Quem vê Cara Não vê Coração?
Por Wagner Campos
05/01/2009
A famosa frase: “Quem vê cara não vê coração” é conhecida há décadas
(se é que não há séculos). Muito romântica e criadora de esperanças,
é usada para falar de amor e ódio, bondade ou maldade, etc.
No entanto, quando trazemos tal afirmação para os conceitos
mercadológicos, essa frase elaborada de forma afirmativa é
totalmente improcedente. Para o mercado, a “cara” é preciso ser
muito bem vista e valorizada, caso contrário, não haverá interesse
do consumidor em conhecer melhor o produto, serviço, empresa ou
profissional e se “apaixonar” pelo coração, pela alma e por tudo
mais que apresente de melhor.
Vamos analisar alguns exemplos simples, para esclarecer esse
entendimento:
Verifique as embalagens de perfumes famosos (tanto as de vidro
quanto de papel, em especial as de vidro). Sempre são inovadoras,
provocantes, sensuais, delicadas. São diferenciadas para criar no
consumidor o interesse em ir até elas e experimentar suas
fragrâncias. É preciso conquistar antes pelos olhos, depois pelo
olfato. Ou seja, é preciso ver a cara para ver o coração.
Analise um bom restaurante. Normalmente possui um nome bem
interessante (é verdade que há alguns com nomes até um pouco
bizarros, mas aí é pura jogada de marketing), uma bonita e chamativa
fachada. São limpos, organizados, os garçons bem apresentados. Se
você está com fome, não sabe onde comer por ser muito cauteloso com
as refeições fora de casa, esse restaurante é um daqueles em que
ficaria mais à vontade e aceitaria se necessário, pagar mais não por
uma comida melhor ou mais sofisticada, mas pela sensação de comida
boa, segura e saudável. Imagine o contrário: um restaurante com nome
de “Última Bóia”, com a fachada toda caída, cheia de cachorros
rondando as portas e aquele cheiro forte de azeite reusado... Você
reflete que não deve considerar apenas a aparência externa e entra.
Observa então o ventilador de teto todo sujo com a mesma poeira das
últimas décadas, garçons com uniformes manchados ou sujos e sem
cautela. Sobre as mesas algumas sobras de comida, divididas com
várias moscas e aquele feijão que está a tanto tempo no aparador que
já virou tutu... Será que você não pensaria duas vezes antes de
criar coragem para tentar olhar o coração?
E nós, profissionais? Imagine uma entrevista de emprego para vaga de
gerente de loja, vendas, produção, qualquer coisa. Mesmo que dessem
preferência a profissionais jovens, quem teria maiores condições:
aquele rapaz recém formado e com pouca experiência, porém
demonstrando boa educação e postura, além de estar muito bem
vestido, com roupa mais social ou terno, ou você, com MBA em uma
ótima faculdade, de bonezinho, calça jeans com rasgos e sandálias,
mascando “chicrete”?
Nós, profissionais, precisamos ter um excelente marketing pessoal,
além de todas nossas habilidades, conhecimentos e experiências, para
termos maior competitividade e ainda devemos nos atualizar sempre.
As empresas, produtos e serviços também necessitam de um bom
marketing em sua “aparência” para que se diferenciem dos
concorrentes e se tornem mais atrativos. É preciso apresentar um bom
layout nas fachadas, vitrines e embalagens, desenvolver um excelente
trabalho com as cores e luzes, ter identificação com o público alvo
e criar todos os meios necessários para atrair os clientes e fazer
com que se interessem pelo que está sendo oferecido.
Mas, se preferir continuar acreditando que a frase “quem vê cara não
vê coração” se aplica a realmente tudo, tudo bem, afinal, como diz o
ditado: “Em terra de cego, quem tem um olho é rei!”.
Prof. Wagner Campos é Palestrante e Conferencista em Vendas,
Motivação e Liderança. Diretor da True Consultoria. Administrador de
empresas e Especialista em Marketing. Possui experiência há mais de
12 anos na área tendo atuado em empresas como Cia Cervejaria Brahma,
Unibanco, Multibrás Eletrodomésticos, Bebidas Wilson e Sebrae. É
autor do Livro "Vencendo Dia a Dia" e Coordenador e Prof. dos cursos
de Marketing, Com. Exterior, Empresarial e Recursos Humanos da
Universidade Paulista – UNIP e Prof. e Coordenador do Curso de
Marketing do Grupo Anhanguera Educacional. Contato:
wagner@trueconsultoria.com.br – www.trueconsultoria.com.br – F: (19)
3702.2094 – 98128.6818.