Propaganda em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
24/12/2006
A Propaganda é uma das ferramentas promocionais mais conhecidas do
Marketing, tanto que para muitos ambos são a mesma coisa, esta
pequena confusão deve-se ao pouco conhecimento, especialmente o
brasileiro, sobre a ciência Marketing e uma ferramenta chamada
Propaganda.
Propaganda vem do latim moderno, quer dizer “para ser espalhado”,
sua abrangência é perceptível aos consumidores, tanto que muitos
guardam na memória várias delas, alguns dizem que a Propaganda é a
alma do negócio, na verdade é, pois muitas empresas trabalharam tão
bem esta ferramenta de Comunicação que após deixarem de existir
ainda resta na mente do consumidor a Propaganda.
Algumas pessoas chegam a dizer que a Propaganda serve para vender,
na verdade isto não ocorre, o que acontece é que a Propaganda serve
para lembrar o consumidor aquilo que ele precisa comprar.
Um exemplo pode ser dado com uma Propaganda de calçados femininos,
quando um homem assiste na televisão, Internet, vê um anúncio em
jornal etc., ele não compra, simplesmente porque não irá usar tais
sapatos, ou então uma Propaganda de acessórios femininos.
Se fosse tão fácil vender pela Propaganda, nenhuma pessoa compraria
um carro mais simples, somente as roupas mais caras seriam vendidas,
não haveria espaço para a concorrência, pois com maiores
investimentos em Comunicação, em especial a Propaganda, fica muito
mais fácil para uma empresa de grande porte atingir mais pessoas e
mais intensivamente.
Na Propaganda pode-se notar algumas qualidades como:
Apresentação pública: a natureza pública da Propaganda confere certa
legitimidade ao produto e também sugere uma oferta padronizada, como
muitas pessoas recebem a mesma mensagem, os compradores sabem que os
motivos para a compra do produto serão compreendidos publicamente;
Penetração: a Propaganda permite que a mensagem seja repetida muitas
vezes e que o comprador receba e compare a mensagem de vários
concorrentes, a Propaganda em larga escala transmite algo positivo
sobre o tamanho, o poder e o sucesso do fornecedor;
Aumento da expressividade: a Propaganda oferece oportunidades para
colocar em cena a empresa e seus produtos por meio do uso artístico
da impressão, do som e da cor;
Impessoalidade: o público não se sente obrigado a prestar atenção
nem a responder à Propaganda, a Propaganda é um monólogo, e não um
diálogo.
A Propaganda pode ser usada para desenvolver uma imagem duradoura
para um produto ou para estimular vendas rápidas, lembrando o
consumidor da necessidade da aquisição do produto.
Fonte: KOTLER, Philip. Administração de Marketing, São Paulo, 10ª
Edição, 2004.