Qualidade Total em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
16/12/2006
Todos os produtos ou serviços das organizações ofertados devem ter
como uma de suas premissas a qualidade, um ponto-chave para que o
consumidor possa ser fidelizado, traga consigo uma forma de fixar na
mente do consumidor quais características podem estar inseridas no
produto e que seus atributos são melhores do que os produtos
ofertados pela concorrência.
A qualidade dos produtos vêm aumentando com o passar do tempo, o
consumidor torna-se mais exigente e conhece mais profundamente quais
são os fatores de determinam a qualidade esperada ao adquirir um
produto.
Por ter um interpretação diferente para cada público-alvo, faz-se
necessária a Segmentação de mercado, chegando até mesmo em nichos,
para que a satisfação do consumidor seja suprida com sucesso e possa
delimitar um nível de produção mínimo esperado para que a qualidade
continue a mesma.
Neste mercado, onde a concorrência é global, pode-se afirmar que as
empresas que pretendem continuar no páreo, e apresentando lucros,
devem adotar a Gestão da Qualidade Total (TQM - Total Quality
Management), esta é uma abordagem para a organização que busca a
melhoria contínua de todos os seus processos, produtos e serviços.
Segundo o presidente da GE, John F. Welch Jr.: “A qualidade é a
nossa maior certeza de fidelidade de clientes, nossa mais forte
defesa contra a concorrência estrangeira e o único caminho para o
crescimento e lucro sustentados”.
O esforço para a produção de bens superiores em mercados mundiais
tem levado alguns países - e grupos de países - a conceder prêmios a
empresas que exemplificam as melhores práticas relacionadas à
qualidade.
Japão: em 1951, o Japão tornou-se o primeiro país a conceder um
prêmio nacional relacionado à qualidade, o prêmio Deming (em
homenagem a W. Edwards Deming), cujo trabalho constituiu a base de
muitas práticas de TQM;
Estados Unidos: em meados dos anos 1980, os Estados Unidos
estabeleceram o prêmio Malcolm Baldrige National Quality em
homenagem ao falecido secretário do comércio. Os critérios para a
concessão do prêmio Baldrige consistem em 7 parâmetro:
Foco no cliente e satisfação de clientes;
Qualidade e resultados operacionais;
Gestão da qualidade de processos;
Gestão e desenvolvimento de recursos humanos;
Planejamento estratégico de qualidade;
Informações e análise;
Liderança do principal executivo.;
Europa: o prêmio European Quality foi estabelecido em 1993 pela
Fundação Européia para a Gestão da Qualidade e pela Organização
Européia para a Qualidade, concedido a empresas que alcançam altas
pontuações segundo certos critérios:
Liderança;
Gerenciamento de pessoas;
Políticas e estratégias;
Recursos;
Processos;
Satisfação de pessoal;
Satisfação de clientes;
Impacto na sociedade;
Resultados de negócios.
Há uma ligação entre qualidade, produtos e serviços, satisfação de
clientes e lucratividade, deixando bem claro que quanto maiores,
estes níveis, melhores serão os resultados finais.
Segundo Kotler, qualidade é a totalidade de atributos e
características de um produto ou serviço que afetam a sua capacidade
de satisfazer necessidades declaradas ou implícitas.