Quanto Tempo o Tempo Tem?
Por Fabiano Brum
05/09/2008

Um trecho da música Time do grupo Pink Floyd diz: “- Você é jovem e a vida é longa. Há tempo de matar o hoje. E depois, um dia você descobrirá que dez anos ficaram para trás. Ninguém te disse quando correr. Você perdeu o tiro de partida”.

Uma das heranças que recebemos da modernidade é a falta de tempo, ou talvez nem seja exatamente a falta do tempo, mas sim a importância que passamos a dar a ele.

Com uma vida cheia de afazeres nos dividimos entre trabalho, estudo, lazer, família, descanso, cuidados pessoais, trânsito, serviços voluntários, a correria do dia-a-dia, etc, e começamos a dar a real importância ao “tempo que o tempo tem”.

Passamos a selecionar melhor nossos tomadores de tempo, valorizando as pessoas e as empresas que economizam e se preocupam com o nosso tão precioso “tempo”.

Um ótimo exercício que podemos realizar em nossa organização é reservarmos um “tempo” para refletir sobre quais idéias e ações podemos implantar para economizar o nosso tempo e o tempo dos nossos clientes.

Perceba como nos irritamos com as seguintes situações:

- Um vendedor tentando vender aquilo que não nos interessa.

- Os atendimentos “engessados”, estressantes e muitas vezes demorados provocados pelos serviços de URA (Unidade de Resposta Audível) das centrais telefônicas.

- Filas e engarrafamentos.

- Reuniões improdutivas.

- Ter que retornar na oficina mecânica para refazer um serviço em seu carro.

- Aquele teu amigo chato que quando começa a contar uma história repete tudo umas dez vezes.

- Dar várias voltas pelo quarteirão sem achar uma vaga de estacionamento.

Em todos os exemplos acima, o que nos irrita é a sensação de que os minutos estão escapando por nossos dedos e que este “tempo” poderia estar sendo usado em algo que realmente tivesse significado, como por exemplo: brincando com nossos filhos, almoçando com a família, um empreendimento, estudando para uma prova importante ou simplesmente tirando um merecido cochilo.

O caminho do sucesso passa por saber dar significado às realizações, e também por realizar aquilo que nos tem significado priorizando aquilo que é importante.

Valorize o “tempo” e afine-se para o sucesso!

Fabiano Brum: Palestrante nas áreas de Marketing, Motivação, Atendimento e Vendas, vem destacando-se em palestras, cursos e seminários pela maneira inteligente e criativa com que alia seu conhecimento musical aos temas de seus treinamentos.

E-mail: contato@fabianobrum.com.br - Site: www.fabianobrum.com.br