O Poder de Compra das Mulheres
Por Ari Lima
12/05/2008
A nova realidade do mercado nos traz um dado inquestionável: as
mulheres consomem muito mais que os homens e ainda influenciam na
decisão de compra deles. Por isto, é essencial que as empresas e os
profissionais de vendas aprendam a lidar com estas poderosas e
exigentes consumidoras.
Segundo matéria publicada na revista Pequenas Empresas & Grandes
Negócios (nº 212, setembro de 2006) no Reino Unido as mulheres
compram 85% dos produtos, e nos Estados Unidos mais de 75%. No
Brasil, elas respondem por 94% do mobiliário doméstico, 45% dos
carros novos, 92% dos pacotes de viagens e 88% dos planos de saúde.
Movimentaram no ano anterior 57,9 bilhões de reais apenas em compras
no cartão de crédito.
Com todo este poder de compra as mulheres deveriam passar a ser o
principal foco de atenção na estratégia de marketing das empresas,
tanto no que tange a produtos de consumo rotineiros, como
supermercados e vestimentas, mas também de bens duráveis, como
automóveis e apartamentos.
Diversas empresas já perceberam o poder de compra das mulheres e
começaram a desenvolver táticas e estratégias de mercado com
produtos exclusivos ao público feminino. A Ford do Brasil criou dois
comitês para discutir os gostos e as tendências de cores e
acabamentos internos de seus veículos que mais atraem as mulheres. A
Renault em parceria com O Boticário lançou em 2002 o “Clio Sedan O
Boticário” com detalhes de acabamentos direcionados a elas. Marcas
como Kodak, Nike, Montblanc, Tigre, HP do Brasil, Itaú e Bradesco
Seguros também desenvolveram produtos e estratégias específicas para
o conquistar o público feminino.
No entanto, como ressalta o consultor de marketing americano, Tom
Peters, “Homens e mulheres são diferentes e compram de jeitos
distintos”. Ele ainda afirma: “Mulheres, quando saem para comprar
uma calça preta, são capazes de percorrer o shopping por duas horas
e entrar numa porção de lojas porque se lembram que têm que comprar
um sapato, uma bolsa, um presente. E os homens? Bem, eles entram,
pagam e saem do shopping em 10 minutos.”.
Portanto, é preciso traçar um perfil destas poderosas consumidoras,
e entender como elas consomem, para tirar proveito de seu poder de
compra. Na verdade, elas têm atitudes de consumo, preferências,
prioridades e exigências diferentes dos homens.
Vejamos algumas diferenças entre homens e mulheres na hora de
comprar:
Comportamento masculino
· Em geral não gostam muito de comprar.
· São mais impacientes.
· Fazem menos pesquisa de preço.
· Pesquisam poucas opções de produtos e de lojas.
· Público menos complexo e mais homogêneo do ponto de vista
consumidor.
· São em geral menos detalhistas.
· Compram mais rapidamente do que as mulheres.
· São mais sensíveis às promoções do que as mulheres.
· Quando saem para fazer uma compra, normalmente compram apenas o
produto que buscam.
Comportamento feminino
· Em geral elas adoram comprar e têm muita paciência para isto.
· São mais detalhistas e gostam de experimentar os produtos antes de
levá-los.
· Analisam o produto e o contexto de sua utilização.
· Examinam várias opções, trocam informações e, se necessário,
visitam vários endereços antes de se decidirem.
· No caminho de uma compra, aproveitam para comprar outros produtos,
pois a mulher é capaz de pensar e fazer várias coisas ao mesmo
tempo.
· Exigem linguagem e apelos visuais de marketing diferente dos
homens.
· Não gostam de serem classificadas com estereótipos.
· O público feminino é mais complexo que o masculino e exige várias
abordagens para os diversos perfis de consumidoras.
· Buscam preço e qualidade ao mesmo tempo, nem que pra isto tenham
que gastar mais tempo procurando.
· O processo de compra das mulheres é mais longo, pois elas conferem
mais informações e fazem mais perguntas.
· As mulheres gostam de trocar mais informações e falar a respeito
do que compraram, dar dicas sobre endereços e lojas.
· Elas espalham mais notícias “boca a boca”.
· São mais ligadas a detalhes e pequenas coisas que compõem os
produtos.
· O ambiente, a decoração e o atendimento são muito importantes para
elas.
Principais equívocos das empresas em relação às mulheres
· Achar que são um nicho de mercado - Hoje, as mulheres não são um
nicho de mercado, elas são o próprio mercado, pois já respondem
direta ou indiretamente por 80% das decisões de compra da casa.
· Compram por impulso - As mulheres não compram por impulso, na
verdade elas são muito mais seletivas e pesquisadoras na hora de
comprar do que os homens.
· Compram apenas itens de menor valor – hoje as mulheres são
importantes compradoras de itens como carros novos, imóveis,
computadores, aparelhos eletrônicos e produtos de luxo.
· Utilizar a mesma linguagem em propaganda que para os homens – as
mulheres têm percepções diferentes e reagem de modo distinto a
estímulos visuais, a mensagem e a linguagem.
· As consumidoras são fáceis de fidelizar – este é o maior dos
equívocos, pois elas valorizam mais o relacionamento, e por isto
exigem que este seja feito de maneira mais profissional, evitando
mensagens e atitudes evasivas e superficiais.
Principais tipos de consumidoras
· A vaidosa – moderna e independente, é preocupada com a aparência,
com o físico e consigo mesma. Muito exigente com ela e com os
outros. Valoriza mais as marcas e compara pouco os preços.
· A familiar – valoriza mais a família, o lar e os filhos, buscando
sempre as melhores oportunidades de compra, novidades e promoções.
Pouco fiel às marcas, adora liquidações.
· A ativa – sistemática e racional, realiza as compras de maneira
rápida e profissional, vai direto ao produto que deseja, e
normalmente é fiel à marca, mas muda caso não as encontre.
· A agitada – impulsiva e dominadora, comportamentos extremos, ama
ou odeia as coisas, não tolera produtos básicos e adora gastar
dinheiro com coisas prazerosas, o preço não é tão importante para
ela, não é muito lógica.
Dada a importância do papel da mulher no mercado consumidor atual, é
fundamental que as empresas e os profissionais conheçam melhor o
comportamento do público feminino e se adaptem às necessidades e
exigências destas consumidoras, para obterem melhor sucesso no
atendimento. Por isto, sugerimos que toda empresa tenha uma política
específica de atendimento ao mais importante consumidor atual, as
mulheres.
Ari Lima é empresário, engenheiro, consultor em marketing pessoal e
gestão de carreiras e especialista em marketing e vendas. Desenvolve
treinamento em marketing pessoal e marketing jurídico para
profissionais liberais, empresas, escritórios e estudantes
universitários. Ministra cursos, seminários e palestras realçando o
lado prático e funcional do marketing e escreve artigos diariamente
para diversos sites e revistas. Além de uma sólida formação teórica,
possui 25 anos de experiência prática em gerenciamento e treinamento
de vendedores e de gerentes de vendas, bem como atendimento a
clientes.