Pontos que influenciam as decisões em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
06/06/2007
Analisar o mix de Marketing é um dos pontos que pode levar a
descobrir possíveis diferenças na elaboração e definição de cada P,
desta forma há a possibilidade de compreender os motivos que
redirecionaram os produtos ou serviços para outro público-alvo ou
simplesmente deixa o produto na prateleiras e os serviços sem
procura.
Um dos grandes segredos está em buscar informações constantemente no
mercado, permitir que o consumidor participe de pesquisas que
direcionem para o melhor caminho.
Mesmo que a concorrência seja competitiva, existe espaço para
disponibilizar um produto ou serviço muito bem alinhado em seus 4
P´s.
Mesmo assim é possível estudar o mercado como um todo, coletar dados
que direcionam a organização e permitem uma avaliação mais profunda
do próprio mercado e de como o consumidor percebe o produto ou
serviço.
Diante das inúmeras pesquisas realizadas também nota-se que a
influência direta do mercado no resultado final é grande, por isso é
importante avaliar muito bem:
Concorrentes: independente do ramo todas as organizações possuem
concorrentes, também existem muitos pontos que podem ser comuns
entre a sua empresa e a concorrência, algumas incluem os produtos, a
distribuição, as promoções etc.;
Consumidores: apenas produzir não é suficiente, o consumidor conhece
muito bem os produtos e serviços, da sua empresa e da concorrência,
por isso é muito importante saber exatamente o que o consumidor
deseja adquirir e o quais fatores auxiliam o consumidor a tomar a
decisão pelo seu produto;
Logística: para alguns a distribuição pode não ser importante, assim
como as demais áreas da organização, mas este é um dos pontos que
também são a diferença entre a sua e as outras empresas, o melhor
processo de distribuição é reflexo da busca pela excelência.
A concorrência auxilia em inúmeros pontos a organização a
desenvolver-se e encontrar oportunidades no mercado.
Quando as organizações tendem a entender uma oportunidade como um
problema, acabam deixando para a concorrência um mercado específico,
por falta de visão e distorção da definição de algumas palavras.
Para que todas as estratégias estejam alinhadas perfeitamente, o
planejamento deve ser claro, de fácil compreensão e com dados
altamente relevantes, pois as perguntas são mais importantes que as
respostas.
Sempre que possível, devem ser avaliados pontos como:
Quem é o público-alvo;
Onde está o público-alvo;
Como levar o produto até o público-alvo;
Como fazer o atendimento no ponto de venda;
O produto ou serviço é desejado pelo público-alvo;
Como posicionar o produto em relação à concorrência.
Muitos outros pontos devem ser analisados, e com isso as estratégias
serão alinhadas profundamente, permitindo ofertar no mercado o que é
realmente desejado.
Em certos momentos a concorrência pode ser a referência mais
relevante no mercado, evitando mercados saturados, encontrando novos
nichos e priorizando os desejos dos consumidores.