Por que mensurar a satisfação dos clientes em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
07/05/2007
Além de atender aos desejos e necessidades dos consumidores, a
organização precisa conhecer o grau de satisfação com relação aos
produtos e serviços, uma das formas mais utilizadas é a Pesquisa,
que pode ser feita de diferentes formas.
Com a mudança do comportamento do consumidor ao longo do tempo,
existem fatores que até então não eram notados pelas empresas ao
buscar informações sobre seus produtos e serviços, sempre
relacionados a satisfação dos clientes, mas que atualmente
direcionam o sucesso ou mudanças de muitos produtos.
Um exemplo que pode ser citado é Herny Ford e sua célebre frase, que
dizia mais ou menos “os clientes podem comprar um automóvel de
qualquer modelo e cor desde que seja o Ford T preto”, que
demonstrava aos consumidores a preocupação com o que ele pensava
sobre a opinião dos clientes sobre os produtos.
Muito do que ocorre hoje, se comparado a Henry Ford, mudou, mas
ainda assim existem empresas que aplicam inúmeras metodologias
surgidas dentro da fábrica de Henry Ford, como a linha de produção.
Mas hoje o consumidor está muito mais exigente, há muitos
concorrentes, coisa que no tempo de Henry Ford não havia e também
explica sua declaração, e os estudos constantes do mercado são
apenas o início das pesquisas realizadas.
Da mesma maneira com que o cliente pode adquirir um produto ou
serviço da sua empresa, pode indicá-lo a um amigo, uma variável
muito valiosa e que gera informações necessárias para todas as
empresas do mercado.
Ao mensurar a satisfação dos clientes, a empresa pode:
Obter mais informações do mercado: as entrevistas, pesquisas ou
mesmo a disponibilidade de um SAC ou e-mail, consegue medir o grau
de satisfação, quais pontos podem ser alterados, para quantos amigos
o cliente indicaria o produto, os motivos que o levam a comprar da
sua empresa etc., mesmo assim receber um feedback negativo também
permite a organização aprender;
Qual é a relação do cliente com a empresa: o consumidor e a
organização trocam informações todo o tempo, através das mídias o
cliente entra em contato com um produto ou serviço que venha a
atender suas necessidades ou desejos, mesmo assim ele busca
aprofundar o conhecimento sobre os produtos em uma página na
Internet ou com amigos, desta forma a relação com os clientes é uma
relação de trocas de informações, o que permite a empresa entregar
os melhores produtos e serviços para aquele consumidor específico
(público-alvo);
Atenção dada ao consumidor: além de ouvir atentamente ao que o
cliente diz, a empresa deve elaborar um banco de dados que permita o
compartilhamento da informação por toda a organização, desta forma
cada cliente é atendido adequadamente, os produtos e serviços
atendem às suas necessidades e desejos, da mesma forma auxiliam a
organização a disponibilizar ao mercado os melhores produtos e
serviços;
Formação de relacionamentos mais duradouros: a relação entre o
cliente e a empresa, hoje, têm um peso muito maior, a fidelização é
uma conquista da organização e com isso deve-se prestar ainda mais
atenção ao consumidor, o relacionamento é baseado em confiança e o
cliente sente-se dono da Marca.
Muitos outros fatores podem ser mensurados, desde que tragam a
organização informações relevantes e que aumentem a satisfação do
consumidor, mesmo assim ainda existem setores e empresas que ainda
não procuram conhecer seus consumidores, o relacionamento é apenas
um momento que acontece na aquisição do produto e a satisfação do
cliente é um fator secundário.
Aprender continuamente é um dever para todas as organizações, os
clientes desejam manter um contato com as empresas, querem seus
desejos e necessidades atendidos, por isso buscam dar um feedback
sempre que possível, mas as organizações devem estar preparadas para
lidar com este novo consumidor.