Quem sabe faz, quem não sabe pede ajuda
Por Ivan Postigo
22/12/2010
O fundamento de uma empresa é a geração de lucros, quando isto não
ocorre todo processo está em risco.
Nesse sentido, sabemos que os problemas precisam ser resolvidos para
que não se tornem dilemas e prejudiquem o empreendimento por toda a
vida.
O ponto crucial é identificá-los corretamente e encaminhá-los para
soluções efetivas. Alguns métodos podem ajudar as empresas no
processo de superação de obstáculos de crescimento.
O apoio de especialistas é recomendável, pois acelera o processo,
minimiza perdas e prepara a empresa para a construção do futuro.
Há algumas formas de adicionar competência, permitindo que os
colaboradores aprendam enquanto fazem. O processo gera empatia,
permite estruturar equipes de trabalho e cria foco.
Ao incentivar o empreendedorismo na organização os gestores também
disseminam o sentimento de proprietários, que tem um alcance
infinitamente maior que os conceitos de colaboradores e
funcionários.
No mundo globalizado não há espaço para meio–termo, aprendemos ou
perecemos.
Estamos carentes de profissionais qualificados, embora não faltem
textos, livros e recomendações aos gestores para que invistam na
formação de seus recursos humanos.
Bater nessa tecla não é o mesmo que pregar no deserto?
É verdade, mas o deserto é lugar de beduíno, assim como o mercado de
empreendedores. Esses ouvem e agem.
Os únicos que serão encontrados no futuro em suas caravanas e
empresas centenárias.
Como consultores podem contribuir nesse processo?
Há alguns modelos bastante interessantes, os quais me agradam
aplicar, dos quais farei uma breve explicação:
Orientação
Neste modelo faz-se reuniões de trabalho debatendo necessidades e
apontando caminhos. Durante a semana a equipe desenvolve as tarefas.
Na reunião seguinte os avanços são avaliados e novas atribuições são
estabelecidas.
As reuniões, normalmente, são realizadas uma vez por semana, no
período da manhã.
É recomendável que iniciem às 7 horas e terminem às 11 horas.
Restando uma hora no período matutino para os gestores efetuarem
seus despachos financeiros.
Diagnóstico com recomendação
Para este trabalho os consultores se envolvem nas atividades diárias
da empresa, observando todas as necessidades.
Elaboram um relatório e preparam a lista de recomendações.
As recomendações podem ser implantadas pela equipe de colaboradores
da organização ou podem ser objeto de trabalho a ser negociado com a
equipe da consultoria. A expertise nas questões será determinante
para a decisão.
O trabalho de diagnóstico e recomendações normalmente é concluído em
um prazo máximo 60 dias. O período depende da disponibilidade de
informações na empresa.
Desenvolvimento de projeto com recomendação
Neste modelo os consultores desenvolvem todo o projeto ,
determinando tarefas e estabelecendo o cronograma de implantação. As
tarefas são realizadas pela equipe da empresa, tendo como norteador
as orientações da consultoria.
Este modelo tem prazo médio de implantação de 12 meses.
Desenvolvimento de projeto com gerência compartilhada.
Este processo segue o modelo acima, a diferença é que a consultoria
divide o gerenciamento com os gestores da empresa.
À medida que as tarefas vão sendo implantadas e pessoas são
treinadas, os consultores vão se afastando dos trabalhos
operacionais.
Os projetos comercial, fabril, administrativo ou financeiro são
preparados, debatidos, e uma vez acordado e o cronograma
estabelecido, parte-se para a efetiva implantação.
Este modelo tem prazo médio de implantação de 12 meses.
Tendo como foco a área comercial, para facilitar a visualização,
exemplifico itens que precisam estar sob as lentes em um projeto:
1) Desenvolvimento de programa de comunicação para fortalecimento da
Marca do Produto e da Empresa
2) Pesquisa de opinião na revenda
3) Estudo e divisão de áreas de trabalho
4) Estruturação de equipe de venda
5) Implantação de sistemática de prospecção e oportunidades de
negócios
6) Plano de resgate de clientes Inativos
7) Desenvolvimento de parceiros e alianças comerciais
8) Treinamento da equipe de vendas tendo como foco produtos e
abordagens
9) Implantação de sistema de feedback com a equipe de venda e
revendedores
10) Implantação do programa de integração das áreas comercial,
financeira e produtiva
11) Implantação do programa de apoio ao campo no processo de
atendimento e prospecção de clientes e oportunidades de negócios
12) Implantação da sistemática de acompanhamento de resultados
13) Análise de custos e dos preços de venda alinhados com o
planejamento estratégico
14) Assessoria de imprensa para aumento de visibilidade
A abrangência dos trabalhos dependerá das barreiras a serem
superadas e disposição dos gestores de investir no processo.
Pela urgência de medidas, no mundo empresarial quem quer ter sucesso
precisa estar atento a seguinte regra: Quem sabe faz, quem não sabe
pede ajuda.
Ivan Postigo é Economista, Bacharel em contabilidade, pós-graduado
em controladoria pela USP. Autor do livro: Por que não? Técnicas
para estruturação de carreira na área de vendas e diretor da Postigo
Consultoria de Gestão Empresarial - Fones (11) 4526 1197 / ( 11 )
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