Prepare-se para a negociação eletrônica
Por Fernando Silveira
06/03/2004
Por ser centrada na dimensão humana a negociação tem sido entendida
como a busca de um acordo entre pessoas representando a si próprias
ou a uma instituição pública ou privada.
As estratégias, táticas e técnicas negociais tem acompanhado o
dramático desenvolvimento humano e faltava dizer: também
tecnológico!
A tecnologia nos permite a comunicação com qualquer um, a qualquer
tempo e em qualquer lugar, reduzindo o mundo a uma sala...
Como a tecnologia pode nos ajudar a negociar melhor?
Os computadores estão cada vez mais sofisticados e amigáveis. Fazem
parte do nosso dia-a-dia em escala inimaginável. De conduzir aviões
a seu destino a jogar - e vencer -xadrez com campeões mundiais a
tecnologia eletrônica tem realizado verdadeiros prodígios.
Cabe, portanto a colocação: - é eficaz negociar eletronicamente?
Até bem pouco tempo atrás esta idéia de negociação eletrônica
reduzia-se ao uso de equipamentos como fax, ou Internet com adesão a
contratos, leilão reverso, pregão, pedidos mediante preços fixos
(tipo portais de vendas) e similares sem que efetivamente se
considerasse parâmetros negociais e a utilização de estratégias e
táticas capazes de adequar as proposições aos reais interesses de
quem negociava.
Agora a resposta é sim: cada vez mais negociaremos eletronicamente
via computadores!
Já são vários os programas de negociação eletrônica. A Fujitsu foi
uma das pioneiras no desenvolvimento deste tipo de software.
Utilizando um sistema de troca de informações, computadores
representando os dois lados de uma transação geram automática,
continuamente e em grande velocidade, por exemplo, propostas de
compra e venda, até encontrarem um meio-termo que para os dois lados
seja um resultado otimizado. Isto vale para qualquer tipo de
negociação: sindical, vendas, compras, RH, etc.
O protocolo de negociação automatizada, responde pela sigla ANP
(Automated Negotiation Protocol).
Recebendo todas as variáveis possíveis que interessam a um evento
negocial de uma empresa, o programa fará milhões de combinações sem
o risco, presente em uma pessoa, de esquecer de um determinado e
decisivo item que poderia ter sido levado em conta, obtendo a
maximização do resultado.
A negociação automatizada, além de mais rápida, pode lidar com
qualquer nível de complexidade sem que os especialistas das diversas
áreas de uma empresa desloquem-se em uma missão de negócios.
Levando-se esse fator em consideração a negociação eletrônica
mostra-se de menor custo.
Outro software a ter obtido sucesso nesta área é o da Arcadian
Software com o seu Win Squared (algo como “vitória o quadrado”).
Trata-se de um programa, como outros, capaz de analisar os elementos
de uma negociação e instantaneamente recomendar estratégias e
táticas de acordo com os objetivos.
A habilidade do programa para analisar as interações humanas
baseia-se em formulação que o faça interpretá-las, envolvendo
objetivos, valores e atividades decorrentes do processo de
negociação, dentre outros pontos.
O ponto de partida são conceitos de programação ligados a objetos,
propriedades e eventos.
Objetos são itens como imagens, letras e sons. Cada objeto tem
propriedades a definir sua exata natureza. No Word, p.exemplo, a
letra “a” é um objeto. Suas propriedades são as fontes, o tamanho e
cor. Os eventos são algo tal como clicar uma letra.
O programa simplesmente utiliza esta metodologia definindo objetos
como produtos, serviços, vendas, compras, ações e inações. Estes
objetos possuem propriedades tais como utilidade, qualidade e custo
de falta. Cada negociação está sujeita a eventos tais como fazer uma
proposição, debater uma proposta ou concessões elegíveis.
Subsidiariamente o conceito entende que o valor de um objeto
material ou imaterial está determinado por princípios de
demanda-disponibilidade.
Quando mais desejável ou útil ou importante for um objeto mais
alguém estará disposto a fazer de tudo para alcançá-lo.
No caso são ligados todos os objetos e propriedades ao conceito de
demanda-disponibilidade. Temos um exemplo: na negociação de um
produto qualidade e utilidade referem-se à demanda enquanto falta ou
excesso refere-se a disponibilidade.
No conjunto o programa define as propriedades que interferem em
valores. Para apresentar ações negociais cada propriedade é avaliada
e instantaneamente apresentado o valor ideal ao objeto.
A premissa é a de que no processo de negociação as partes buscam
acordos sobre um valor intrínseco dos objetos em discussão os quais
são negociados com base nos valores por elas percebidos (que afinal
alimentam as alternativas do programa) e não no valor determinado
por mercados ou fontes objetivas ou subjetivas.
Este conceito é a base do programa e resulta em uma série de
observações interessantes: o que vale muito para uns pode não ter
significado para outros assim como a idéia de valor varia com o
tempo. Observe que alguém dará muito mais valor a um copo de água na
medida em que ficar mais tempo sem poder bebê-la...
A idéia da negociação eletrônica não é determinar a distância
absoluta entre a e b e sim qual a melhor distância comparando os
valores envolvidos sejam pessoais ou materiais. Devido a natureza
subjetiva dos pontos de vista o ponto ideal da negociação poderá
variar consideravelmente a cada evento.
Nas negociações em geral, compra e venda por exemplo, as percepções
podem ser bem distantes quanto a preços, condições, prazos,
qualidade, tecnologia, etc. Com base nestas listam-se milhares
táticas diferentes, alimentadas pelos negociadores, classificadas
por atividade e apresenta-se a mais viável para aquela situação a
partir das seguintes etapas:
1- Preparação : Percepção do valor real dos objetos e recursos.
2- Informação : Obtenção, manutenção e gerenciamento pertinente a
ambas as partes envolvidas no processo.
3- Proposição : Fazer a oferta à outra parte.
4- Debate : Implementação de táticas de defesa da proposta.
5- Colocação : Fazer com que a outra parte aceite a proposta e
6- Concessões : Equilibrar a proposta da outra parte com nosso
objetivo.
Estas atividades podem ocorrer em situações variadas, dependendo da
negociação, especialmente a terceira e a sexta delas, proposição e
concessões.
As táticas são classificadas para cada atividade, resultando em
famílias de eventos que o programa identifica.
Em uma negociação eletrônica as táticas são continuamente
redefinidas pela percepção de valores ligados aos objetivos da
mesma. Se o possível resultado percebido é de baixa satisfação
(valor agregado) o computador imediatamente seleciona algumas dentre
milhares de alternativas que satisfaçam ao máximo os objetivos,
efetuando imediatas simulações e cálculos que identifiquem qual a
mais apropriada tática para melhor qualificar o alcance do objetivo.
Esta ação demandaria enorme esforço e tempo se efetuada somente por
pessoas.
Portanto prepare-se: a negociação eletrônica cada vez fará mais
parte do seu dia-a-dia profissional ou pessoal.
Como se viu, o que as empresas de software fazem é tornar possível a
classificação e utilização de valores que podem ser milhões com a
correspondente estratégia e tática, apresentando-as
instantaneamente. Mas é oportuno lembrar que o papel do ser humano
continua preponderante: é a experiência do negociador que servirá de
base para todas as ações dos softwares e quanto melhor e mais
experiente o profissional melhores serão o programa e os resultados.
(Material retirado do curso Vencendo nas Negociações, do autor).
Fernando Silveira, Administrador e Advogado, é especialista em
Negociação atuando desde 1982 em todo o país e pode ser acessado
pelo endereço fsilveira10@msn.com