A Pratica da terceirização
Por Carlos Alberto de Faria
01/07/2008
Surgiu uma pergunta, depois dos debates sobre o último artigo de
terceirização, uma pergunta que não cala:
- "Chega de teoria, como se faz terceirização?!!!"
Objetivamente, o primeiro passo para a terceirização é a análise
proposta por Kraljic.
Os dois grandes aspectos que devem ser analisados, obrigatoriamente,
em quaisquer processos de terceirização são:
- a importância, para a EMPRESA, da atividade que está sendo
terceirizada;
- a disponibilidade de fornecedores para a terceirização no mercado
de atuação.
A Importância para a sua empresa
A importância da atividade a ser terceirizada, para a empresa que
está terceirizando, deve ser analisada sob o aspecto do reflexo em
sua operação, ou seja, se o fornecedor contratado que assumir o
serviço não for bem, a sua operação fica prejudicada? Pouco? Muito?
O cliente pode perceber? Afeta a qualidade dos produtos ou serviços,
sob o ponto de vista do cliente? Afeta, diretamente ou
indiretamente, a qualidade percebida pelos clientes? Na eventual
troca de fornecedores é crítica a continuidade dos serviços?
A disponibilidade de fornecedores no mercado
A disponibilidade de fornecedores deve ser analisada sob o enfoque
da existência e do número de fornecedores da atividade a ser
terceirizada, disponíveis no mercado de atuação da sua empresa. Há
fornecedores capacitados para assumir a atividade a ser terceirizada
no mercado onde atuo? O número de fornecedores capacitados é grande?
Ou é pequeno? Ou só existe um único?
Tendo em vista o resultado destas duas análises podemos cruzar os
dados e colocá-los na matriz de Kraljic.
Nessa matriz vemos 4 áreas distintas: sem ênfase, estabilidade,
competitividade, e integração.
Vamos fazer um comentário sobre cada uma delas:
1º Área: SEM ÊNFASE, fornecimento simples.
Esta área apresenta as atividades de importância baixa e alta
disponibilidade de fornecedores, ou seja, as aquisições nesta área
são pouco significativas, e é exatamente por este motivo que se deve
começar a terceirização por estas atividades, buscando aprender para
poder ir adiante.
Os contratos, caso necessários, devem ter por objetivo a agilidade e
a presteza no atendimento, devendo ser de curto prazo. O
relacionamento com o fornecedor é sem importância.
2º Área: ESTABILIDADE, fornecimento gargalo
Nesta área encontramos a particularidade de termos baixa importância
da atividade a ser terceirizada, juntamente com baixa
disponibilidade de fornecedores capacitados. Essa disponibilidade
baixa exige a garantia do fluxo de entrega.
Como linha de ação para a terceirização destas atividades
recomenda-se o estabelecimento de contratos de prazos variáveis,
dependendo da confiança no fornecedor, confiança esta que deve ser o
objetivo do relacionamento.
3º Área: COMPETITIVIDADE, fornecimento em grandes quantidades
Nesta área encontramos a importância alta - é vital para a empresa -
e a alta disponibilidade de fornecedores capacitados no mercado, o
que permite, como linha de ação da sua empresa, uma forte negociação
em preço e qualidade suportadas pela competitividade e contratos, de
um a dois anos, possivelmente estabelecendo algum controle econômico
desse fornecedor.
O relacionamento com o fornecedor deve ser monitorado para evitar
surpresas.
4º Área: INTEGRAÇÃO, fornecimento estratégico
Esta área é terceirização mais crítica, e recomenda-se somente deva
ser enfrentada com experiência nas duas áreas anteriores, uma vez
que há poucos fornecedores no mercado e é alta a importância para a
empresa. A linha de ação recomendada neste caso é o estabelecimento
de contratos de longo prazo, aliados a fortes cláusulas de garantia
de suprimento e controle econômico do fornecedor.
Deve ser estabelecido um relacionamento cuidadoso com o fornecedor.
Para quem se interesse pelo assunto recomendo, fortemente, a leitura
do livro "A Revolução Nos Serviços", de Nelson T. P. Pereira e
Fernando C. de Vasconcelos, Editora Livre Mercado, 1995. O livro é
baseado na experiência prática dos autores na implantação da
terceirização em importante e grande empresa multinacional. Este
artigo esta baseado fortemente no conteúdo deste livro ímpar.
Eu tenho uma dificuldade com a falsa polarização entre a teoria e
prática. Eu não vejo distinção entre teoria e prática, eu vejo a
ação baseada na teoria, ou o que eu uso exaustivamente em meu sítio
na INTERNET: o par Informação (teoria) e prática (ação).
Aqui eu tenho escrito:
"Esse par "Informação e Ação" é exaustivamente utilizado ao longo
deste "site", por todo material que eu produzo e nas minhas atuações
como consultor, para revelar, não somente o conhecimento, que
precede o agir, mas a ação requerida, baseada no conhecimento, para
que as mudanças ocorram com a efetividade desejada."
Eu vejo que a prática da terceirização consegue melhores resultados
- como todas e quaisquer outras práticas - quando fundamentadas pela
experiência adquirida, transformada em conhecimento, e chamada de
teoria!
Para que errar o que outros já erraram? Ao aproveitar a experiência
dos outros otimizamos o nosso caminho para o sucesso!
Carlos Alberto de Faria é sócio diretor da Merkatus - Fonte:
Merkatus