Rede de Relacionamentos
Por Wagner Herrera
08/12/2008
Uma andorinha sozinha não faz verão.
A espécie humana distingue-se de outras no reino animal pela
natureza dos relacionamentos que desenvolve ao longo da existência.
Atualmente atribui-se grande importância às redes de relacionamentos
(networks), posto que se pode medir a aptidão de
inter-relacionamentos de uma pessoa pela abrangência, intensidade e
quantidade de suas relações, refletindo a capacidade afetiva deste
ser humano - sua sociabilidade.
Os relacionamentos humanos caracterizam-se pela variedade,
intensidade, duração, etc., independente da classe social, cultural,
intelectual ..., porém basicamente obedecem a quatro padrões:
1. Relacionamento calcados em interesses:
Neste grupo encontram-se ligações que construímos nos interesses
desenvolvidos em função das dependências que nos sujeitam o
cotidiano, os interesses convergentes. Este é o conceito que Karl
Marx denominou de – fetiche de consumo – determinado pelas
necessidade e interesses de uma comunidade econômica (fornecedores e
clientes). Relacionamo-nos com os atendentes da padaria, da
quitanda, o cabeleireiro, o motorista do transporte coletivo,
mecânicos, caixas do mercado, farmácia, enfim, pessoas que nos
servem e a quem servimos, dos quais geralmente, nem conhecemos os
nomes e outras qualificações.
2. Relacionamentos sociais:
São decorrentes de nosso convívio nas inúmeras comunidades que
participamos de forma expontânea. Incluímos aqui, os relacionamentos
da escola, trabalho, clube, comunidade (vizinhos), entidades
filantrópicas, religiosas, culturais, etc., os quais denominamos
genericamente de colegas, companheiros... - aceitações em função da
boa convivência.
3. Parentescos:
Estas ligações são determinadas em nosso nascimento pelos laços
familiares. Constitui-se uma particularidade por serem decorrentes e
que tem-se que aceitar pela vida toda, uma vez que mesmo rompidas,
não adquirem a condição de “ex” (exceto para cônjuge).
4. Amizades:
Este grupo caracteriza-se pelas escolhas baseadas em identidades
(afinidades), começando a serem construídas desde a infância. Os
relacionamentos motivados por afetividade são perenes, pois “a
amizade que acaba nunca principiou” [ Siro].
Independente da natureza da relação, todos pertencem à rede de
relacionamentos construída ao longo da existência e que nos dias
atuais, representa grande vantagem na sobrevivência profissional em
função da alta competitividade e oportunidades escassas, pois os
relacionamentos podem redundar em indicações, aprovações,
facilitações, etc., conquanto é comum ouvir-se o termo “QI” (quem
indica). O tamanho de uma rede pessoal depende exclusivamente da
socialização e da competência na manutenção dos relacionamentos,
pois alguns acabam sendo desfeitos pelo distanciamento físico,
temporal ou ainda, motivos de alterações na natureza social,
intelectual, religiosa, política, financeira e outros.
Igualmente importante é a rede de relacionamento de pessoas
jurídicas, o que já afirmava F. Taylor há um século atrás: “Devemos
recordar sempre que o mais importante em qualquer negócio são as
boas relações”. Esta rede é construída junto à comunidade,
fornecedores, clientes, entidades de classe, sindicatos, políticos,
imprensa, órgãos normativos e fiscalizadores, etc., com atitudes
responsáveis nos meios sociais, educacionais, políticos e ambientais
de seu entorno. Considero de alta relevância os relacionamentos
empresariais, tanto que já teci comentários sobre o tema no artigo –
Relacionamentos ... o que é isto? – publicado neste sítio
anteriormente.
Atualmente, os meios de comunicação (Internet, telefonia móvel) têm
facilitado sobremaneira os relacionamentos, permitindo a presença
mesmo que à grandes distâncias (virtual) através de imagens, sons e
textos, contrariando o velho ditado: ‘quem não é visto, não é
lembrado’.
Sua network está crescendo, está estacionária ou está encolhendo?
Seja providente e previdente! E, não reclame se no futuro olhares
para os lados e veres poucos parceiros, somos produtos de nossas
escolhas, portanto
- ESCOLHA TER AMIGOS -
Wagner Herrera é Graduado em Ciência da Computação e Engenharia de
Producao na Universidade Mackenzie (SP) e pós-graduação em
Administração Estratégica no IESC- Instituto de Ensino Superior
Camões (Ctba-PR)