Promoção de Vendas: Como promover melhor para vender mais
Por Wagner Campos
04/04/2009
Muita gente acredita que a Promoção de Vendas está limitada a um
desconto de preço em determinado produto ou serviço. Na verdade, a
Promoção de Vendas é um esforço mercadológico para promover o
produto ou serviço disponível, com o intuito de causar uma
diferenciação dos demais oferecidos no mercado e assim despertar o
interesse dos clientes.
Logo, podemos entender também que a Promoção de Vendas é um conjunto
de métodos e recursos que tem por objetivo aumentar o volume de
vendas de um produto ou serviço durante um período de tempo
determinado.
A ferramenta de Promoção de Vendas tem vários objetivos, entre eles:
Aumentar o volume de vendas ou faturamento, a participação de
mercado, o conhecimento da marca, os espaços nos pontos de venda, a
quantidade desses pontos, a distribuição numérica, além de ser muito
útil para desovar estoques, acelerar as vendas de produtos de curto
prazo de validade e promover a experimentação de novos produtos ou
serviços.
Há várias modalidades de Promoção de Vendas. Podemos citar: Sorteios
e Concursos, Vale-brinde, junte e troque, descontos, premiação para
aniversariantes da loja, incentivos de fidelização e mais uma
centena de meios em que cada um tem resultado específico para sua
loja, cidade, público-alvo, etc.
É importante se atentar em não cometer os erros que levam a
prejudicar qualquer ação da Promoção de Vendas, como: mecânica
complicada (mal explicada), excesso de exigências para participação,
benefício pouco atrativo, duração muito longa, descontos pequenos
demais, sorteios pouco confiáveis, falta de inovação ou criatividade
na promoção, ausência de meios para o consumidor tirar dúvidas,
desembolso muito alto, brinde ruim ou de má qualidade, dificuldade
em encontrar o brinde (causando demora) e prêmio em desacordo com o
prometido.
Toda promoção tem por objetivo fazer com que o cliente se interesse
em experimentar algo novo e não se tornar uma experiência frustrante
e traumática. Quem compra uma vez e gosta do produto, serviço e
atendimento, provavelmente voltará a comprar novamente, já para quem
teve uma experiência negativa a situação é totalmente inversa.
Para que uma Promoção de Vendas apresente o resultado desejado deve
ser muito bem planejada e divulgada. É importante que a empresa
utilize todos os materiais de merchandising possíveis, além de
outros meios de mídia, como: Busdoor, Faixas, Folhetos, Cartazes,
Displays, Veículos com Auto-Falante, Mala Direta, além dos métodos
tradicionais como TV, Rádio, Revista, Jornal, Outdoor entre outros.
Para que uma Promoção de Vendas tenha sucesso não é necessário,
exatamente, grandes investimentos em ações promocionais. É preciso
um excelente planejamento, conhecimento do público-alvo, da vigência
da campanha, disponibilidade do produto (vendido e também do brinde,
caso exista) e uma análise de quais meios de mídia são os mais
interessantes. Nem sempre o mais caro é o melhor. Nem sempre a
divulgação através da TV oferece maior resultado. Conheça bem seus
clientes e a forma como se comportam, além da cultura da região onde
sua empresa está localizada e não se esqueça de treinar bem sua
equipe para que conheça todo o processo da promoção, bem como esteja
preparada para oferecer a excelência em atendimento.
Após realizar todas as análises e ações acima, com certeza sua
chance de sucesso será muito maior. E lembre-se, sua inovação também
será um grande diferencial.
Prof. Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas,
Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de
empresas e Especialista em Marketing. Possui experiência há mais de
12 anos na área tendo atuado em empresas como Cia Cervejaria Brahma,
Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É
autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos
de Marketing, Com. Exterior, Logística Empresarial e Recursos
Humanos da Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do
Curso de Marketing do Grupo Anhanguera Educacional. Contato:
wagner@trueconsultoria.com.br – www.trueconsultoria.com.br – F: (19)
3702.2094 – 98128.6818.