Postura Profissional
Por Fabiano Brum
29/10/2008
Recentemente estava lendo uma entrevista de Kleber K. Shima,
guitarrista da banda paulista de cover Almanak, concedida à revista
Cover Guitarra (Editora HMP), publicada na edição de nº 165.
Como encerramento o entrevistador lhe fez a seguinte pergunta:
Como deve ser a postura profissional de um guitarrista dentro de uma
banda “da noite”?
Kleber K. Shima: “Esquecer o gosto pessoal, ser pontual, ter bons
equipamentos, bom visual, deixar os problemas pessoais fora do
palco, saber lidar com situações adversas e manter sempre a mesma
empolgação, não importa se estiver diante de um público de cem mil
ou cem pessoas.”
Acredito que esta definição do Sr. Kleber para postura profissional
não sirva só para um guitarrista de banda cover, mas para qualquer
profissional, seja um empreendedor, vendedor, professor, empresário,
prestador de serviço, etc.
Vejamos alguns itens comentados:
Esquecer o Gosto Pessoal: É claro que a personalidade e os gostos
pessoais de cada indivíduo permanecerão com ele, mas como
guitarrista de uma banda cover (que toca músicas de outros
artistas), ele deve executar o que a platéia está afim de escutar.
Assim como em qualquer outro negócio, o verdadeiro profissional
procura se moldar ao perfil exigido pela sua organização, atendendo
as necessidades de seus clientes e sempre procurando inovar criando
sensações positivamente encantadoras.
Ser Pontual: Fator necessário em qualquer negócio. Mesmo porque
aquele que não tem preocupação com pontualidade, produtividade e
assiduidade já está demonstrando falta de profissionalismo e descaso
com sua empresa e seus clientes.
Ter Bons Equipamentos: Máquinas e equipamentos sempre estão sujeitas
a panes e quebras. Porém é preciso uma manutenção preventiva para
reduzir este risco ao máximo.
Além da manutenção preventiva, é óbvio dizer que “profissionais”
devem utilizar “equipamentos profissionais”. Ao contrário do que
vemos em muitas empresas onde tudo é feito de forma amadora, sem
segurança e cheio de gambiarras.
Bom Visual: Um profissional não oferece somente os seus serviços,
mas também o seu visual. Imagine que a imagem é tão importante que
nos faz confiar ou desconfiar de determinados produtos e serviços. É
preciso também verificar se o visual do profissional está de acordo
com a imagem que a sua organização está empenhada em transmitir para
o seu mercado.
Desta forma é importante entender que o visual de um profissional
guitarrista de uma banda de rock seja diferente do visual de um
atendente de uma clínica médica.
Deixar os Problemas Pessoais Fora do Palco: Todos nós temos nossos
problemas e sabemos que é quase impossível que eles não alterem o
nosso humor de alguma forma. Mas equilíbrio emocional é fator
importantíssimo para o sucesso em qualquer área.
Procure manter o foco em suas metas, no seu papel como profissional
naquele momento, e lembrar que o cliente precisa ser bem atendido.
E aqui vai uma dica para empresários, gerentes e supervisores: Não
deixe um colaborador emocionalmente alterado atender seu cliente.
Sempre que possível retire-o momentaneamente do posto de trabalho
até que o equilíbrio seja restabelecido. O líder deve funcionar como
um técnico que, em alguns momentos entende que é necessário
substituir até mesmo o melhor jogador do time quando este não está
rendendo.
Saber Lidar com Situações Adversas: A união de uma boa dose de jogo
de cintura, maturidade, conhecimento técnico e atitude, permite que
o profissional saiba lidar com situações que fujam da rotina.
Manter a mesma empolgação: Entusiasmo, atitude e empolgação faz
parte do dia-a-dia do profissional de sucesso. Afinal o sucesso é
resultado daquilo que praticamos diariamente.
Afine-se para o sucesso!
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