Processos de Tratamento de Informação
Por Wagner Herrera
03/01/2008
Dando continuidade a série de artigos sobre a natureza dos
processos, chegou a vez dos processos de tratamento de informações.
Estes processos resultam da execução de outros processos
organizacionais, pois de per si não geram informações
espontaneamente e sim coletam, tabulam, consistem, armazenam e
disseminam os dados decorrentes das transações comerciais,
produtivas, atendimentos, assistências, pesquisas, gestão de
pessoas, etc.
Na era do conhecimento, estes processos geram os serviços mais
preciosos da organização e são responsáveis por um dos ativos de
maior relevância – o capital informacional, posto que o
gerenciamento da informação constitui-se em fator tático e
estratégico para a empresa.
Os processos informacionais são processados manualmente (raro
atualmente) ou informatizados, em nível superficial ou profundo, com
informações históricas ou correntes, internamente ou terceirizado,
com conotação operacional ou gerencial, múltiplas periodicidades e
se destinam exclusivamente ao publico interno da organização.
Quanto à ocorrência, os processos de TI acontecem em tempo real
quando suportam os processos geradores de informação transacionais
ou em retaguarda, com informações dirigidas aos administradores
(diretorias / gerencias).
O tratamento de informações é de âmbito operacional, administrativo
ou gerencial dependendo de seus propósitos e destinações. No
primeiro caso são informações de planejamento e controle sobre o
processo de comercialização (pedidos, compras, estoques, produção,
faturamento, etc.). No segundo, as informações são documentais
(contábil, fiscal, patrimônio, orçamento, adm. de pessoal, etc) e no
último são consolidações de informações de interesse gerencial
(indicadores de desempenho e resultados).
As informações empresariais assumem caráter confidencial por
retratarem o status da organização e o acesso às mesmas sem
autorização constitui-se espionagem, salvo aquelas destinadas aos
credores e reguladores (governos, sindicatos, associações de classe,
acionistas, etc.).
Estes processos por ocorrerem como numa “caixa preta” com grande
parcela de automação são entendidos como “sistemas” - conjunto de
elementos inter-relacionados e interdependentes, formando um todo
integral maior do que simplesmente a soma das partes – comumente
chamados de sistemas de processamento de dados (SPD). A
funcionalidade organizacional responsável pelo tratamento de
informações em escala é a Tecnologia da Informação (TI).
A gestão da informação é facilitada pela instrumentalização da TI
(Tecnologia da Informação) com sofwares que compõe a Inteligência do
Negócio (BI - Business Intelligence), aplicativos operacionais,
automação de escritório, sistemas transacionais: (ERP – planejamento
de recursos empresariais), CRM (Customer Relationship Management –
gerenciamento das relações com consumidores), SCM (Supply Chain
Manegement) – gerenciamento da cadeia de suprimentos) enfim, todo um
macro processo de tratamento da informação.
Por ser indutora ou capacitora dependendo do tipo de negócio da
empresa, área de TI deve estar alinhada com as políticas, diretrizes
da alta-administração e orientações do planejamento estratégico,
pois dela partem importantes subsídios à formulação e implementação
do plano estratégico.
Wagner Herrera é Graduado em Ciência da Computação e Engenharia de
Producao na Universidade Mackenzie (SP) e pós-graduação em
Administração Estratégica no IESC- Instituto de Ensino Superior
Camões (Ctba-PR)