Recrutamento de bons vendedores: o início de uma rentável relação
Por Raúl Candeloro
15/12/2008
A contratação contínua de talentos não pode ser isolada da
estratégia geral da empresa, pois o correto recrutamento irá agregar
pessoas mais valiosas, trazendo mais resultados.
É muito comum encontrarmos empresas hoje em dia, e veja se isso não
acontece na sua, que toda vez que abre uma vaga na empresa, saem por
aí contratando o primo de um amigo (ou algo parecido) só para tampar
logo o “buraco”.
Essa falta de cuidado na hora da contratação gera altíssimos custos
para a empresa em virtude do alto turnover – custos legais, custos
de salários jogados fora sem que de fato o profissional tenha
agregado algo para a empresa. Além do custo das oportunidades
perdidas: cada vez que recrutamos e treinamos um vendedor novo,
vendas podem ser perdidas pelo fato do vendedor ainda não entender
como as coisas funcionam.
Seus vendedores são a maior diferença estratégica que você pode ter
de seus concorrentes. São seu capital intelectual e seu bem mais
valioso. Mas, será que seus funcionários estão de fato gerando uma
vantagem competitiva? Ou uma desvantagem?
Há diversas técnicas para incrementar a forma de contratação de seus
vendedores. Neste artigo, daremos ênfase no processo correto do
recrutamento, para que você possa seguir passo a passo em seu
próximo processo de contratação, aumentando suas chances de
realmente atrair, identificar e recrutar talentosos vendedores.
1º passo: identificar se de fato há uma vaga em aberto. É necessário
a contratação de uma pessoa para a realização daqueles serviços? Ou
eles poderão ser agregados no trabalho de outros funcionários?
É muito importante ter a certeza de que você de fato precisa
contratar alguém, senão acabará perdendo dinheiro e tempo!
2º passo: identificar o perfil ideal para o preenchimento da vaga.
Existem duas formas: colocar características pessoais e
profissionais que você acredita que um vendedor de sucesso deva ter
ou colocar as características que o seu melhor vendedor atual tem.
Se você procurar alguém com um perfil parecido com o do seu campeão
de vendas, suas chances de conseguir mais um aumentam!
Agora, coloque exatamente o que espera desse candidato e mantenha
essas informações sempre em mente durante toda a contratação.
Descreva também que características não são desejáveis. Não se deixe
levar por pessoas “bonitinhas” ou “simpáticas” (algumas pessoas
vendem a si mesmas e depois de contratadas não vendem nada).
Lembre-se de que você precisa recrutar os melhores profissionais do
mercado.
3º passo: faça o descritivo do cargo. Que trabalhos o vendedor terá
que realizar? É necessário que o profissional viaje? Que tenha carro
próprio? Coloque as exigências inerentes ao cargo para que seja
possível analisar juntamente com as características do profissional,
definidos acima.
4º passo: atraia candidatos. Você tem duas maneiras de fazer isso:
divulgando internamente na empresa ou externamente. Internamente,
você poderá dar chance a pessoas que trabalham em outras áreas mas
que têm potencial para vendas. Ou então, os próprios funcionários
irão indicar candidatos, dentro de suas redes de relacionamento, que
possam estar interessados em sua vaga. Externamente, você poderá
fazer anúncios em jornais ou revistas, contatar uma agência de
recrutamento, colocar cartazes em escolas especializadas,
universidades e associações.
Mas particularmente acho que a melhor forma é a de sempre andar com
seu cartão de visitas e, ao encontrar um talento (seja no
restaurante, na feira, no shopping), dar o cartão e convidar a
trabalhar na empresa. Com o passar do tempo há um fluxo de
candidatos potenciais ligando constantemente. Depois bastará
treina-los.
5º passo: inicie o contato com os candidatos que demonstraram
interesse. Primeiramente, analise os currículos e já elimine os que
não têm as exigências mínimas do cargo, definidas no 3º passo.
Depois, selecione os que podem ser boas opções e marque uma
entrevista. Conheça o candidato, preste atenção na linguagem verbal
e não-verbal. Identifique no candidato as características desejáveis
ou as indesejáveis descritas no 2º passo. Elimine os candidatos que
não passaram nesse quesito.
Para os que passaram, marque uma segunda entrevista. Dessa vez,
entre um pouco mais a fundo nas questões profissionais do candidato
e explique qual é o trabalho que está sendo oferecido com mais
detalhes. As exigências, o funcionamento, o que se espera, etc. As
vezes, nessa fase, alguns candidatos decidem sair do processo, pois
não era o que estavam imaginando ou não se sentem mais atraídos pela
oportunidade. Melhor para você, isso já elimina um “mau candidato”
(mau candidato para a sua vaga, não que seja um mal profissional).
6º passo: passada a segunda entrevista, o candidato deve ser
encaminhado para a “área de testes”, onde você poderá de fato
avaliar o profissional em contato com o trabalho a ser realizado. Se
a empresa oferecer, esse é o momento também de fazer os testes
psicológicos ou de aptidão. Certifique-se de que as referências e
experiências colocadas no currículo e verbalizadas pelo candidato
são de fato verdadeiras.
7º passo: provavelmente 95% dos iniciais candidatos foram
descartados. Se apenas um profissional passou por todas essas fases,
parabéns! Você tem um novo vendedor! Se 2 ou 3 chegaram até aqui,
você terá de consultar seu feeling e escolher um deles. Mas não se
esqueça de manter contato com os outros. Assim que abrir uma nova
vaga (ou se a escolha que fez não foi de fato a melhor) você poderá
contatá-los.
Lembre-se de que a contratação correta de vendedores é o início de
uma relação duradoura e rentável para ambas as partes. Um vendedor
certo no lugar certo tem mais realização, sente-se mais motivado e
por isso consegue gerar mais vendas. Inicia-se um círculo virtuoso
que naturalmente interfere positivamente nos resultados da empresa.
Raúl Candeloro (raul@vendamais.com.br) é palestrante e editor das
revistas VendaMais®, Motivação® e Liderança®, além de autor dos
livros Venda Mais, Correndo Pro Abraço e Criatividade em Vendas.
Formado em Administração de Empresas e mestre em empreendedorismo
pelo Babson College, é responsável pelo portal www.vendamais.com.br.