Psicologia em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
20/05/2007
Os estudos de comportamento do consumidor sempre estão alinhados com
a psicologia, cada fator trata de estudar e compreender hábitos,
crenças, atitudes e demais variáveis que pertencem à este campo.
Dentro do Marketing o estudo do comportamento do consumidor é um dos
principais fatores que leva a disponibilizar produtos e serviços, a
conhecer melhor os desejos e necessidades de cada segmento e até
mesmo os nichos de mercado.
Alinhar as estratégias com base nos estudos realizados com pessoas é
importante, cada indivíduo têm um pensamento, uma forma de agir, mas
que se assemelha a um grupo, permitindo que produtos e serviços
atendam um número maior de consumidores.
A psicologia deve ser utilizada para compreender profundamente
pontos como:
Modo de pensar do cliente: através das pesquisas podem ser coletados
dados muito importantes, cada faixa etária possui uma forma de
pensar, cada classe social têm desejos e necessidades diferentes,
dentro das organizações cada colaborador é, também, um cliente com
idéias próprias e possui desejos e necessidades específicos;
Comportamento: cada indivíduo possui um comportamento diferente em
diferentes momentos, ao estar sozinho, acompanhado ou em meio a
multidão, mas há padrões que determinam suas necessidades, seus
desejos e motivos para que esteja inserido em um grupo;
Hábitos e costumes: todas as pessoas têm seus hábitos, para as
organizações é fundamental compreender da melhor maneira possível a
forma ideal de se aproximar, de se comunicar e fidelizar o cliente,
por meio de pesquisas podem ser descobertos fatores que
influenciarão o relacionamento e permitirão que o atendimento seja
adequado ao momento;
Desejos e necessidades: a cada momento as pessoas sentem desejos e
necessidades diferentes, na maioria dos casos há sempre um produto
ou serviços para atender o desejo ou necessidade específico,
conhecendo-se melhor este momento há uma grande oportunidade de
elaborar produtos e serviços que estejam disponíveis para o
consumidor na hora e da forma exata.
A psicologia auxilia na compreensão mais aprofundada do consumidor,
as pesquisas apontam os pontos mais relevantes e que podem ser
aplicados para melhorar o relacionamento da empresa com o cliente.
Também vale lembrar que o cliente sempre busca produtos e serviços
que preencham por completo suas necessidades ou desejos, mas que
sempre haverá um novo nível a ser alcançado pelas organizações, e
com isso acompanhar a concorrência e o mercado torna-se fundamental.