Quando o desemprego se emprega em sua vida
Por Livia Torres
05/04/2009

Atravessar a fase do desemprego é uma das etapas mais complicadas da trajetória profissional. O grande desafio é passar sóbrio por este período e se planejar para aproveitar todo o lado positivo que ele pode oferecer. Sim, para tudo na vida podemos tirar algo de bom ou aprender alguma lição. Se o desemprego bateu à sua porta, aqui você pode encontrar algumas dicas para uma situação que pode ser mais tranqüila se você souber como tirar proveito dela. Todo mundo passa pelo desemprego pelo menos uma vez na vida, você não é o primeiro e nem será o último. Então, mãos à obra!

Em primeiro lugar, não se deixe abater. Como vovó dizia "cabeça vazia é oficina do mal". Então, nada de ficar parado! Faça exercícios ao ar livre, dê uma caminhada na praia ou em algum parque, a ordem é: mexa-se. A endorfina que será liberada no seu corpo lhe ajudará a ficar mais bem disposto durante o resto do dia, a dormir melhor e a ficar menos tenso com a situação.

Conhecer pessoas, nessa fase, também é muito importante. Se tiver alguma reserva financeira, vale a pena investir em algum curso de atualização ou até em seminários e feiras. Estes locais são bem propícios a realizar novos contatos profissionais. Leve sempre o currículo embaixo do braço.

Caso sua reserva financeira esteja pela hora da morte, não desanime. A internet possui uma vasta gama de cursos gratuitos, onde só é preciso se inscrever. Além de aprender, você também terá a chance de realizar contatos, já que muitos deles possuem fóruns de discussão, chats e listas de email. No site do SEBRAE/RJ, (www.sebraerj.com.br), por exemplo, é possível se inscrever em cursos online gratuitos ou presenciais de curtíssima duração. Em paralelo, espalhe aos quatro ventos que você está em busca de uma nova oportunidade profissional. Converse com amigos e conhecidos. Muitas vezes alguém sabe de uma vaga em aberto ou conhece alguém que saiba mas não se manifesta porque acha que você não está procurando. Então, divulgue-se.

Pense que, antes de tudo, neste período você deve cuidar essencialmente de você. Aproveite o tempo para ir em todos os médicos que você deixou de ir enquanto trabalhava arduamente, resolva todas as pendências que a vida atribulada nos deixa pelo caminho. Alimente-se melhor, invista na sua saúde e continue procurando. Mas sempre prezando pela calma e tentando, ao máximo, distrair a ansiedade. Em breve um emprego novinho em folha estará lhe esperando! Boa sorte!

*Livia Torres é jornalista e pós graduanda em Marketing Empresarial. Email: livtorres@hotmail.com