Portfólios
Por Raúl Candeloro
18/12/2008
Existe uma teoria financeira de diversificação de portfólios, que
foi desenvolvida originalmente por Harry Markowitz, em trabalho
publicado no Journal of Finance, em 1952. Suas idéias foram tão
importantes que ele recebeu o Prêmio Nobel de Economia, em 1990.
De acordo com Markowitz e a Teoria Moderna de Portfólios (TMP),
investidores racionais devem diversificar seus investimentos de
maneira a reduzir o risco e aumentar o retorno. Para entender o
modelo, temos de entender, antes, as premissas em que ele se baseia:
O modelo assume que, dados dois investimentos com a mesma taxa de
retorno, o investidor racional preferirá aquele com menor taxa de
risco. Ou seja, de acordo com essa lógica, investimentos com maior
risco devem, necessariamente, ter maiores taxas de retorno, para
compensar.
A diversificação é necessária para diminuir o risco causado pela
exposição excessiva a um único investimento.
O que é buscado não é o risco zero, mas sim o menor risco possível
(de acordo com o perfil do investidor) com o máximo de retorno
possível. Riscos podem (devem) ser tomados, desde que tenham alto
potencial de recompensa.
A correlação entre os investimentos não pode ser 100%. Por exemplo,
comprar ações de cinco bancos diferentes não é diversificar, porque
estão todos na mesma área e são influenciados pelos mesmos fatores.
O interessante é que tudo isso pode ser aplicado diretamente ao
mundo do Marketing e das Vendas. Uma empresa tem, a qualquer
momento, uma série de investimentos que podem ser feitos em
Marketing/Vendas. Segundo a TMP, o correto seria analisar as taxas
de retorno, o risco envolvido e se existe correlação entre os
investimentos. Dessa forma, uma empresa poderia, teoricamente,
maximizar seu retorno sobre investimento e minimizar o risco.
Casos típicos de quem não faz isso são as empresas que dependem de
apenas um produto ou serviço, varejistas com apenas um ponto ou
modelo de negócio, que dependem apenas de um tipo de esforço de
vendas (empresas ou vendedores que só sabem trabalhar de um jeito e
depois não conseguem se adaptar).
Esse conceito de portfólio também está de acordo com outro conceito
que eu gosto muito – a lei dos grandes números, que desenvolvi em um
dos capítulos do meu livro VendaMais. Essa lei diz que, para
conseguir grandes resultados, você tem de fazer além do que
funciona, nunca deixando de buscar novas maneiras de melhorar e
aumentar seus resultados.
Bons vendedores sabem disso intuitivamente e procuram ter sempre
vários clientes, para não depender apenas de um ou dois grandes e,
também, procuram trabalhar de várias maneiras (prospectando por
telefone, mala-direta, visitas pessoais, etc.).
Empresas também podem diversificar seu portfólio de marketing
investindo em novas frentes: lançando novos produtos/serviços,
fazendo experiências com mídias novas (quantas a sua empresa usa?),
buscando sem parar e também melhorando o que já está sendo feito.
Markowitz ganhou o Nobel com essas idéias – com certeza você pode
melhorar seus resultados, também.
Raúl Candeloro (raul@vendamais.com.br) é palestrante e editor das
revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®, além de autor dos
livros Venda Mais, Correndo Pro Abraço e Criatividade em Vendas.
Formado em Administração de Empresas e mestre em empreendedorismo
pelo Babson College, é responsável pelo portal www.vendamais.com.br.