Questões de pesquisa em Marketing
Por Rafael Mauricio Menshhein
27/06/2007
Coletar e analisar os dados obtidos em uma pesquisa sobre o
comportamento do consumidor é um exercício que requer inúmeros
cuidados, principalmente quando a concorrência pode enxergar uma
oportunidade antes da sua organização.
Diariamente são realizadas inúmeras pesquisas, dados coletados são
revistos, utilizados e suas informações são aplicadas em estratégias
que visam ofertar aos consumidores os objetos de seus desejos.
Acompanhar o processo que irá filtrar as informações é essencial,
deve estar presente, pois cada uma das áreas necessita de uma gama
específica de informações, que tragam um complemento aos estudos já
realizados e apontem um caminho que irá ao encontro das idéias do
cliente.
Sempre que pesquisas são realizadas, percebe-se que há informações
que não são utilizadas, e em alguns casos, são jogadas fora, talvez
por descuido, talvez por desconhecimento da sua importância.
É evidente que certos dados podem não apontar a melhor solução neste
momento, ou que dêem uma visão do que será desejado no futuro, mas
cabe aos profissionais perceber o valor de cada dado, utilizando-o
hoje ou futuramente.
Muitas soluções colocadas no mercado antes do tempo podem fracassar,
o consumidor ainda não estava preparado para lidar com aquele
produto, ou o momento de lançá-lo foi baseado em um erro na
elaboração da pesquisa.
Algumas organizações já colocaram no mercado produtos que, em
pesquisas, obtiveram bons resultados, mas que iriam substituir um
produto, e esta informação não foi colocada para o consumidor
durante a pesquisa.
Há uma grande diferença entre o consumidor gostar de um produto e
passar a adquirí-lo, e são as questões que faltam em pesquisas que
levam aos erros estratégicos.
Elaborar uma pesquisa requer inúmeros cuidados, os detalhes podem
determinar o sucesso ou não da coleta de dados, bem como levar a
organização ao erro com base em uma pesquisa elaborada sem muitos
cuidados.
As pesquisas direcionam a empresa para o caminho encontrado dentro
das questões, apenas saber se o cliente gosta de um produto não
adianta, pois existem exemplos onde o gostar não significa adquirir,
devido a inúmeras variáveis.
O sucesso de uma pesquisa, e conseqüentemente do produto ou serviço,
tem como base as questões feitas, o que parte de dentro da
organização e que deve ser resultado de estudos bem aplicados e de
muita atenção.