Quanto Tempo o Tempo Tem?
Por Fabiano Brum
05/09/2008
Um trecho da música Time do grupo Pink Floyd diz: “- Você é jovem e
a vida é longa. Há tempo de matar o hoje. E depois, um dia você
descobrirá que dez anos ficaram para trás. Ninguém te disse quando
correr. Você perdeu o tiro de partida”.
Uma das heranças que recebemos da modernidade é a falta de tempo, ou
talvez nem seja exatamente a falta do tempo, mas sim a importância
que passamos a dar a ele.
Com uma vida cheia de afazeres nos dividimos entre trabalho, estudo,
lazer, família, descanso, cuidados pessoais, trânsito, serviços
voluntários, a correria do dia-a-dia, etc, e começamos a dar a real
importância ao “tempo que o tempo tem”.
Passamos a selecionar melhor nossos tomadores de tempo, valorizando
as pessoas e as empresas que economizam e se preocupam com o nosso
tão precioso “tempo”.
Um ótimo exercício que podemos realizar em nossa organização é
reservarmos um “tempo” para refletir sobre quais idéias e ações
podemos implantar para economizar o nosso tempo e o tempo dos nossos
clientes.
Perceba como nos irritamos com as seguintes situações:
- Um vendedor tentando vender aquilo que não nos interessa.
- Os atendimentos “engessados”, estressantes e muitas vezes
demorados provocados pelos serviços de URA (Unidade de Resposta
Audível) das centrais telefônicas.
- Filas e engarrafamentos.
- Reuniões improdutivas.
- Ter que retornar na oficina mecânica para refazer um serviço em
seu carro.
- Aquele teu amigo chato que quando começa a contar uma história
repete tudo umas dez vezes.
- Dar várias voltas pelo quarteirão sem achar uma vaga de
estacionamento.
Em todos os exemplos acima, o que nos irrita é a sensação de que os
minutos estão escapando por nossos dedos e que este “tempo” poderia
estar sendo usado em algo que realmente tivesse significado, como
por exemplo: brincando com nossos filhos, almoçando com a família,
um empreendimento, estudando para uma prova importante ou
simplesmente tirando um merecido cochilo.
O caminho do sucesso passa por saber dar significado às realizações,
e também por realizar aquilo que nos tem significado priorizando
aquilo que é importante.
Valorize o “tempo” e afine-se para o sucesso!
Fabiano Brum: Palestrante nas áreas de Marketing, Motivação,
Atendimento e Vendas, vem destacando-se em palestras, cursos e
seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu
conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.
E-mail: contato@fabianobrum.com.br - Site: www.fabianobrum.com.br