Prioridades de Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
29/01/2007
Toda e qualquer ação requer prioridades, assim como as pessoas têm
necessidades básicas o Marketing tem um mínimo para iniciar todo o
processo.
Independente do porte da empresa, é necessário que o profissional de
Marketing possa usufruir de suas ferramentas da melhor forma
possível.
Atualmente o mercado exige muita qualidade, este ponto chega a ser
não mais comentado, é uma característica inata ao produto, logo é um
ponto inicial de avaliação do consumidor.
Enquanto a organização puder dar ao consumidor o melhor produto, com
as características necessárias e diferenciais, terá uma fatia de
mercado e um grupo de consumidores, mas isso não garante a
fidelização ou a promessa de que este consumidor volte a comprar da
sua empresa.
As prioridades em Marketing são formadas por:
Ter ética;
Pesquisa de mercado;
Profissionais estudando constantemente;
Acompanhamento da evolução da concorrência;
Conhecimento do público-alvo;
Abrir um Canal para obter feedback constante;
Ouvir o consumidor;
Atender aos desejos e necessidades;
Formar parcerias.
Com a globalização, o aumento da concorrência, cada organização
optou por direcionar suas prioridades para um certo ponto da sua
produção, algumas esqueceram do consumidor, outras continuaram a
empurrar os produtos ou serviços com o seu ponto de vista e aquelas
que sobreviveram direcionaram seus esforços para um foco.
Os consumidores sempre desejam adquirir produtos e serviços que:
Atendam seus desejos e necessidades;
Estejam Posicionados de forma coerente;
Tragam benefícios perceptíveis;
Tenham Marca reconhecida;
Com qualidade.
A maior prioridade do Marketing é seu consumidor, atender os desejos
e necessidades é saber ouvir corretamente o que este consumidor
quer, antes que a concorrência o faça.