Quando o desemprego não é o problema
Por Evaldo Costa
08/01/2011

A maioria das pessoas que se lança ao mercado de trabalho tem o grande desafio de conseguir um bom emprego e manter-se nele. Em todas as áreas, a competição é enorme e conseguir uma boa colocação é para poucos. Na profissão de vendas esse desafio não é diferente, ou você é o melhor consultor de vendas do pedaço ou estará em dificuldades, como a maioria dos profissionais da área, para conseguir uma boa remuneração.

Boa parte dos vendedores não se orgulha de sua profissão, pensa que sua contribuição é pouco significativa para as organizações, imagina que qualquer um pode ser vendedor. Esquecem, no entanto, que é o vendedor que move a economia do nosso planeta, proporcionando lucro empresarial ao mesmo tempo que fornece combustível para alimentar os motores das organizações, sejam elas de pequeno, médio ou grande porte.

Porém, para vencer na profissão de vendas, não basta ser bom, é preciso ser ótimo. Mas, como saber a diferença entre ambos? Os bons vendedores se acham super qualificados para desempenhar funções de vendas, consideram-se mal pagos, não querem se esforçar além de seus próprios limites e, por isso, em época de crise, ficam desempregados.

Conversando com os bons vendedores você irá ouvir deles algo como: "as minhas vendas caíram porque o mercado está em crise”, “ninguém está vendendo nada”, “como pode uma pessoa tão bem qualificada como eu não estar vendendo bem”, “nunca vi um mercado tão fraco assim”, "Eu gostei de ter trabalhado lá, mas eles não me pagavam o suficiente".

Os bons vendedores não percebem que o problema com a falta de vendas está em si mesmo, que a dificuldade de vendas é um teste para conduzí-lo ao topo da profissão. Daí, a maioria não se esforça o suficiente e deixa as oportunidades fugirem por entre os dedos, como se areia ou água fossem. Porém, há uma minoria que segue de forma obstinada o seu caminho, como se fosse o espermatozóide que vence todas as barreiras para fecundar o óvulo da vida.

A verdade é que, se você é um ótimo consultor de vendas, todas as portas estarão abertas para você. Mas para ser um profissional de destaque em vendas é preciso amar a profissão, agir como um vencedor e persistir sempre, pois o crescimento na profissão pertence aos que fazem as vendas e não os que ficam o tempo todo discutindo como deveriam agir para vender.

Os ótimos consultores, não são vaidosos, não tem problema com baixa remuneração, para eles não existe crises e nem desemprego, há sim um monte de empresas querendo “comprar o seu passe”. Eles sabem que vender bem é como viver bem, ou seja, quanto mais você dá para a vida mais recebe dela.

O consultor de vendas que deseja alcançar o topo, dá o melhor de si para que o emprego o encontre onde quer que ele esteja. Eles sabem muito bem que deve gastar mais horas realizando que “falando abobrinhas”, fazendo que planejando, vendendo do que esperando que o cliente compre, pois, quem vende está vivo, mas quem quase vende já morreu.

Pense nisso e ótima semana,

Evaldo Costa é Escritor, Consultor, Conferencista e Professor. Autor dos livros: “Alavancando resultados através da gestão da qualidade”, “Como Garantir Três Vendas Extras Por Dia” e co-autor do livro “Gigantes das Vendas”