Plano Estratégico para Pequenas Empresas
Por Ari Lima
12/05/2008
A maioria dos pequenos empresários fica logo “assustada” quando
alguém sugere implantar um plano estratégico de marketing em sua
empresa, pois imagina – muitas vezes com razão - que este tipo de
plano é muito complicado para ser implantado, demanda grande
investimento financeiro, intenso treinamento de pessoal e outros
recursos, acima das possibilidades da maioria das pequenas empresas.
Mas um plano de marketing não precisa ser assim.
Por solicitação de uma leitora – Pâmela -, que quer viabilizar um
negócio familiar, vou detalhar um plano de marketing para uma
pequena empresa de serviços, que funciona numa cidade do interior e
está precisando aumentar significativamente seu faturamento.
É uma empresa que presta serviços de conserto de eletro eletrônicos,
aparelhos como: televisores, rádios, DVD´s, computadores, etc.
Atualmente a divulgação da empresa restringe-se a uma propaganda
esporádica em rádio local, e também utilizam o cartão de visita,
quando solicitados pelos clientes.
Uma boa vantagem competitiva desta empresa, é que praticamente não
têm concorrentes, visto que apenas duas empresas informais concorrem
com eles na região.
Em função desta realidade, podemos iniciar a elaboração de um plano
de marketing. Vamos definir alguns aspectos deste plano.
1- criar uma marca e uma logomarca;
2- definir os serviços que fornecerão ao mercado em função das
necessidades dos clientes, e não da empresa;
3- criar um folheto ou panfleto para divulgar a empresa no mercado;
4- desenvolver parcerias;
5- organizar o cadastro de clientes antigos;
6- criar um cadastro de clientes em potencial;
7- criar um telemarketing;
8- criar um sistema de correspondência;
9- criar o roteiro de marketing da empresa;
10- montar o plano estratégico.
· Crie uma marca e uma logomarca para a empresa, para se posicionar
no mercado frente à concorrência. O objetivo é que esta empresa
possa se tornar uma “referência” para os clientes desta região na
prestação de serviços em eletro-eletrônicos. Elabore um slogan
(frase), que sintetize a principal qualidade da empresa, ou a
principal necessidade dos clientes. Por exemplo: “CONSERTO DE ELETRO
ELETRÔNICOS COM RAPIDEZ E QUALIDADE SOMENTE NA XYZ“.
· Defina um conjunto de serviços que possam ser percebidos pelos
clientes como benefícios, que façam uma diferença relevante, na hora
da contratação dos serviços, em relação aos concorrentes. Por
exemplo: prazo de entrega, prazo de pagamento, busca de equipamento
com defeito no local, ou outros aspectos que possam satisfazer os
clientes.
· Elabore um panfleto ou folheto, com a relação de todos os serviços
prestados, e a descrição da forma de trabalhar da empresa. Crie um
material com boa qualidade visual, mas dentro das condições
financeiras da empresa. Relacione todos os serviços oferecidos,
realce os benefícios em relação aos clientes, e coloque logomarca,
slogan e telefone bem destacados. Este folheto deverá ser divulgado
frequentemente, em locais estratégicos, nos comércios tipo:
padarias, mercearias, lojas em geral.
· Desenvolva parcerias, com empresas e pessoas que possam estar
sempre lhe indicando novos clientes. Certamente existem vários
profissionais e empresas de prestação de serviço que estão
constantemente em contato com os mesmos tipos de clientes que sua
empresa atende. Troque favores com estas empresas ou profissionais
autônomos, para que possam indicar clientes mutuamente. Combine o
pagamento de uma comissão, se for o caso, e forneça frequentemente
uma certa quantidade de cartões de visitas e folhetos para estes
parceiros. Certamente, com o tempo, eles se tornarão uma fonte
importante de novos negócios.
· Organize seu cadastro de clientes, num computador ou mesmo num
fichário, de forma a colocar todas as informações sobre estes
clientes, e os serviços que já foram prestados no passado a eles.
Crie o hábito de fazer contato com certa periodicidade com estes
clientes, para saber se estão precisando de algum serviço. Isto é
telemarketing.
· Elabore um cadastro de clientes em potencial, que possam vir a
precisar dos serviços de sua empresa. Por exemplo: se a empresa faz
manutenção de computador para um determinado tipo de comércio,
certamente outros comerciantes iguais àquele têm problemas
similares, porque não contactá-los e oferecer estes serviços?
· Crie um telemarketing para sua empresa, para contactar estes
clientes em potencia e os antigos. O telemarketing é simplesmente
uma rotina de ligações telefônicas que você deverá criar em sua
empresa para fazer contatos comerciais. Escreva um pequeno roteiro
do que irá falar, e como irá oferecer os serviços. Importante! Evite
tentar vender por telefone, simplesmente coloque sua empresa à
disposição daquele cliente em potencial, e combine de remeter um
folheto com sua relação de serviços e o telefone de contato.
Certamente, no dia que aquele cliente precisar, ele irá lhe
procurar.
· Utilize um sistema de correspondência para enviar periodicamente
mensagem aos seus clientes, pode ser inclusive via e-mail, por ser
mais econômico. A correspondência serve de apoio ao telemarketing,
os dois são complementares.
· Crie um roteiro de atividades relacionadas à propaganda e promoção
da empresa, para ser incorporado às tarefas do dia a dia. Defina uma
pessoa responsável pelo setor de marketing, e inclua todas estas
ações às tarefas a serem realizadas habitualmente. Marketing é
hábito. Deve ser feito todo dia, da mesma forma que a faxina da
loja, a contabilidade e o serviço bancário.
· Ponha tudo no papel e transforme estas ações em seu plano
estratégico de marketing. Se possível faça um livrinho, documente,
para que periodicamente possam avaliar os resultados. Inclua neste
documento os itens abaixo:
* defina os objetivos da empresa para os próximos anos;
* qual o faturamento pretendido;
* quantos funcionários terão;
* que investimentos pretendem fazer nos próximos anos;
* que sonhos pretendem realizar a partir do sucesso da empresa;
* outros objetivos e metas.
O objetivo deste plano estratégico é sempre estar apontando um
caminho, mostrando onde a empresa quer chegar e motivar a todos,
principalmente nos momentos mais difíceis.
Como se pode ver, todo esse conjunto de idéias e ações propostas é
facilmente implantável em qualquer pequena empresa a um custo
mínimo. São conceitos que funcionam de verdade. Foram úteis no
passado a milhares de pequenas empresas, e certamente serão úteis no
presente e no futuro a todos os pequenos negócios que precisam se
estabelecer no mercado, e não dispõem de grandes recursos para fazer
a promoção de seu nome.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e
gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve
treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para
profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes
universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o
lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente
para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento
de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a
clientes.