica. Relacione todos os serviços
oferecidos, realce os benefícios em relação aos clientes, e coloque
logomarca, slogan e telefone bem destacados. Este folheto deverá ser
divulgado frequentemente, em locais estratégicos, através de
parceiros e de outros negócios e empresas de áreas complementares e
regiões de atuação.
Cadastro de clientes
Organize seu cadastro de clientes, num computador ou mesmo num
fichário, de forma a colocar todas as informações sobre estes
clientes, e os serviços que já foram prestados no passado a eles.
Crie o hábito de fazer contato com estes clientes periodicamente,
para saber se estão precisando de algum serviço. Isto é
telemarketing.
Clientes em potencial
Elabore um cadastro de clientes em potencial, que possam vir a
precisar dos seus serviços. A base para a construção de um cadastro
de clientes em potencial é traçar um perfil sócio econômico de seus
principais clientes, e identificar outros clientes com o mesmo
perfil sócio econômico.
Toda propaganda direcionada a este perfil de clientes obterá
melhores resultados.
Utilize o poder da Internet
Utilize a Internet como importante ferramenta de marketing. Através
da elaboração e publicação de artigos em sites, da utilização de
blogs pessoais, da elaboração de um site pessoal, da participação em
comunidades profissionais e de muitos outros recursos que a internet
possibilita.
Um site de um consultório ou clinica veterinária certamente
favorecerá uma maior interação com seus clientes, disponibilizando
informações úteis, dicas de procedimentos, horários de atendimentos,
etc.
Parcerias e networking
As Parcerias e a Networking, que são relacionamentos profissionais e
pessoais com o objetivo de ajuda mútua, é uma das mais eficazes
formas de conquistar clientes. Para isto, é necessário construir uma
rede de relacionamentos com profissionais e entidades com atuação
profissional complementar a sua, que possa possibilitar uma troca de
informações e indicação mútua de clientes.
Dependendo da situação, é necessário combinar o pagamento de uma
comissão, se for o caso com o parceiro. Forneça frequentemente certa
quantidade de cartões de visitas e folhetos para estes parceiros.
Certamente, com o tempo, eles se tornarão uma fonte importante de
novos negócios.
Telemarketing
Crie um telemarketing no seu consultório, para contatar os clientes
em potencial e os antigos. O telemarketing é simplesmente uma rotina
de ligações telefônicas que você deverá criar no negócio para fazer
contatos comerciais. Escreva um pequeno roteiro do que irá falar, e
como poderá oferecer os serviços. Importante! Evite tentar vender
por telefone, simplesmente coloque seus serviços à disposição
daquele cliente em potencial. Também combine de remeter um folheto
com sua relação de serviços e o telefone de contato. Certamente, no
dia que aquele cliente precisar, ele irá lhe procurar. Este serviço
pode ser executado rotineiramente por uma secretária devidamente
treinada.
Correspondência
Utilize um sistema de correspondência para enviar periodicamente
mensagem aos seus clientes, pode ser inclusive via e-mail, por ser
mais econômico. A correspondência serve de apoio ao telemarketing,
os dois são complementares. A correspondência cria um relacionamento
e mantém o cliente informado sobre a realidade do consultório e do
profissional.
Propaganda e promoções
O setor veterinário pode perfeitamente utilizar os recursos da
propaganda em veículos de comunicação, caso as possibilidades
financeiras do negócio permita. No entanto sugerimos um estudo
detalhado da mídia a ser utilizada, bem como a viabilidade
financeira do investimento.
Muitas clinicas veterinária tem um atendimento geográfico
localizado, portanto a propaganda em jornais da região ou bairro
pode ter uma relação custo benefício melhor.
O catálogo telefônico é fundamental e deve ter uma inclusão, se
possível, com certo destaque.
Incorpore o marketing às rotinas
Crie um roteiro de atividades relacionadas à propaganda e promoção
do consultório para ser incorporado às tarefas do dia a dia. Defina
uma pessoa responsável pelo setor de marketing, e inclua todas estas
ações às tarefas a serem realizadas habitualmente. Marketing é
hábito. Deve ser realizado todo dia, da mesma forma que a faxina do
consultório, a contabilidade e o serviço bancário.
Documente seu plano
Ponha tudo no papel e transforme estas ações em seu plano
estratégico de marketing. Se possível faça um documento, para que
periodicamente possa avaliar os resultados. Incluam neste documento
os itens abaixo:
defina os objetivos do consultório ou clinica para os próximos anos;
qual o faturamento pretendido;
quantos colaboradores, sócios e funcionários terão;
que investimentos pretendem fazer nos próximos anos;
que objetivos pretendem realizar com o sucesso do consultório;
outras metas.
O objetivo deste plano estratégico é sempre estar apontando um
caminho, mostrando aonde o profissional quer chegar, e também
motivar a todos, principalmente nos momentos mais difíceis.
Como se pode perceber, todo esse conjunto de idéias e ações
propostas são facilmente implantáveis em qualquer consultório ou
clinica veterinária a um custo mínimo. São conceitos que funcionam
de verdade. Foram úteis no passado, e certamente serão úteis no
presente e no futuro a todos os pequenos ou grandes negócios
veterinários que precisam se estabelecer e enfrentar um mercado cada
vez mais competitivo, exigente e complexo.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e
gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve
treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para
profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes
universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o
lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente
para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento
de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a
clientes.