Quantos P´s a mais?
Por Paula Zago
18/01/2011
McCarthy (1960) soube definir com objetividade o Mix de Marketing,
mais conhecido por 4P´s. A pergunta é: há a necessidade de mais P´s
para um bom planejamento? Em uma pesquisa rápida pela internet
cheguei a encontrar mais de 20P´s. Talvez, seja possível encontrar
até mais...
Mas será que tudo isso é essencial? Ou melhor, será que a quantidade
extra de P´s é um dos fatores para o sucesso do planejamento?
Acredito que sempre haverá alguém querendo buscar no dicionário o
termo ideal (que comece com P) para acrescentar neste mix, que,
quando na verdade, foi idealizado (acredito) no intuito de auxiliar
e direcionar uma empresa para o "start" do planejamento de
marketing, seja de um produto ou serviço (que não deixa de ser um
produto).
Pesquisando pela WEB, é possível encontrarmos definições com mais de
4 P´s, todos com o objetivo de "esmiuçar" o conteúdo do
planejamento, mas na realidade, o faz complexo. Compreender muito
bem cada um dos 4 P´s, tornando o planejamento enxuto e conciso, sem
perder sua essência, pode ser em muitos casos, a melhor opção.
Dias atrás, passei em frente a uma vitrine e vi a seguinte frase em
uma camiseta: "Less is always more." (tradução: “Menos é sempre
mais.”). Achei fantástica a criatividade estampada e reconheço que a
recíproca é verdadeira. O exagero dos detalhes faz com que o óbvio
se transforme em algo subjetivo e praticamente "confuso", pois se
perde no meio de tantos outros detalhes. Para um bom planejamento é
imprescindível a clareza de ideias, visão ampla e conhecimento
acerca do produto/serviço.
Deixo claro que este artigo não é uma crítica aos P´s posteriores
aos de McCarthy, porém, acredito que a essência do negócio muitas
vezes é deixada de lado, pois a atenção fica direcionada aos
diversos P´s criados e com isso, os pontos chave (produto, preço,
praça, promoção) não são bem definidos, quando na verdade, deveriam
ser.
É de suma importância que exista uma ligação entre os elementos,
para que a visão holística (única) do planejamento possa acontecer.
Se os elementos chave encontram-se "dispersados", a definição dos
objetivos fica confusa, impossibilitando assim, a realização dos
planos - a velha história do "ficou só no papel...”.
Portanto, aqui vai uma dica: ao começar um planejamento de marketing
de um produto/serviço, explore todas as possibilidades existentes
que possam se encaixar nas categorias: produto, preço, praça e
promoção.
Agrupe-as por semelhança. Ou seja, ao invés de dez ou mais
categorias, apenas quatro, porém completas e interligadas.
Ao final, perceberá que fazer um planejamento de marketing não é tão
complexo quanto se pensa, é necessário ter organização, clareza de
ideias e uma visão holística do produto/serviço em questão.
Paula Zago é estudante de Propaganda e Marketing, articulista na
área de marketing, comunicação e design e também autora do blog
www.zaggodesign.wordpress.com