Qualidade e atendimento em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
30/10/2007
Atender corretamente ao mercado, e especialmente aos desejos dos
consumidores, é uma forma de coletar informações e sempre melhorar
os serviços, onde o contato com o consumidor pode ser o diferencial
da empresa, mas também traz oportunidades de aplicar um produto em
outras áreas.
Os consumidores buscam uma organização, por meio de seus produtos ou
serviços, para atender aos seus desejos, mesmo assim há organizações
que deixam algumas oportunidades passarem diante dos olhos.
É evidente que a organização deve manter seu foco e que não há como
ampliar este foco para não perder as referências que possui, mas
algumas empresas exageram ao simplesmente ignorar algumas
informações.
Mesmo assim é possível que muitas organizações possam aprender
diariamente com seus consumidores, principalmente quando estão
atentas e percebem que algumas oportunidades surgem como presentes,
então é necessário estudar melhor cada informação nova, e aproveitar
o momento certo para oferecer àquele consumidor mais um produto ou
serviço dos seus sonhos.
Trabalhar ao lado do consumidor e com o consumidor é fundamental
para as organizações, trazendo inovações constantes, abrindo
oportunidades e até mesmo melhorando o relacionamento entre o
consumidor e a organização.
Muitas entendem que a melhor forma de atender ao consumidor é apenas
ofertar um produto, esquecendo do atendimento, um serviço
fundamental e que pode ser o grande diferencial para a decisão do
consumidor.
Diante das inúmeras pesquisas realizadas é possível entender melhor
o que atrai um consumidor, em certos momentos o atendimento é o
ponto-chave e faz com que a organização tenha muito mais cuidado nos
treinamentos realizados.
É possível que algumas organizações entendam que o treinamento é
formatar um padrão de atendimento, e que após implantar esta solução
muitos clientes deixam de adquirir sua marca, e a empresa não
compreende os motivos.
Logicamente o atendimento deve ser estabelecido sobre um padrão que
envolve a ética, educação e respeito, e lidar com cada consumidor é
diferente, e quando uma organização entende que cada cliente é único
e diferente, então pode melhorar este serviço de atendimento.
Mesmo assim os estudos sobre o comportamento do consumidor devem ser
estendidos, e todos dentro da organização devem saber atender os
consumidores, pois uma cultura de bom atendimento só é percebida
quando reflete no contato com o mercado.
As organizações podem aprender muito com seus consumidores, atendem
demandas específicas, coletam informações, entram em contato e
procuram sempre ofertar o produto ou serviço dos sonhos de cada
consumidor.
Uma organização que aprende diariamente com seus clientes pode obter
vantagens sobre a concorrência, pode entender melhor o mercado,
buscar diferenciais nos produtos e serviços, sem esquecer que os
primeiros clientes dela são seus colaboradores.