Que mercado atender em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
03/07/2007
Conquistar uma grande fatia de mercado é o sonho de muitas empresas,
mas existem inúmeros pontos que devem ser levados em consideração
para que tal feito seja alcançado, da mesma forma há momentos em que
o melhor a se fazer é manter o público fiel, realizando pequenos
ajustes em todas as áreas da organização.
Toda pequena empresa quer ser grande, fixa este objetivo para um
prazo determinado e trabalha para conquistar seu espaço, busca
informações, conhece os concorrentes, cria diferenciais, estabelece
uma marca etc.
Para chegar em um nível melhor são necessárias inúmeras análises, o
conhecimento da própria organização é uma das bases para que a
melhoria seja contínua, saber que fornecedores escolher também traz
um valor agregado maior, criar uma cadeia de valor é fundamental e
nem sempre expandir o negócio é o melhor a se fazer.
Muitas organizações deixam de lado o planejamento, não selecionam
quais são as práticas mais adequadas para alcançar o sucesso e
apenas copiam as estratégias dos concorrentes, mas com o passar do
tempo a empresa perde sua identidade.
Em certos casos, há inúmeras organizações que assim o fazem, ofertar
uma quantidade limitada de produtos é uma grande estratégia,
posicionar adequadamente a marca, fidelizar o público-alvo e sempre
melhorar é primordial.
Para que isto ocorra é necessário que a organização tenha:
Dimensionado corretamente seu mercado: algumas organizações atendem
a segmentos de mercado, mas em certos momentos o melhor a se fazer é
encontrar um nicho de mercado, fazer com que seu produto seja o
objeto dos desejos de muitos, mas feito para poucos, como exemplo
podem ser destacados os carros super-esportivos;
Definido o público-alvo: quando se encontra um nicho de mercado há
poucos consumidores, o que eleva o nível de exigência, da mesma
maneira com que a fidelização torna-se um fator decisivo para o
sucesso e que permite à organização ofertar um produto único para um
consumidor único;
Agregado valor ao produto: a percepção do valor é individual, cada
indivíduo tem a sua e por isso um nicho de mercado encontrado em uma
pesquisa é a forma mais fácil de se atender aos desejos, mesmo assim
este pequeno grupo de consumidores irá determinar que o valor
agregado traga a visualização concreta no produto daquilo que é
esperado;
Criado uma marca reconhecida: muitas pessoas já ouviram falar de
Ferrari, Porsche, Rolls-Royce, Armani, Zara etc., ninguém duvida da
qualidade de um produto com estas marcas e isto acontece com uma
estratégia muito bem planejada e executada, pois estas marcas
atendem aos desejos dos consumidores e por isso têm um
reconhecimento mundial;
Implantado um sistema de qualidade: um produto sem qualidade não
fica no mercado, as organizações podem ter os melhores fornecedores,
mas se na linha de produção o pessoal não for treinado, o produto
sairá com defeitos e haverá um grande prejuízo, da mesma forma não
há como ter profissionais altamente qualificados na linha de
produção se o fornecedor não consegue oferecer matéria-prima de
qualidade, este ponto deve ser analisado com cuidado, a qualidade
não é iniciada na linha de produção, ela já é demonstrada nas
pesquisas, então o planejamento deve ser elaborado com qualidade e,
os fornecedores, escolhidos a dedo, então na linha de produção todos
devem ser treinados constantemente, o maquinário deve ser o melhor
que a empresa puder ter, medir os defeitos na produção é
fundamental, a logística deve ser excelente, no ponto de venda todos
os vendedores devem ser muito bem preparados, ou seja, a qualidade é
o mínimo que se exige de uma organização.
Os maiores sonhos começam com pequenos passos, e as grandes empresas
iniciaram suas atividades com pequenas, logicamente deve haver um
planejamento para executar e chegar ao ponto desejado, sempre
melhorando em todos os sentidos e atendendo adequadamente os
consumidores.