Qualidade e atendimento em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
30/10/2007

Atender corretamente ao mercado, e especialmente aos desejos dos consumidores, é uma forma de coletar informações e sempre melhorar os serviços, onde o contato com o consumidor pode ser o diferencial da empresa, mas também traz oportunidades de aplicar um produto em outras áreas.
Os consumidores buscam uma organização, por meio de seus produtos ou serviços, para atender aos seus desejos, mesmo assim há organizações que deixam algumas oportunidades passarem diante dos olhos.
É evidente que a organização deve manter seu foco e que não há como ampliar este foco para não perder as referências que possui, mas algumas empresas exageram ao simplesmente ignorar algumas informações.
Mesmo assim é possível que muitas organizações possam aprender diariamente com seus consumidores, principalmente quando estão atentas e percebem que algumas oportunidades surgem como presentes, então é necessário estudar melhor cada informação nova, e aproveitar o momento certo para oferecer àquele consumidor mais um produto ou serviço dos seus sonhos.
Trabalhar ao lado do consumidor e com o consumidor é fundamental para as organizações, trazendo inovações constantes, abrindo oportunidades e até mesmo melhorando o relacionamento entre o consumidor e a organização.
Muitas entendem que a melhor forma de atender ao consumidor é apenas ofertar um produto, esquecendo do atendimento, um serviço fundamental e que pode ser o grande diferencial para a decisão do consumidor.
Diante das inúmeras pesquisas realizadas é possível entender melhor o que atrai um consumidor, em certos momentos o atendimento é o ponto-chave e faz com que a organização tenha muito mais cuidado nos treinamentos realizados.
É possível que algumas organizações entendam que o treinamento é formatar um padrão de atendimento, e que após implantar esta solução muitos clientes deixam de adquirir sua marca, e a empresa não compreende os motivos.
Logicamente o atendimento deve ser estabelecido sobre um padrão que envolve a ética, educação e respeito, e lidar com cada consumidor é diferente, e quando uma organização entende que cada cliente é único e diferente, então pode melhorar este serviço de atendimento.
Mesmo assim os estudos sobre o comportamento do consumidor devem ser estendidos, e todos dentro da organização devem saber atender os consumidores, pois uma cultura de bom atendimento só é percebida quando reflete no contato com o mercado.
As organizações podem aprender muito com seus consumidores, atendem demandas específicas, coletam informações, entram em contato e procuram sempre ofertar o produto ou serviço dos sonhos de cada consumidor.
Uma organização que aprende diariamente com seus clientes pode obter vantagens sobre a concorrência, pode entender melhor o mercado, buscar diferenciais nos produtos e serviços, sem esquecer que os primeiros clientes dela são seus colaboradores.