Quantos P´s a mais?
Por Paula Zago
18/01/2011

McCarthy (1960) soube definir com objetividade o Mix de Marketing, mais conhecido por 4P´s. A pergunta é: há a necessidade de mais P´s para um bom planejamento? Em uma pesquisa rápida pela internet cheguei a encontrar mais de 20P´s. Talvez, seja possível encontrar até mais...

Mas será que tudo isso é essencial? Ou melhor, será que a quantidade extra de P´s é um dos fatores para o sucesso do planejamento? Acredito que sempre haverá alguém querendo buscar no dicionário o termo ideal (que comece com P) para acrescentar neste mix, que, quando na verdade, foi idealizado (acredito) no intuito de auxiliar e direcionar uma empresa para o "start" do planejamento de marketing, seja de um produto ou serviço (que não deixa de ser um produto).

Pesquisando pela WEB, é possível encontrarmos definições com mais de 4 P´s, todos com o objetivo de "esmiuçar" o conteúdo do planejamento, mas na realidade, o faz complexo. Compreender muito bem cada um dos 4 P´s, tornando o planejamento enxuto e conciso, sem perder sua essência, pode ser em muitos casos, a melhor opção.

Dias atrás, passei em frente a uma vitrine e vi a seguinte frase em uma camiseta: "Less is always more." (tradução: “Menos é sempre mais.”). Achei fantástica a criatividade estampada e reconheço que a recíproca é verdadeira. O exagero dos detalhes faz com que o óbvio se transforme em algo subjetivo e praticamente "confuso", pois se perde no meio de tantos outros detalhes. Para um bom planejamento é imprescindível a clareza de ideias, visão ampla e conhecimento acerca do produto/serviço.

Deixo claro que este artigo não é uma crítica aos P´s posteriores aos de McCarthy, porém, acredito que a essência do negócio muitas vezes é deixada de lado, pois a atenção fica direcionada aos diversos P´s criados e com isso, os pontos chave (produto, preço, praça, promoção) não são bem definidos, quando na verdade, deveriam ser.

É de suma importância que exista uma ligação entre os elementos, para que a visão holística (única) do planejamento possa acontecer. Se os elementos chave encontram-se "dispersados", a definição dos objetivos fica confusa, impossibilitando assim, a realização dos planos - a velha história do "ficou só no papel...”.

Portanto, aqui vai uma dica: ao começar um planejamento de marketing de um produto/serviço, explore todas as possibilidades existentes que possam se encaixar nas categorias: produto, preço, praça e promoção.
Agrupe-as por semelhança. Ou seja, ao invés de dez ou mais categorias, apenas quatro, porém completas e interligadas.

Ao final, perceberá que fazer um planejamento de marketing não é tão complexo quanto se pensa, é necessário ter organização, clareza de ideias e uma visão holística do produto/serviço em questão.

Paula Zago é estudante de Propaganda e Marketing, articulista na área de marketing, comunicação e design e também autora do blog www.zaggodesign.wordpress.com